Telhados verdes são opções sustentáveis e modernas para o topo das edificações

ecotelhado novo_xx.jpgTelhados verdes são opções sustentáveis e modernas para o topo das edificações
 
Solução virou projeto de lei para a cidade de São Paulo e tema será discutido no TeCobI Summit, programa de conferências TeCobI Expo 2012. Os telhados verdes são a vanguarda na área de coberturas e são cada vez mais apreciados por experts em arquitetura e urbanismo.

Afinal, além do grande apelo estético e das vantagens econômicas para as edificações em termos de consumo de energia, essas soluções oferecem inúmeros benefícios como conforto térmico e acústico, sem contar que contribuem para o aumento da biodiversidade e redução da poluição no entorno dos locais onde estão instaladas. Essas e outras soluções ideais para a cobertura de edificações estarão na TeCobI Expo 2012, que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reunirá duas das três maiores empresas especializadas em soluções para telhados verdes do Brasil: Ecotelhado e Envec.
A Ecotelhado apresentará soluções eco-friendly como o sistema Hexa para coberturas vivas. Trata-se de um sistema modular que pode ser instalado tanto na laje de prédios, como sobre telhados convencionais de telha cerâmica ou fibrocimento. Os módulos podem ser criados de diferentes formas, atendendo às necessidades dos projetos.
A Envec irá expor o substrato premium SkyGarden, que é transitável e funciona como um tapete. “Se o proprietário depois quiser mudar de casa, é só enrolar esse tapete e levar embora para a casa nova”, explica o diretor da Envec Brasil, Ricardo Cardim. O SkyGarden permite a instalação de gramados, paisagismo e até hortas, não apresentando restrições a espécies de plantas.  Aumentando a espessura do substrato, que pode variar entre 4 e 50 cm, arbustos e árvores também podem ser plantadas.
Palestras “Verdes” – O TeCobI Summit, programa de conferências do evento contará com o TeCobI ECO, fórum que vai discutir soluções inovadoras e ambientalmente corretas como telhados verdes, certificação ambientação de construções, além de tecnologias para utilização de energia solar, aproveitamento de iluminação natural e outras alternativas aplicáveis aos topos das construções.
No primeiro dia do TeCobI ECO, dia 18 de junho, a programação será coordenada pela Associação Telhado Verde (ATV Brasil), braço brasileiro da World Green Infrastructure Network (WGIN). Destaque para a palestra do presidente da ATV Brasil, João M. Linck Feijó, que abordará o Mapa Político dos Telhados Verdes, além da vereadora Sandra Tadeu, da Câmara Municipal de São Paulo, que discutirá sobre o Projeto de Lei de Obrigatoriedade de Telhados Verdes na capital paulista. “É uma oportunidade inédita para discutir o benefício dos telhados ecológicos para a comunidade”, explica Feijó.
Entre os demais temas que serão abordados primeiro dia estão: Impermeabilização em Telhados Verdes, ministrada por Tarcísio Noguera, da Firestone Building Products; Benefícios do Telhado verde, por Henrique Benites, da Sustentech; Sistemas para Impermeabilização para Telhados Verdes, por Marta Kimura, da Alwitra; Aplicação de Coberturas Vegetais nos Sistemas de Certificação LEED E AQUA, por Daniela Corcuera, do Instituto Falcão Bauer de Qualidade; o Papel das Coberturas Verdes na Gestão da Água Pluvial em Edifícios Sustentáveis, por Marina Ilha, da FEC – Unicamp; e Telhados Verdes: Legislação e Normatização, por Plínio Tomaz, da ABNT/CREA-SP/LEEC.
No dia 19 de junho o TeCobI ECO – Soluções Sustentáveis irá além dos telhados verdes. Um dos destaques do segundo dia do fórum será a palestra Construção Sustentável no Brasil, ministrada pela Coordenadora Técnica do GBC Brasil (Green Building Council), Maria Carolina Fujihara.
Nas demais palestras do dia, empresas expositoras do evento apresentarão os seguintes temas: Novas Tecnologias de Pintura para Green Buildings, ministrada por Fábio Munhoz, da Hydronorth; coberturas verdes, biodiversidade e serviços ambientais urbanos, por Ricardo Cardim, da Envec; Soluções Ecológicas: Impermeabilização para Telhados Verdes e Brancos, por Vicente Parisotto Junior, da Mactra; Redução de Gastos de Energia com Ar Condicionado Utilizando Isolação Térmica e Impermeabilização nas Coberturas, por André Fornasaro, da ILD Brasil; Benefícios Financeiros pela Utilização de Iluminação Natural com Domus Prismáticos, por Matheus Scariot, da Bellevue; Micro e Mini Geração de Energia Distribuída Conectada à Rede, por F&aac ute;bio Fidelis, da FC Solar; e 5 Benefícios Sustentáveis para Telhados, por Luiz Cunha, da Alwitra.
 
Ambos os ciclos de palestras irão acontecer das 09h às 18h30, na sala 2 e o custo para participar é R$ 150 cada. Os interessados também poderão adquirir o Pacote TeCobI ECO que dá direito aos dois dias de palestras ao custo de R$ 240,00.
A programação completa do programa de conferêncisa pode ser acessada no link www.tecobiexpo.com.br/summit.php

TeCobI Expo 2012 - Feira Internacional de Telhados, Coberturas e Impermeabilização
Data: 18 a 20 de junho de 2012
Horário de exposição: 13h – 20h
Horário do congresso: 09h – 18h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Endereço: Rua Otto Baumgart, 1.000 / Rua Galatéa -Vila Guilherme – São Paulo/SP
Mais informações: www.tecobiexpo.com.br

Foto: Divulgação
Assessoria de imprensa - MM EDITORIAL

Banner
Banner
Banner

Site Login