Estruturas de drenagem evitam alagamentos em áreas urbanas planejadas

alpha_22.jpgEstruturas de drenagem evitam alagamentos em áreas urbanas planejadas
 
Projetos também garantem a preservação do meio ambiente. Com a chegada do período de chuvas, muitas cidades no Brasil já começam a enfrentar problemas de enchentes e formação de poças d’água em ruas e calçadas, trazendo transtornos aos moradores e aumentando o risco de doenças. No entanto, em lugares que possuem o planejamento urbano necessário, a chuva, além de não causar danos, ainda se torna uma aliada para o consumo sustentável dos recursos hídricos.

Essa é uma realidade que pode ser vista, por exemplo, em vários residenciais Alphaville e Terras Alphaville pelo Brasil.
De acordo com a gerente de Projetos Urbanísticos da Alphaville Urbanismo, a arquiteta Maria do Rocio, a drenagem dos empreendimentos é cuidadosamente projetada para minimizar a ocorrência de poças d’água. “Ao visitar um residencial Alphaville, as pessoas podem verificar que não há água empossada nas ruas, muito menos buracos abertos por conta de enxurrada. Isso ocorre pela qualidade da capa asfáltica e dos materiais usados na construção e pelo minucioso planejamento de desníveis no solo, que escoam a água para a tubulação que lhe dará um destino apropriado”.
Em todos os residenciais, desde lugares mais chuvosos como Manaus até os mais secos, caso de Brasília há um criterioso dimensionamento do projeto do sistema de drenagem respeitando as normas técnicas e diretrizes municipais.
“Para controlar a velocidade com que a água da chuva, captada pelo sistema de drenagem do empreendimento, chega aos rios e córregos da bacia hidrográfica da região, em alguns casos são construídas bacias de amortecimento. Esses dispositivos tem um funcionamento semelhante ao de piscinões, bastante comuns em alguns municípios, mas com capacidade para amortecimento de volumes menores, proporcionais a área do residencial”, diz o diretor de Operações da empresa, Fernando Orsi.
Outra estrutura especial foi feita em Juiz de Fora, onde foram implantadas estruturas diferenciadas e modernas de drenagem que visam filtrar as águas de chuvas nos primeiros 15 minutos, além de instalações de mecanismos dissipadores de energia que retém os sedimentos e tem função de reduzir  a velocidade de saída das galerias de águas pluviais, evitando a erosão, o assoreamento de corpos d´água e minimizando consequentes impactos ambientais nas  Área de Preservação Permanente.  Desse modo, o cuidado na implantação do sistema de drenagem também beneficia o meio ambiente.
 
Sobre a Alphaville Urbanismo - Com 40 anos de atuação, a Alphaville leva a todo o Brasil uma proposta exclusiva de planejamento urbano, por meio do desenvolvimento de empreendimentos horizontais que conciliam preservação ambiental, infraestrutura altamente qualificada e o comprometimento com a sociedade. A Alphaville possui 108 empreendimentos já lançados em 21 estados do Brasil e Distrito Federal, que representam mais de 74 milhões de metros quadrados urbanizados.
 
Foto: divulgação
Grupo Máquina PR

Banner
Banner
Banner

Site Login