Vermeer apresentou picador e destocador no XII Congresso Catarinense de Municípios

17/02/2014 -Vermeer apresentou picador e destocador no XII Congresso Catarinense de Municípios

vermeer_brasil_cong.jpgOs equipamentos auxiliam as prefeituras no manejo dos resíduos das podas de árvores
A Vermeer Brasil participou do XII Congresso Catarinense de Municípios, ocorrido entre os dias 11 e 13 de fevereiro de 2014, em Florianópolis (SC). Entre as soluções do portifólio da empresa, os destaques ficaram por conta do picador de galhos BC900XL e do destocador SC30TX, que atendem os requisitos para manejo e destinação sustentável dos resíduos das podas de árvores. Prefeitos, representantes de órgão públicos e prestadores de serviços conheceram as tecnologias da empresa.
“Nós já atendemos diversas prefeituras como, por exemplo, as de Hortolândia, Amparo, Arthur Nogueira, entre outras, no Estado de São Paulo, e queremos expandir nossa atuação no Sul do País. Também não podemos desconsiderar a conjuntura atual, diante do esgotamento dos aterros sanitários e com a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explicou o Gerente do Segmento de Meio Ambiente da Vermeer Brasil, Lucas Zimmer. De acordo com o executivo, a legislação determina que os resíduos das árvores não devem ser descartados junto com o lixo domiciliar. Com o manejo adequado, os resíduos podem ser utilizados na queima em caldeiras para cogeração de energia, paisagismo e ainda em processos de compostagem.
Zimmer acrescentou que ao triturar a galhada no local da poda, as prefeituras ainda reduzem os custos com transportes. “Para se ter uma ideia, de quatro a sete caçambas de galhada geram uma caçamba de material picado. É possível mobilizar menos caminhões e consumir menos combustível”, detalhou o Gerente.
Durante o XII Congresso, foi realizado o X ExpoFECAM, encontro que reuniu fornecedores de ferramentas de desenvolvimento e tecnologias na área da gestão pública municipal. A Vermeer Brasil ministrou uma palestra sobre o descarte sustentável dos resíduos da poda de árvores.
 
Diferenciais dos equipamentos Vermeer
Picador de galhos  - O modelo BC900XL da Vermeer possui motor de 40 hp e boca de alimentação de 23 cm de diâmetro, o que dispensa a pré-picagem dos galhos com facões ou motosserras. Com o rolo esmagador operando em conjunto com o sistema de facas, até mesmo as copas das árvores podem ser picadas. Cada equipamento é capaz de acompanhar de três a quatro times de podas.
Aliada à produtividade, o modelo BC900XL conta com itens de segurança para proteger os operadores. A empresa patenteou e disponibilizou ao mercado a tecnologia de Barra Inferior de Desligamento, além de instalar duas barras de controle de paradas. Por se tratar de um equipamento de alimentação manual, a distância entre o início da mesa e rolo esmagador é de 1,68m, ou seja, o operador não fica próximo às ferramentas de corte. A segurança é reforçada com uma cortina de proteção contra objetos arremessados, evitando que os pedaços de madeira possam atingir os operadores.
Destocador - A linha de destocadores da Vermeer efetua a remoção de cepos, tocos, raízes e até de troncos de árvores, que apresentam riscos de queda ou que precisam ser retirados em função de obras nas vias. Zimmer acrescenta que, com uso desta solução de destocamento, o calçamento e as tubulações instaladas nos entornos não são comprometidos. Feita remoção, é possível efetuar um novo plantio, inclusive utilizando os restos do da antiga raiz como adubo ou cimentar o local. Além disso, o material destocado pode ser triturado e aproveitado tal como a galhada.
 
No XII Congresso Catarinense de Municípios, a empresa apresentou o modelo SC30TX. O equipamento possui motor com injeção eletrônica de combustível (EFI), o que proporciona uma rápida inicialização mesmo em locais com climas frios e economia de combustível em comparação aos motores carburados. O exclusivo sistema AutoSweep® permite que os tocos, cepos e raízes sejam removidos facilmente em cada passada. Outros ganhos deste recurso envolvem as trações hidrostática e hidráulica da roda de corte, que elimina o uso de correias e de polias, reduzindo o tempo e custo de manutenção.
“O AutoSweep® aumenta exponencialmente a produtividade. Um operador faz a retirada de tocos de árvores em dez minutos. O mesmo trabalho levaria pelo menos cinco horas com uso de machado”, compara Zimmer. Disponíveis em dez modelos, os destocadores operam com roda de corte equipada com dentes reversíveis, que agilizam o processo de extração do toco.

Sobre a Vermeer - A Vermeer conta com mais de 65 anos de experiência no mercado e possui uma ampla presença ao redor do mundo. Está focada nas necessidades dos clientes, identificando e antecipando soluções para que a execução das obras seja mais produtiva e rentável. Atua nos mercados de infraestrutura subterrânea, construção, mineração, arboricultura, jardinagem, processamento de resíduos de madeira, reciclagem orgânica, fenação e silagem, oferecendo os seguintes equipamentos: valetadeiras, mineradores de superfície, perfuratrizes direcionais horizontais, minicarregadeiras, instaladores de cabos, escavadores a vácuo, trituradores florestais, destocadores, compostadores orgânicos, segadoras condicionadoras, enfardadoras, enleiradores, entre outros.
A Vermeer Latin America é um de seus escritórios regionais e está localizada na cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, com a intenção de desenvolver novos produtos e soluções projetados para adaptarem-se especificamente as necessidades dos clientes na América Latina. E, pela grande importância do Brasil no panorama mundial, há quatro anos a Vermeer assumiu a distribuição de seus produtos dentro do território brasileiro, sendo responsável direto pela venda de equipamentos e peças genuínas, assistência técnica especializada e treinamentos de operação e manutenção.
 
Foto: Divulgação
Comunicação: Canaris

Site Login