Carregadeiras compactas: Wacker Neuson obtém produtividade superior, em testes comparativos com modelos maiores

wacker_manobra_rampas.jpgCarregadeiras compactas: Wacker Neuson obtém produtividade superior, em testes comparativos com modelos maiores
 
Os especialistas da Wacker Neuson saem a campo para mostrar o desempenho das pás carregadeiras compactas, modelos 550 e 850, de pesos operacionais entre 3.600 kg e 4.500 kg. As máquinas obtêm melhor desempenho em relação a carregadeiras maiores, por manobrarem com segurança e rapidez em rampas.

Transformam em empilhadeiras todo-terreno, têm rápidos tempos de ciclo em locais estreitos, além de economia e fácil operação.
Os testes foram feitos com modelos que possuem até o dobro de tamanho da 550 e  850. Graças as suas pequenas dimensões, a rapidez do hidráulico e a grande capacidade de manobra em espaços reduzidos, os tempos de ciclo e as distâncias percorridas foram menores, tornando a máquina mais produtiva que as carregadeiras maiores.
Outra vantagem percebida pelos clientes foi a facilidade de transformação da máquina de carregadeira em empilhadeira todo-terreno, com 1.600 kg (550) e 2.000 kg (850) de capacidade de carga. Isto lhes possibilita ampliar a utilização dos equipamentos, pela versatilidade que oferecem, já que aceitam vários implementos.
 
Manobras em rampas com segurança e rapidez
As pás-carregadeiras 550 e 850 da Wacker Neuson possuem chassis rígidos, tração e direção nas 4 rodas e são muito mais estáveis em terrenos inclinados, permitindo que sejam manobradas em rampas. Nestas máquinas o centro de carga não se desloca em manobras, tornando a operação mais previsível e segura, além de economizar espaço e diminuir muito o deslocamento dos equipamentos. Isso permite, por exemplo, que se coloque materiais mais próximos de silos.
“Já nos modelos concorrentes, o centro de carga se deslocou nas curvas, diminuindo a capacidade de carga do equipamento e aumentando o risco de tombamentos”, explica o especialista em equipamentos da Wacker Neuson, Mário Neves. “Em terrenos inclinados, a tendência ao tombamento é muito grande, mesmo com carga reduzida, por isso as manobras precisaram ser evitadas nesses locais, quando se utiliza máquinas com chassi articulado”.
Em operações de abastecimento de silos, por exemplo, o uso de rampa como área de manobra pode representar mais de 1.000 km rodados a menos por ano. Além disso, quando as carregadeiras 550 e 850 estão movimentando pallets, o chassi rígido lhes garante manobras mais suaves, diminuindo o risco de tombamento da carga.
 
Rápidos tempos de ciclo em locais estreitos
O tempo de ciclo das operações é tão importante quanto o tamanho da caçamba, principalmente em locais apertados. A agilidade é um dos grandes fatores que permite que as carregadeiras da Wacker Neuson substituam equipamentos bem maiores que elas com mais produção. O espaço para manobras economizado pode passar a ser utilizado para estocagem de materiais e seu valor deve ser computado conforme o preço por metro quadrado na região.
“A necessidade de grandes espaços para manobras é um agravante para máquinas grandes produzirem como pequenas, já que isto influencia diretamente no tempo de ciclo e no espaço percorrido, além do que espaços de manobra custam muito caro e ocupam áreas que poderiam ser utilizadas para armazenamento ou produção’, observa Mário Neves.
 
Nem grandes, nem pequenas, mas fortes o suficiente
A 550 e a 850 são mais leves e com menores dimensões para a mesma capacidade de carga. Graças a isso, podem ser equipadas com motores menos potentes, mais simples e econômicos, ao contrário de máquinas com maior peso, que exigem motores mais complexos, de consumo elevado e transmissões mais pesadas. “Para compensar a perda de carga em manobras, é necessário que equipamentos com chassis articulados tenham mais contrapeso e dimensões maiores, tornando-os maiores, mais pesados e difíceis de manobrar”, acrescenta Mário Neves.
Entre outras vantagens, Mário destaca que a condução das máquinas é simples e intuitiva, por ser muito similar a de um carro, enquanto que nos modelos concorrentes a condução requer cuidados, já que partes da máquina se projetam para fora do seu eixo durante as manobras.
“O mundo evolui constantemente e fazer sempre o mesmo não garante nem os mesmos resultados. É preciso pensar, inovar e evoluir. A escolha de um equipamento deve passar pela análise dos trabalhos a serem executados, para o seu correto dimensionamento. Soluções justificadas são o que a Wacker Neuson se propõe a fornecer aos seus clientes”, finaliza Mário.
 
Foto: divulgação
Timepress Comunicação Empresarial

Banner
Banner
Banner

Site Login