Restauração de obra histórica em Porto Alegre contou com apoio da Tuper

tuper_monumento.jpgRestauração de obra histórica em Porto Alegre contou com apoio da Tuper
 
Empresa de Santa Catarina cedeu andaimes fachadeiros para os trabalhos de recuperação do Monumento ao Expedicionário, na capital gaúcha
Especialista em soluções em aço para a construção civil, a Tuper foi uma das apoiadoras do trabalho de restauração do Monumento ao Expedicionário, em Porto Alegre (RS) – obra histórica construída na capital gaúcha e inaugurada em 1953.

Com sede em Santa Catarina, a quinta maior processadora de aço do Brasil cedeu os andaimes que permitiram a limpeza e os reparos na obra localizada no Parque da Redenção. Enquanto passava por reformas, o monumento ficou totalmente encoberto pelas estruturas metálicas. A técnica de envelopamento integral é novidade no país, mas não impediu que as pessoas continuassem visualizando o monumento já que a imagem real foi reproduzida em uma tela de mais de 600 metros quadrados instalada nos andaimes fachadeiros da Tuper.
Os trabalhos no Monumento ao Expedicionário – uma das 12 obras de arte públicas que estão passando por restauração em Porto Alegre desde agosto – contemplaram a impermeabilização na parte superior, limpeza das pichações, colocação de rejuntes, reprodução e fixação de placas de identificação.
 
Agilidade e segurança na obra
Os andaimes da Tuper são baseados nas normas europeias de fabricação, como a EN 12811, e também respeitam as exigências brasileiras impostas pela NR-18, que regulamenta as condições e o meio ambiente de trabalho na indústria da construção, e pela ABNT NBR 6494, que trata da segurança das estruturas. De acordo com o gerente comercial da linha de andaimes da Tuper, Luiz Claudio Gayer Schuves, além de oferecer mais segurança aos trabalhadores, as estruturas proporcionam agilidade na execução dos serviços e consequentes ganhos no orçamento e no cronograma das obras.
Para atender às necessidades e exigências do mercado, a Tuper oferece três modelos de andaimes. O fachadeiro, em uso na obra de Porto Alegre, alcança alturas de 80m sem a necessidade de projetos especiais, conta com plataformas antiderrapantes e sistema de travamento; o multidirecional (ideal para utilização em palcos, arquibancadas, manutenção industrial, estaleiros e plataformas de petróleo, tanto para aplicações internas quanto externas) e o multiuso (equipamento para uso em construções de baixas alturas de trabalho – 1 a 5 metros, com regulagem a cada 15cm).
 
Sobre a Tuper - Com mais de 40 anos de atuação, a Tuper é a quinta maior processadora de aço do Brasil, segundo o INDA (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço). A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais.
Com quatro unidades industriais e capacidade produtiva de 550 mil toneladas de aço/ano, fornece para diversos segmentos como: Construção Civil, Automotivo, Implementos Agrícolas e Rodoviários, Industrial, Óleo e Gás, entre outros. Seu portfólio de produtos contempla soluções tubulares para aplicações industriais, estruturais e de condução, tubos para óleo e gás, soluções automotivas e sistemas construtivos.
Instalada em Santa Catarina, a Tuper é uma das 500 maiores empresas do Brasil, segundo o Anuário Exame 2013. Faturou R$ 1,565 bilhão em 2013 e vem crescendo em média 22% ao ano nos últimos 12 anos. Atualmente, emprega 2,5 mil profissionais e conta com 26 pontos de distribuição em todo o território nacional.
Graças ao alto padrão de qualidade, parque fabril moderno e excelência de seus produtos, a empresa tem participado de grandes projetos de infraestrutura para o desenvolvimento do país, entre os quais o fornecimento de soluções em aço para nove estádios preparados para sediar a Copa do Mundo, sete aeroportos, cinco gasodutos e mais de quarenta shoppings centers.
Atenta às oportunidades e demandas de mercado, a Tuper contribui de forma significativa para impulsionar o setor do aço. As áreas de Engenharia e Pesquisa e Desenvolvimento contam com a parceria de centros de pesquisas, universidades nacionais e internacionais, entidades representativas e empresas líderes mundiais em tecnologia.
Entre os exemplos estão a parceria com a FEV, renomada empresa de engenharia alemã que atua no desenvolvimento de soluções para o mercado automotivo. No setor de construção civil, um convênio de cooperação científica com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) possibilita pesquisas focadas em novas tecnologias na linha de estruturas metálicas tubulares. Além disso, a Tuper integra ainda o Comitê de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
 
Foto: divulgação
EDM LOGOS

 

Banner
Banner
Banner

Site Login