Projeto Tamoio: tendência mundial de substituir plantas fixas de britagem por móveis

12/07/2013 - Projeto Tamoio traz para o Brasil tendência mundial de substituir plantas fixas de britagem por móveis
 
kleemann_tamoio.jpgOito equipamentos da Kleemann participam do maior Projeto de Britagem móvel da América Latina em pedreira no Rio de Janeiro
A tendência mundial de substituir plantas fixas por móveis em projetos de britagem chega de forma definitiva ao Brasil com o Projeto Tamoio. A iniciativa, ousada e inédita conta com um cenário considerado atípico, que reúne oito equipamentos de britagem e peneiramento móvel. Os equipamentos atuam na pedreira na produção de brita, principal insumo da construção civil, atendendo a grande demanda do Rio de Janeiro, acelerada por diversos projetos de urbanização e infraestrutura.
Os oito equipamentos escolhidos da Kleemann, que faz parte do Grupo Wirtgen junto com as marcas Wirtgen, Vögele, Hamm e Ciber, compõem um quadro de máquinas formado por quatro britadores cônicos modelo MCO 13, dois deles no modelo MCO13S com peneira de três decks acoplada e duas peneiras MS23D. Há ainda dois britadores primários de mandíbulas nos modelos MC140Z e MC120Z ambos com sistema de pré-classificação de partículas finas.
O projeto conta ainda com uma estrutura de suporte ao produto, com oficina móvel, engenheiros e técnicos, assegurando aos clientes a manutenção do comprometimento da companhia fazendo valer o slogan “Close to our customers”, característica da marca.
Apesar do trabalho ousado, os resultados obtidos pelos equipamentos já superam as expectativas, explica o consultor regional de Vendas da Wirtgen Brasil, Jorge Sales. “A Kleemann, pioneira no segmento de britagem móvel, enxerga com bons olhos as projeções para este mercado o que reflete em crescentes e contínuos investimentos do grupo a nível nacional”, detalha Sales.
Os diferenciais dos britadores Kleemann são muitos partindo da escolha do aço utilizado nas máquinas que garantem maior robustez e durabilidade. “Os nossos sistemas de britagem e peneiramento móvel são desenvolvidos sob os mais rigorosos conceitos tecnológicos. Além disso, o pioneirismo e renovação contínua das nossas tecnologias garantem a alta capacidade de processamento destes sistemas, entre outras vantagens, como a tecnologia Dual Power que permite o funcionamento da planta a diesel ou a energia elétrica”, comenta Sales.
Entre as principais vantagens sinalizadas na substituição das plantas fixas por móveis está a redução dos custos operacionais. O alto custo com transporte da rocha até a planta de britagem deixa de existir com a britagem in pit. “Os equipamentos possuem maior valor agregado em função de sua alta mobilidade. Ao término de um trabalho com máquinas móveis elas podem ser utilizadas em outros projetos”, conclui.
 
Sobre o Grupo Wirtgen - Sediado na Alemanha, o Grupo Wirtgen é líder em tecnologia no setor de máquinas para construção e mineração. Atualmente reúne as marcas: Wirtgen, Vögele, Hamm, Kleemann e Ciber, esta última instalada no Brasil há 54 anos.
Além da fábrica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o grupo possui linhas de produção na Índia e China e atende os cinco continentes através de suas subsidiárias e revendedores.
O Grupo Wirtgen, que conta com 5.200 funcionários, registrou e 2,4 bilhões de dólares em vendas em 2012.
 
Foto: Divulgação
Timbro Comunicação

Site Login