Vermeer apresenta seu primeiro equipamento para perfuração guiada a laser

29/07/2013 - Vermeer apresenta seu primeiro equipamento para perfuração guiada a laser
 
veermer_axi_gb812_action.jpgDurante a Fenasan, os executivos da empresa vão divulgar os diferenciais do equipamento inédito no país e outras soluções para MND e infraestrutura
A Vermeer vai promover na Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) a divulgação do primeiro sistema de perfuração guiada a laser AXIS™ GB812 trazido para o Brasil. Em comparação com outros métodos, a novidade da Vermeer proporciona mais flexibilidade e versatilidade na instalação de dutos subterrâneos, com extensão de até 150 metros e declividade exata em diversos tipos de solos.
No estande da empresa, na rua G23, o equipamento terá seus diferenciais apresentados pelos executivos da empresa. Ainda durante o evento, a empresa vai divulgar outras soluções em MND (Métodos Não Destrutivos), o que inclui os equipamentos como NAVIGATOR, perfuração pneumática, AUGER BORING, PIPE LOCATORS (Verifier G2), Ground Penetrating Radar (GPR). Além dos equipamentos para obras por MND, a Vermeer também vai apresentar a linha de valetadeiras.
 
AXIS chega ao Brasil para atender obras de água e esgoto
O AXIS™ GB812 é uma das soluções da Vermeer para perfuração por MND. Também é uma alternativa tecnológica para viabilizar as obras de saneamento, mitigando os impactos no entorno, diferente do que ocorre no método tradicional de abertura de valas. Equipado com um sistema guiado a laser, o AXIS foi projetado para obras de implantação de redes de esgoto.
O executivo John Milligan, gerente da Vermeer Corporation para o setor de saneamento, é categórico ao afirmar que o AXIS é a solução ideal para instalações com declividade precisa e menor que 1% para tubulação de até 600 mm de diâmetro e, principalmente, em profundidades maiores que 4 metros. “Investimos mais de dez anos de pesquisas para desenvolver um equipamento capaz de reduzir os custos das obras com valas abertas e agregar precisão e velocidade na implantação das redes”, pondera Milligan.
Estudos conduzidos pela Vermeer estimam que o mercado de telecomunicações responde por 46% das obras de perfuração horizontal dirigida, seguido pelas obras de água e esgoto com 19% das demandas. Segundo Flávio Leite, gerente geral da Vermeer Brasil, com o início do Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), essa proporção deverá mudar nos próximos anos e acrescenta que atualmente mais de 80% das redes de água e esgoto empregam o método de vala aberta. Ele analisa que há um vasto leque de oportunidades para MND.
“O AXIS pode viabilizar grandes obras, reduzindo custos agregados, como recuperação do asfalto, equipamentos como escavadeiras, caminhões para coleta do entulho, além de causar mínimos impactos no trânsito”, lista o executivo. Ele acrescenta que o sistema de perfuração do AXIS ainda se diferencia por não necessitar de reforço de concreto estruturado na preparação de poços de visita.
 
Como funciona o AXIS™ GB812
O sistema AXIS de perfuração guiada a laser opera com a abertura de dois poços de visita, um em cada extremidade do furo. Um dos furos serve como poço de lançamento e o outro como saída ou poço de recebimento. A cabeça de perfuração contém o mecanismo de direcionamento, bem como a câmera que envia a imagem do alvo para o console de operação.
Depois de iniciar o furo, a cabeça de perfuração é desacoplada do rack. O rack de perfuração é retraído para sua posição mais traseira, para permitir a inserção de novas hastes. O circuito de câmera fechado embutido na cabeça de perfuração permite ao operador monitorar constantemente a linha e a inclinação, enquanto o método de escavação a vácuo remove os resíduos de forma eficiente sem a necessidade do trabalho braçal.
 
