Novas tecnologias da Dürr - Produção eficiente para o benefício do cliente

durr_campus.jpgNovas tecnologias da Dürr - Produção eficiente para o benefício do cliente

Para o público profissional de 800 pessoas, vindas de 26 países as Divisões de Negócios do Grupo Empresarial Dürr apresentaram no evento “Open House 2012”, ocorrido entre os dias 07 a 11 de maio passado, tecnologias inovadoras

Sob o lema "Eficiência de produção para o seu benefício" a Dürr mostrou novas soluções na tecnologia de adesivos, de pintura e de automação
Aspectos como redução de emissões e consumo de energia, economia de materiais e utilização eficiente de espaço físico, flexibilidade de produção eficiência no planejamento, em processo e na manutenção do sistema EcoEfficiency são diretrizes para as operações da Dürr.
Nas estações referentes à técnica de aplicação e à técnica de pintura, foram apresentados produtos, tecnologias e soluções desta faixa de performance.
-Atomizadores EcoBell3 para carregamento externo e direto já comprovados por minimizar a perda de material na troca de tinta, e por necessitarem de pouco tempo para tal operação. O atomizador desempenha hoje um papel essencial no processo de pintura. O EcoBell3 oferece muitas vantagens e alternativas sem falar da sua significativa contribuição para a eficiência no uso de energia e de materiais.
-Em uma linha de produção o novo Robô EcoRP L153 de braço oscilante oferece acessibilidade nas carrocerias de pequenos e grandes veículos, aumentando assim a flexibilidade. Na exposição o robô foi integrado em uma zona de pintura para execução da pintura interna e externa, em uma estação totalmente automática (conceito-box). A redução do comprimento da área e uma produção mais flexível são características essenciais deste conceito.
-O desenvolvimento e melhoria contínua dos produtos de tecnologia de aplicação garantem máxima qualidade, maior flexibilidade e lucratividade durante o processo de pintura. No futuro, os robôs de pintura da Dürr serão oferecidos com um braço uniforme integrado para todas as aplicações. A segunda geração de trocadores de tinta EcoLCC se destaca pelo novo sistema de posicionamento com servo atuadores e  pela redução de peso através do uso de nova tecnologia de válvulas. O controlador de robôs EcoRPC, com nova geração de controladores economiza até 30% de energia e tem uma via central de comunicação única para o movimento e processo, com o uso do Sercos 3.
-O aplicador de selante de costura EcoGun Sealing IDS com sistema integrado de dosagem reduz a complexidade e aumenta a dinâmica. O EcoGun Sealing IDS reduz o consumo de material através de alta precisão de dosagem, melhora a qualidade da aplicação através da troca de largura de pincel altamente dinâmica e reduz o trabalho de manutenção através da baixa complexidade e longa vida útil.
-Para todos os requisitos na colagem em armação de carroceria e montagem final a Dürr oferece tecnologias avançadas e produtos modernos. Por exemplo, na colagem em armação de carroceria com o novo e patenteado aplicador eletricamente controlado, a quantidade necessária de cola é reduzida em até 30%. Ao mesmo tempo, aumenta a disponibilidade do sistema e o tempo de ciclo é reduzido através da velocidade mais elevada do robô.
-Pela primeira vez no evento “Open House” a Dürr mostrou soluções para revestimento e colagem de hélices do rotor na indústria de energia eólica. Neste campo, a empresa se utiliza do know-how de automação das suas unidades tradicionais de negócio. A aplicação automatizada de adesivos e de tinta na fabricação de hélices do rotor aumenta a qualidade e a confiabilidade do processo com menor consumo de material. Outras vantagens são ainda, a economia de tempo através da sobreposição de processos durante a ativação, limpeza, pintura e secagem, assim como uma vida útil mais longa através de processos de fabricação confiáveis.
-Para sistemas e automação a Dürr apresentou o EcoReBooth – o conceito modular e compacto de cabine de pintura. Ele é baseado na tecnologia comprovada EcoDryScrubber para a separação seca do overspray de tinta, que economiza 60% da energia necessária na cabina de pintura. Novo no EcoReBooth é o poderoso sistema de ventilação integrado, que fica localizado dentro da seção transversal da cabine, o que torna a instalação extremamente compacta. Outros benefícios são a montagem rápida através da construção com módulos pré-montados e o fato de que todos os componentes relevantes para a manutenção estão situados em um mesmo nível. A largura flexível da cabine também deve ser destacada, pois é individualmente adaptável às determinações necessárias do cliente. Este novo conceito de cabina de pintura reduz o necessidade de espaço, a complexidade, o número de módulos de filtro, assim como o consumo de materiais e com isso, também custos.
-A Dürr oferece uma nova perspectiva para pintura sustentável com conceitos alternativos para a produção de aquecimento de processos industriais. A Dürr utiliza energia solar para o EcoPaintshop, o que reduz o uso de energia e consumo de material, assim como emissões. São empregados coletores Fresnel compactos e de baixa necessidade de manutenção, que concentram a luz solar e que desta forma funcionam de forma muito eficiente. Enquanto os coletores convencionais produzem um calor de processo de apenas 80o C, a Dürr alcança temperaturas de até 400o C com estes coletores de alto desempenho. Com isso a Dürr pode aquecer estufas cuja operação exige temperaturas de até 220 ° C. Este passo pioneiro na independência energética é complementado através do emprego combinado de calor e energia elétrica. Com isso é produzida eletricidade através de um processo de baixa combustão em uma turbina micro, cujo excesso de calor é utilizado para aquecer a estufa. Ambos as tecnologias resultam significativamente menores emissões de CO2 e preservam as fontes de energia não renováveis.
-A Dürr também apoia a introdução de novos sistemas alternativos de propulsão e de mobilidade com soluções de automação inovadoras. Para o cliente Better Place, a Dürr fabricou estações automáticas de troca de baterias para carros elétricos, como expansão da presença global da Better Place. Os primeiros sistemas estão sendo instalados e foi celebrado um contrato-quadro para o fornecimento de equipamentos adicionais. O conceito é simples: Não é necessário morosamente carregar a bateria que está fraca, mas sim, de forma totalmente automática, substituí-la em uma estação de troca, o que não leva mais tempo do que uma ida, hoje em dia, ao posto de gasolina para abastecimento.
-Como especialista em montagem de veículos, com know-how em tecnologia de adesivo, testes e de abastecimento de fluídos, bem como em automação, a Dürr está otimamente posicionada para fornecer linhas completas de montagem de baterias para carros elétricos. Essa habilidade também foi demonstrada aos clientes na oitava “Open House” da Dürr.
 
