Mistura asfáltica sustentável: asfalto morno e reciclado de pavimentos

18/07/2013 - Mistura asfáltica sustentável: asfalto morno e reciclado de pavimentos

ammann_asfalto.jpgO SINICESP promoveu, no dia 16 de julho, importante palestra técnica versando sobre Mistura Asfáltica Sustentável. Os engenheiros Gilberto Schelp, consultor de Pavimentação da Ammann do Brasil, e Andreas Biedermann, responsável pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ammann, fizeram as apresentações, com ênfase em Mistura Asfáltica Sustentável - Asfalto Morno e Mistura Asfáltica Sustentável - Reciclado de Pavimentos. O gerente do Departamento Técnico do Sindicato, engenheiro Helcio Petronio de Farias, fez a abertura dos trabalhos agradecendo a participação das empresas associadas nos eventos técnicos.
A Ammann é a maior fabricante mundial de usinas de asfalto e um dos maiores fabricantes de equipamentos para compactação e de pavimentadoras, demonstrando seu grande foco na construção pesada. Os trabalhos de pesquisa ao longo do tempo levaram à utilização do asfalto com temperaturas reduzidas, que oferece muitos benefícios. De acordo com Gilberto Schelp, o asfalto morno apresenta muitas vantagens, incluindo menores emissões poluentes e baixo consumo de energia. Assim, melhora as condições de saúde dos operadores. Ainda tem de se levar em conta, entre as melhorias, a aplicação mais rápida e o resfriamento da massa, permitindo a circulação de veículos em breve espaço de tempo.
Gilberto Schell destacou, também, que, atualmente, a utilização do asfalto recuperado ou reciclado é uma necessidade absoluta, decorrência de fatores econômicos, principalmente pela redução significativa dos custos de produção, incluindo custos mais baixos do asfalto, minerais e custos com transporte. Apresenta, ainda, menos efeitos sobre recursos naturais e redução de instalações caras para armazenamento.
 
Imprensa Sinicesp

Site Login