PAC 2: 55 municípios baianos recebem retroescavadeiras JCB

11/04/2012 - PAC 2: 55 municípios baianos recebem retroescavadeiras JCB

image001Com maior número de produtores do país, a agricultura familiar da Bahia receberá as máquinas que serão utilizadas para melhorar as estradas vicinais e o escoamento da produção
 
Feira de Santana - BA - 10 de abril - 55 cidades da Bahia receberão 53 máquinas retroescavadeiras numa ação que faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O modelo escolhido foi a JCB 3C (foto), vista por especialistas como uma das mais robustas, econômicas e confiáveis do mercado. As retroescavadeiras serão utilizadas em obras para a melhora de estradas vicinais, o que além de contribuir para o escoamento da produção, melhorará o acesso da população a hospitais e escolas. As 53 máquinas 3C fazem parte de um total de 91 que beneficiarão 93 municípios baianos.
 
A entrega será feita pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, no pátio do Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (DER-BA), na cidade de Feira de Santana, a 104 quilômetros de Salvador.  Será a 6ª entrega de retroescavadeiras 3C para o PAC2.
 
O diretor-geral da JCB para América Latina, Carlos Hernandéz, destaca a relevância do uso das máquinas para a recuperação das estradas de muitos municípios baianos, que tem suas atividades econômicas prejudicadas com o efeito das chuvas e também das secas. “A JCB está muito feliz por participar de um projeto tão importante quanto o PAC2, pois sabe que a iniciativa beneficiará um grupo tão latente para a economia capixaba, com impacto nacional, caso da agricultura familiar, que representa 33% do PIB do agronegócio brasileiro”, diz o executivo.
 
A Bahia é o estado com o maior número de agricultores familiares do Brasil, com mais de 665 mil estabelecimentos que empregam 1,8 milhão de pessoas. Os municípios contemplados com as retroescavadeiras são: Abaíra, Ibotirama, Queimadas, Adustina, Ipupiara, Quijingue, América Dourada, Iraquara, Retirolândia, Banzaê, Itaguaçu da Bahia, Riacho de Santana, Barra do Mendes, Itiúba, Ribeira do Amparo, Barro Alto, Jeremoabo, Ribeira do Pombal, Biritinga, João Dourado, Santa Brígida, Bonito, Jussara, São Domingos, Brotas de Macaúbas, Lapão, São Gabriel, Canarana, Malhada, Serra do Ramalho, Cansanção, Matina, Sitio do Mato, Carinhanha, Morpará, Sitio do Quinto, Central, Morro do Chapéu, Souto Soares, Cícero Dantas, Muquém de São Francisco, Teofilândia, Cipó, Nova Soure, Uibaí, Coronel João Sá, Oliveira dos Brejinhos, Wagner, Fátima, Paratinga, Xique-xique, Feira da Mata e Paripiranga.
 
Terceira maior fabricante mundial de equipamentos de construção, a JCB possui 18 fábricas em quatro continentes, uma no Brasil, na cidade paulista de Sorocaba, e outra em construção no mesmo município e cuja inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2012. A sede mundial da empresa, que fabrica mais de 300 máquinas diferentes, classificadas em 12 categorias de produtos, e emprega mundialmente cerca de 7 mil pessoas, é na Inglaterra.
 
A retroescavadeira 3C é fabricada no Brasil desde 2001 pela empresa JCB. A 3C foi concebida para trabalhos pesados, sem, contudo, abrir mão da economia e performance, assim como da segurança e bem-estar do operador.
 
Sobre a JCB
A JCB fabrica mais de 300 modelos de máquinas diferentes, incluindo: retroescavadeiras; manipuladores telescópicos; escavadeiras hidráulicas sobre esteiras e pneus; pás carregadeiras; empilhadeiras todo terreno; mini escavadeiras; carregadeiras compactas; compactadores; geradores e mini utilitários. Além disso, para os mercados agrícolas, a JCB produz uma linha de manipuladores telescópicos e o trator agrícola Fastrac, e fabrica ainda empilhadeiras com lança telescópica para o setor industrial – Teletruk.

Site Login