Alcoa fornece 200 toneladas de alumínio em sistemas de esquadrias inovadores para projeto em Brasília

alcoa_aluminio.jpgAlcoa fornece 200 toneladas de alumínio em sistemas de esquadrias inovadores para projeto em Brasília
 
Obra do novo Centro Administrativo do Distrito Federal (CADF) tem sistema de esquadrias da companhia, mais leve, que facilita a montagem e execução do projeto. Cerca de 200 toneladas de alumínio foram utilizadas nos 182 mil m² do complexo Centro Administrativo do Distrito Federal (CADF).

Líder mundial em tecnologia, engenharia e produção de metais leves, a Alcoa, utilizou grande parte das linhas exclusivas em sistemas de esquadrias de fachadas, portas, janelas, venezianas para compor uma das maiores obras do Brasil nos últimos dois anos, o CADF.
O projeto vai reunir em um único local, Governadoria, Secretarias e órgãos da Administração Pública com capacidade para 15 mil servidores. São 16 prédios com o sistema funcional de esquadrias capaz de reduzir expressivamente o tempo da obra. Além do prédio da governadoria, shopping com centro de convivência, estacionamento com capacidade para mais de três mil veículos e bicicletário. “O CADF é uma obra complexa e a redução do tempo de produção estava entre os fatores relevantes. E foi o que alcançamos com o sistema de esquadrias da Alcoa”, afirma Marcelo Moreira, engenheiro civil do Consórcio Construtor CADF, formado por Odebrecht Infraestrutura e Via Engenharia e responsável pela obra do CADF.
O empreendimento possui estrutura sustentável e busca reconhecimento Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações com foco em sustentabilidade. O CADF está entre os primeiros empreendimentos no Brasil que usa a tecnologia dinamarquesa Bubbledeck, responsável pela redução do uso de concreto em 30%. “Todos estes sistemas foram integrados. A montagem das esquadrias da Alcoa alia otimização de custo, prazo e menor impacto ao meio ambiente”, ressalta Antonio Carlos Pereira Caldas, sócio-proprietário da Novix Esquadrias de Alumínio, fabricante credenciado da Rede Esquadria & Cia, da Alcoa. O projeto contou com o acompanhamento e a consultoria direta da equipe de profissionais da Alcoa. Os produtos atendem as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O grande volume de alumínio do projeto contemplou diferentes linhas de produtos Alcoa. Entre as mais aplicadas, estão a Unit para fachadas de edifícios, Cittá Due, cobertura de ligação entre torres, Única para portas de alto padrão, além das Universal Gradil e Gold para guarda-corpos e portas, respectivamente. “A Alcoa tem linhas específicas e um sistema de montagem muito eficiente; as fachadas podem ter vários tipos de revestimentos, como por exemplo, granito, ACM, vidro etc. Além disso, contamos também com a Rede Alumínio & Cia, com uma equipe técnica especializada em otimizar as melhores soluções em fachadas de alumínio”, diz Paulo Bolzoni, gerente comercial Nacional de Construção Civil da Alcoa. Localizado entre Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, o CADF foi construído em dois anos e seis meses; o sistema de esquadrias Alcoa foi finalizado em um ano.

Ficha Técnica
Nome da Obra: Centro Administrativo do Distrito Federal
Localização: Localizado no Centro Metropolitano entre Taguatinga, Vicente Pires, Ceilândia, Águas Claras e Samambaia
Tipo da obra: Comercial
Fabricante: Novix Esquadrias de Alumínio
Construtoras: Odebrecht Infraestrutura e Via Engenharia
Descrição do Empreendimento: 16 torres; 3.200 vagas de estacionamento; Capacidade para 15 mil pessoas; Shopping com centro de convivência; Bicicletário.
 
Sobre a Alcoa - A Alcoa opera no Brasil em toda a cadeia de produção do alumínio, da mineração de bauxita até produtos transformados e de alto valor agregado. A Alcoa emprega cerca de 5,7 mil pessoas e possui seis unidades produtivas, centro de distribuição e escritórios nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Em 2013, a empresa foi considerada uma das empresas-modelo em seu setor e na categoria Relacionamento com Fornecedores pelo Guia Exame de Sustentabilidade. No mesmo ano, foi reconhecida pela 12ª. vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e, pelo segundo ano consecutivo, como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, de acordo com o Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br
 
Foto: divulgação
CDI Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login