Novo sistema de ventilação da Atlas Copco alia eficiência energética e sustentabilidade

25/07/2013 - Novo sistema de ventilação da Atlas Copco alia eficiência energética e sustentabilidade na construção civil
 
atlas_copco_swedvent.jpgNovos designs são fundamentais para aliar eficiência energética e sustentabilidade em sistemas de ventilação de túneis. Nesse cenário, a empresa sueca SWEDVENT, recentemente adquirida pelo Grupo Atlas Copco, foi uma das pioneiras no mundo a alterar o desenho das pás de ventilação, permitindo que um motor de menor potência tivesse a mesma vazão e pressão que sistemas mais dispendiosos em termos de energia. Em solo brasileiro, a Atlas Copco ainda firmou parceria com a empresa nacional PROVENTE, especializada em sistemas de ventilação, resultando em assessoria total na implementação desses projetos em túneis, seja na construção civil como no setor de mineração
 
O impacto ambiental e o ciclo de vida financeiro de um túnel, seja na construção civil, seja na mineração vai muito além de sua construção. Ao somarmos os custos de sua manutenção e administração ao longo dos anos, eles se tornam muito significativos.
Um dos principais custos operacionais em uma obra subterrânea é a demanda e o consumo de energia elétrica despendida para alimentar os ventiladores, tanto durante as etapas de escavação, quanto durante toda a vida útil do túnel, para manutenção do circuito definitivo de ventilação, podendo representar até 40% dos custos globais de uma obra.
Felizmente, novas tecnologias têm surgido para reduzir a demanda de eletricidade em túneis. Agora, acaba de chegar ao Brasil uma inovação nos sistemas de ventilação. É possível ventilar mais consumindo menos? A resposta: sim! – com um design aerodinâmico das pás e da estrutura do ventilador, certamente!
Desde seu surgimento, os sistemas de ventilação nunca evoluíram muito, mantendo o mesmo princípio básico de qualquer ventilador. Ao passo que os próprios ventiladores de uso doméstico passaram por uma revolução, inspirada nos avanços da indústria aeroespacial.
 
Design revolucionário
Na construção civil, a ventilação em túneis é extremamente necessária, seja em túneis para hidrelétrica, rodoviário, ferroviário ou metrô. Manter o fluxo de ar fresco nos túneis, além de eliminar a poeira produzida e gases nocivos provenientes de outros equipamentos utilizados na construção, é essencial para manter os níveis de oxigênio e manter a temperatura baixa nos locais de trabalho, garantindo maior conforto para os trabalhadores.
Não à toa, melhorias e avanços para os sistemas de ventilação são assuntos importantes e que precisam sempre estar em pauta. Na Europa, já faz alguns anos que uma empresa chamada SWEDVENT tinha implementado um novo design em suas pás de ventilação, permitindo que um motor de menor potência tivesse a mesma vazão e pressão que sistemas mais dispendiosos em termos de energia.
A proximidade das pás à carcaça do ventilador (<1,3 mm) é milimetricamente projetada para se recuperar o máximo de energia despendida de um sistema de ventilação, alcançando assim uma melhor eficiência energética. Também a forma construtiva do duto central do ventilador foi modificado, onde haletas foram instaladas em locais estratégicos na carcaça interna do ventilador, com o principal objetivo de trabalhar como direcionadoras do fluxo de ar, resgatando desta forma toda a energia perdida em atritos e obstruções e convertendo-as em ganho de eficiência, garantindo que a perda de energia pela fricção do ar seja mínima.
 
A Atlas Copco entra no jogo
Algumas construtoras brasileiras chegaram a importar estas soluções, mas agora esta mesma tecnologia já está disponível no Brasil. A Atlas Copco, que atua no país com escritórios, fábricas e equipe própria há quase 60 anos, adquiriu recentemente a SWEDVENT, disponibilizando localmente seus sistemas. Deste modo, o dimensionamento, instalação e manutenção destas tecnologias ficam muito mais fáceis e viáveis. E além disso a empresa também fez uma parceria com a PROVENTE, uma empresa nacional especializada em projetos de sistema de ventilação.
"Desse modo, será possível extrair o máximo de eficiência desta nova tecnologia, através de um dimensionamento correto e instalação adequada." – comenta Udo Sprengel, Business Line Manager da Atlas Copco Underground Rock Excavation. A Atlas Copco em conjunto com seus parceiros oferece total assessoria no dimensionamento dos sistemas e cálculo das economias possíveis, que podem chegar a até 50%. O fabricante sueco oferece ferramentas precisas de dimensionamento, que permitem o cálculo exato do custo/hora de operação de cada sistema de ventilação, além de apresentarem também, as inúmeras opções de ventiladores, em tamanhos, potência e características diferenciadas, tornando a decisão do melhor modelo a ser aplicado, uma excelente ferramenta de ajuda ao usuário.
Outra interessante característica é a possibilidade de adicionar módulos ao sistema, aumentando ou diminuindo facilmente a pressão, quando necessário. Os ventiladores Atlas Copco, foram desenvolvidos com acessórios que permitem à soma de pressão entre os ventiladores, desta forma os ventiladores podem trabalhar como módulos, onde sempre que uma unidade atinja sua carga máxima de projeto, uma segunda unidade poderá ser acoplada ao sistema, produzindo assim ao dobro de pressão de trabalho, e assim sucessivamente.
 
Maior durabilidade, menos barulho
A estrutura destes sistemas possui um tratamento anti-corrosão que permite uma durabilidade de décadas, mesmo nas mais extremas condições de temperatura, umidade, maresia e etc. Portanto, a redução de custos se dá também no nível da manutenção;
Absorvedor central de ruídos que oferece maior conforto aos usuários e minimiza o impacto ambiental. Além disso, os ventiladores são equipados com outros atenuadores de ruído, como peças cilíndricas confeccionadas em chapa de aço e revestidas internamente por lã de vidro ou outro material com característica acústica. Estas peças cilíndricas após revestidas são acopladas ao ventilador, na entrada e na saída do ar, proporcionado redução dos níveis de ruído em até 24 db.
 
Fundada em 1873, a Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços que abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados, como pós-venda e aluguel. Com uma longa tradição e quase 140 anos de experiência, a Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções para a produtividade industrial e inova sempre para oferecer um nível de eficiência inigualável a seus clientes. O objetivo do Grupo Atlas Copco é tornar-se e manter-se Primeiro na Mente — Primeiro na Escolha® para seus clientes e outras partes interessadas, demonstrando valores como interação, comprometimento e inovação, que formaram o passado da empresa, criaram o presente e orientam o futuro.
Hoje, o Grupo Atlas Copco oferece suporte aos clientes em 180 países, com operações próprias em 90 destes. Em 2013, a Atlas Copco foi classificada como uma das empresas mais inovadoras e sustentáveis do planeta segundo o Fórum Mundial de Economia. Leia a história da empresa que acredita que “Há sempre uma maneira melhor” em www.atlascopco.com/history
 
Foto: Divulgação
Enterprise CMC

Site Login