Vermeer apresenta soluções completas para obras com MND
Além da divulgação do AXIS, a Vermeer vai promover na Fenasan outras soluções, reforçando seu posicionando como fornecedora de soluções completas para atender obras para infraestrutura rodoviária, água e esgoto, telecomunicações, entre outras. Na linha de equipamentos para MND, a empresa oferece outros cinco equipamentos:
NAVIGATOR - Disponível em 18 modelos, a Vermeer oferece uma linha completa de perfuratrizes direcionadas para a execução de obras de MND nas condições mais adversas com extensões de 20 metros, chegando a mais de 2000 metros de comprimento. “Esses equipamentos são reconhecidos no mercado por agregar versatilidade, produtividade acima da média de outras soluções disponíveis no mercado e rentabilidade para os proprietários”, lista Flávio Leite.
Perfuração pneumática - A Vermeer possui ferramentas que atendem plenamente todas as demandas de pequeno porte, como instalações de cabos sob as calçadas e ramais de água e gás natural. Os diâmetros variam de 50 mm (2 polegadas) até 100 mm (4 polegadas). Outros diferenciais deste equipamento são os reduzidos espaços para operação e para o rompimento de superfície, quando comparadas a outros métodos de instalação.
Auger Boring - Trata-se de um equipamento para perfuração rotativa. É capaz de remover o solo por intermédio de uma haste transportadora em forma de parafuso. A Vermeer oferece equipamentos para instalações com diâmetros de até 1400 mm (53 polegadas).
PIPE LOCATORS (Verifier G2) - O Verifier G2 é um equipamento que emprega um pequeno transmissor, para localizar com precisão as instalações de linhas enterradas por indução.
Ground Penetrating Radar (GPR) - O GPR opera transmitindo pulsos de energia eletromagnética, ondas de rádio, para o solo. A energia recebida pelo solo é refletida pelos objetos enterrados, que podem ser desde tubulações e pedras ou estratificações geológicas como formações rochosas, camadas de solo e lençol freático. Os sinais refletidos são registrados e  mostrados na tela imediatamente, orientando a operação.
 
Valetadeiras da Vermeer agregam precisão e economia aos projetos
A linha de valetadeiras também estará na pauta dos executivos da Vermeer, durante a Fenasan. Com modelos de diversos portes, a linha pode efetuar a abertura de valas com profundidade de 10 cm ate 5,50 m e larguras de 2 cm até 1,20 m.
As valetadeiras da Vermeer são capazes de triturar o material retirado na abertura da vala, formando uma leira lateral, o que viabiliza a utilização desse material aerado no reaterramento posterior. As valas abertas com estes equipamentos não demandam a aplicação de mais insumos para o aterramento, o que otimiza os cronogramas de obras, diminuindo seus custos. Outro diferencial é a automação da abertura de valas, especialmente diante da escassez de mão de obra, que tem sido um dos gargalos das obras de infraestrutura.
 
Sobre a Vermeer - A Vermeer conta com 65 anos de experiência no mercado e possui uma ampla presença ao redor do mundo. Está focada nas necessidades dos clientes, identificando e antecipando soluções para que a execução das obras seja mais produtiva e rentável. Atua nos mercados de infraestrutura subterrânea, construção, mineração, arboricultura, jardinagem, processamento de resíduos de madeira, reciclagem orgânica, fenação e silagem, oferecendo os seguintes equipamentos: valetadeiras, mineradores de superfície, perfuratrizes direcionais horizontais, minicarregadeiras, instaladores de cabos, escavadores a vácuo, trituradores florestais, destocadores, compostadores orgânicos, segadoras condicionadoras, enfardadoras, enleiradores, entre outros.
A Vermeer Latin America é um de seus escritórios regionais e está localizada na cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, com a intenção de desenvolver novos produtos e soluções projetados para adaptarem-se especificamente as necessidades dos clientes na América Latina. E, pela grande importância do Brasil no panorama mundial, em 2009, a Vermeer assumiu a distribuição de seus produtos dentro do território brasileiro, sendo responsável direto pela venda de equipamentos e peças genuínas, assistência técnica especializada e treinamentos de operação e manutenção.
 
Foto: Divulgação
Canaris

Site Login