Sotreq participa da Exposibram

caterpillar_sotreq3.jpgSotreq participa da Exposibram
 
Empresa amplia portfólio de serviços e soluções para o segmento de mineração. Com novidades em seu portfólio, a Sotreq participa da Exposibram Amazônia 2014, de 17 a 20 de novembro, em Belém. Mais que uma tecnologia, o que a Sotreq apresentará na maior feira de mineração da América Latina é uma solução para a gestão de monitoramento de fadiga de operadores, 24 por 7.

A Sotreq é pioneira no Brasil e um dos primeiros revendedores da Caterpillar a oferecer o Driver Safety System Seeing Machines (DSS) no mundo.
“A Amazônia é uma das regiões com maior potencial de extração de minérios do mundo. Para a Sotreq, participar da Exposibram é um importante passo para alcançar uma de nossas metas: ser reconhecidos como o melhor provedor de soluções integradas e sustentáveis em diferentes etapas da cadeia produtiva de mineração até 2016”, comenta Ademar Amaral, consultor sênior de mineração da Sotreq, que aponta o evento como uma oportunidade para aumentar a visibilidade da empresa no segmento e estreitar o relacionamento com os clientes, uma vez que a região representa 50% do volume de negócios da companhia no setor.
Com filiais nas principais operações de mineração do País, como Belém e Manaus, a Sotreq dispõe de técnicos especializados para dar suporte ao cliente, seja na manutenção dos equipamentos, estoque de peças e componentes on site ou na oferta de consultoria, visando ao aumento da segurança e da produtividade e à redução do custo por tonelada.
Para tanto, a empresa conta com uma ampla gama de soluções da Caterpillar, já reconhecidas no mercado por sua eficiência. Entre elas, estão: MineStar Fleet, sistema que aprimora o gerenciamento de todos os tipos de operações de equipamentos em uma ou múltiplas frentes de mineração; MineStar Terrain, com ferramentas que auxiliam na gestão de todas as atividades, desde a estratégia e detonação até o controle de minérios e planejamento de lavra; MineStar Detect, reconhecimento de objetos por radar; MineStar Health, que monitora a saúde dos equipamentos; e MineStar Command, sistemas de controle autônomos, semiautônomos e remotos para diversas aplicações.
 
Inovação e segurança
Em maio de 2013, a Caterpillar Global Mining fechou uma aliança exclusiva com a companhia australiana Seeing Machines, para comercialização e suporte da tecnologia no segmento. Devidamente capacitada para dar todo o suporte ao cliente, a Sotreq é um dos primeiros revendedores da Caterpillar a incluir a solução em seu portfólio. O Driver Safety System Seeing Machines (DSS) está em operação em mais de 4 mil equipamentos, em 22 países, como Estados Unidos, China, Chile e África do Sul.
“Em um ambiente de mineração, o foco na segurança é fundamental. Com o avanço da tecnologia, o monitoramento de fadiga tornou-se algo possível de ser alcançado”, afirma Bruno Peixoto, gerente de suporte comercial da Sotreq. O serviço lançado está disponível para equipamentos novos ou já em atividade, independentemente de marca da máquina, porte ou tipo de operação.
“A Seeing Machines resolveu desenvolver essa tecnologia para salvar vidas. Com a parceria global entre a Caterpillar e seus revendedores, trabalhamos juntos para nos estabelecer como a melhor plataforma para segurança contra acidentes causados por fadiga nesse segmento”, afirma Jorge Morales, gerente-geral da Seeing Machines Latin America, sediada em Santiago.
Dispositivo não invasivo e com ajuste automático, o DSS utiliza uma câmera com tecnología infravermelha focada no campo de visão do operador do equipamento. São analisados os olhos e as expressões do rosto. O DSS busca identificar sintomas que possam indicar fadiga ou distração ao volante, como agitação, bocejos, cochilos e caídas das pálpebras.
O método da Seeing Machines foi considerado o melhor na detecção de fadiga pelo Journal of Clinical Sleep Medicine, conceituada publicação do meio acadêmico, organizada pela Academia Americana de Medicina do Sono.
O sistema possui alarmes na cabine, feitos com um dispositivo de vibração no próprio assento e um aviso sonoro, com o intuito de alertar o operador. Os supervisores da frota também recebem alertas em tempo real e podem intervir em situações de risco. Tudo isso com o auxílio de um software de gerenciamento de fadiga que recebe as informações sobre os operadores e fornece relatórios.
O pós-venda é realizado pela equipe técnica da Sotreq. A manutenção faz parte da proposta de prover um serviço de monitoramento de fadiga que englobe tudo, desde a manutenção dos kits até a análise dos dados. Uma maleta de demonstração do produto permite à Sotreq simular uma situação de fadiga e como o sistema reage.

Exposibram Amazônia 2014
De 17 a 20 de novembro
Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Av. Dr. Freitas, s/n, Marco, Belém, PA
Estande Sotreq: B20/B22

Sobre a Sotreq - Revendedor exclusivo de máquinas, equipamentos e serviços da Caterpillar, a Sotreq atende as Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A empresa atua em segmentos como construção pesada e leve, mineração, energia, petróleo e marítimo. Pertencem ao mesmo grupo empresarial da Sotreq as empresas Somov (movimentação de materiais), Soimpex (comércio exterior), Sitech (tecnologia e monitoramento) e MDPower (distribuidor master da Perkins).

Foto: divulgação
RP1 Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login