A Dürr é um grupo empresarial de engenharia de máquinas e instalações industriais, que ocupa posição de liderança mundial em seu campo de atividade. Cerca de 80% de suas transações comerciais são realizadas em negócios com a indústria automotiva. Além disso, a Dürr abastece a indústria aeronáutica, a indústria mecânica e a indústria química e farmacêutica com tecnologia inovadora nas áreas de produção e meio ambiente. O Grupo Dürr atua no mercado em quatro áreas de negócios: na área de Sistemas de Pintura e Montagem Final, planeja e constrói plantas de pintura e fábricas de montagem final para a indústria automotiva e aeronáutica. Na área de Tecnologia de Aplicação, fornece aplicação automatizada de pintura, vedação e selante com a sua tecnologia robótica; na área de Máquinas e Sistemas de Medição e Processos, fornece equipamentos e sistemas, que são aplicados, entre outros, em balanceamento e lavagem, na fabricação de motores e de caixas de transmissão e na montagem final de veículos e na quarta área de negócios, a de Sistemas de Tecnologia de Lavagem, o Grupo se ocupa com processos para o aperfeiçoamento da eficiência energética e da purificação do ar. A Dürr está presente em 50 localidades, situadas em 23 países, com cerca de 7.100 funcionários. No ano de 2011 o Grupo alcançou um volume de vendas de 1,9 bilhão de Euros.
 
Sobre a Dürr Brasil
A Dürr Brasil Ltda., fundada em 1964, oferece soluções completas de sistemas turn-key, assim como serviços de expansão e de modernização para a indústria automotiva na América do Sul. Além disso, como parte integrante do Grupo internacional Dürr, ela oferece seu completo e inovador programa de produtos neste Continente.
 
Foto: Divulgação - Campus Dürr
TEMA Technologie Marketing AG
Communications to Success

Banner
Banner
Banner

Site Login