Carregadeiras de Rodas Série-K Cat de pequeno porte apresentam novos motores

12/09/2013 - Carregadeiras de Rodas Série-K Cat de pequeno porte apresentam novos motores EU Stage IIIA / EPA Tier 3, transmissão hidrostática e novo projeto do braço de levamento

caterpillar_carregadeiras.jpgAs novas Carregadeiras de Rodas de pequeno porte da Série K Cat® – 924K, 930K e 938K – já estão sendo produzidas na fábrica da Caterpillar Brasil, em Campo Largo, no Paraná. Os modelos foram completamente reprojetados, incorporando um novo motor que atende aos requisitos de emissões EU Stage IIIA / EPA Tier 3, com novas funcionalidades que oferecem desempenho aprimorado, eficiência de consumo de combustível e conforto para o operador. Entre as novas funcionalidades, estão o eficiente sistema de transmissão hidrostática controlado eletronicamente, a nova articulação otimizada do braço de levantamento no conceito de barra Z, a cabine do operador aprimorada e a facilidade na escolha das ferramentas de engate rápido e caçambas para melhor correspondência da máquina ao tipo de aplicação.
 
Trem de força e sistemas hidráulicos eficientes
O motor Cat C7.1 ACERT™ impulsiona as três novas Carregadeiras da Série K e trabalha de forma eficiente para oferecer economia de combustível de até 25%, comparado aos modelos da Série H. Um novo sistema composto por 2 filtros de combustível com alta capacidade em reter contaminantes reduz a sensibilidade ao Diesel de baixa qualidade. A configuração de rotação nominal do motor C7.1 ACERT é de 1.800rpm, comparada com a de 2.415rpm para a Série-H, e contribui significativamente para reduzir o consumo de combustível, apresenta os menores níveis de ruídos do mercado, tanto para o operador quanto para as pessoas ao redor da máquina, e também proporciona maior durabilidade dos componentes. Um sistema automático de marcha lenta reduz ainda mais o consumo de combustível quando o motor está ocioso.
Os modelos Série K são equipados com sistema de transmissão hidrostática contínua, com quatro faixas de velocidade, que permite controle independente da velocidade de solo e da rotação de motor para um funcionamento eficiente das ferramentas que utilizam a força hidráulica. Uma nova funcionalidade é o limitador de velocidade que permite ao operador ajustar a velocidade máxima de solo em até um quilômetro por hora (1km/h). Um sistema de controle de tração acionado pelo operador permite ajustar a rotação das rodas, diminuindo a possibilidade de patinar, mantendo a tração e, consequentemente, diminuindo o desgaste dos pneus. Uma trava no diferencial dianteiro aprimora a tração, disponível para os modelos 930K e 938K.
As bombas de deslocamento variável com sensor de carga para os sistemas de direção e implemento reduzem o desperdício de potência, levando à eficiência do consumo de combustível e ao aprimoramento do desempenho multifuncional.  As Carregadeiras da Série K também receberam amortecimento eletrônico para a função de fim de curso dos cilindros e desengate automático, o que reduz o estresse de operação. Os intervalos de manutenção do filtro hidráulico são ampliados para duas mil horas.
Sistema de levantamento eficiente
A nova articulação otimizada de braço em “Z” é projetada para trabalhar em harmonia com as caçambas da Série Cat Performance, que possibilita o rápido e eficiente carregamento. A articulação alia os tradicionais desempenho e força de desagregação de um braço em “Z” e também a mesma capacidade de paralelismo e manuseio de carga de uma articulação Versalink™. A nova articulação aceita ferramentas pinadas, acoplador Cat Fusion™ e adaptador compatível com as ferramentas de trabalho. A nova articulação é projetada para trabalhar com as caçambas da Série Cat Performance, desenhadas para prover carregamento eficiente, fatores elevados de enchimento, maior retenção de material e consumo reduzido de combustível.
 
Conforto do operador
Uma cabine do operador totalmente nova apresenta controle automático de temperatura, parabrisa frontal curvo, coluna de direção com inclinação e profundidade ajustável, limpador intermitente e painel de controle Soft Touch. O joystick eletrônico para controle de implemento é montado no assento do operador, é ajustável e incorpora controles integrais para sistemas hidráulicos auxiliares, mudança direcional e trava do diferencial. O nível de ruído interno na cabine foi reduzido para 71 dB (A).
As funções de desengate automático para elevação e abaixamento do braço e inclinação da caçamba são facilmente programáveis ao pressionar e segurar um botão no painel Soft Touch. O freio eletrônico de estacionamento simplifica a operação e um monitor secundário opcional mostra informações vitais de modo gráfico e numérico, bem como diagnósticos primário de falhas da máquina. O monitor funciona em conjunto com o painel Soft Touch para oferecer ajustes em tempo real para fluxo de terceira função, bloqueio do acelerador, controle de força de tração e controle de baixa rotação em primeira velocidade. O painel também pode receber o sistema opcional de câmera de visão traseira.
 
Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa da Caterpillar Brasil

Site Login