Sotreq abre filial em Manaus, atenta ao crescimento do mercado de construção

03/04/2013 - Sotreq abre filial em Manaus, atenta ao crescimento do mercado de construção
 
caterpillar_sotreq2.jpgA Sotreq, revendedora de máquinas e equipamentos da Caterpillar no Brasil, abre oficialmente nesta quarta-feira, 3 de abril, sua nova filial em Manaus. Localizada no bairro de Santa Etelvina, a filial vai atender a uma demanda ascendente do segmento de construção, que apresentou crescimento médio anual da ordem de 15% nos últimos três anos.
Responsável pelos Estados do Amazonas, Acre e Roraima, a nova filial é três vezes maior que a antiga, aberta em 2000 no bairro de Flores. “Nosso mercado cresceu muito, e nossas instalações estavam no limite da capacidade de atendimento”, explica Alexandre Moura, gerente regional. “Mais que ampliar nossa capacidade física, essa mudança sinaliza a importância da Região Norte nos negócios da empresa. Manaus representa 70% dos negócios da regional, e é uma capital que tem recebido obras importantes de infraestrutura, muitas ligadas ao fato de ser uma das sedes da Copa do Mundo”, completa.
No novo prédio da Sotreq, além dos profissionais dedicados a atender o mercado de construção, vão estar funcionários dos segmentos de energia, petróleo e marítimo (da Sotreq) e de movimentação de materiais (da Somov, outra empresa do grupo). Atualmente, são 105 profissionais, entre pessoal administrativo e operacional, mas o prédio está preparado para expansões futuras.
A capacidade para abrigar os equipamentos e as peças de reposição também chama a atenção. As áreas de manutenção e o pátio são significativamente maiores que as anteriores e permitem acomodações mais adequadas de máquinas novas, seminovas e em manutenção. O estoque de peças, que antes contava com 450 m2, hoje está com 1.100 m2, isto é, com 150% de incremento em sua capacidade. “Isso garante melhores condições de armazenamento e agilidade no atendimento aos clientes do Amazonas, Acre e Roraima. Nossos esforços são voltados para a elevação constante no índice de atendimentos imediatos, ou seja, sem nenhuma espera”, diz Diogo Xavier, coordenador comercial.
Entre as máquinas mais comercializadas pela Sotreq nessa regional, estão equipamentos de médio e pequeno porte indicados para obras urbanas e de construção civil, como retroescavadeiras, escavadeiras e minicarregadeiras.
 
Edifício será sustentável
Projetada e executada por uma empresa local, com o intuito de valorizar a região, a filial amazonense traz também um conceito de sustentabilidade. O edifício foi construído em uma área de 23 mil m2, dos quais 3 mil m2 são de área de bosque preservada. Nela, estão um igarapé e uma série de árvores e plantas nativas, com destaque para buritizeiros, jambeiros e outras espécies frutíferas.
O complexo contará com sistema de captação de água da chuva, para lavagem de equipamentos, e sistema de tratamento de água. Desse modo, a Sotreq espera uma redução da ordem de 70% no consumo de água para uso industrial.  

Foto: Divulgação Caterpillar

RP1 Comunicação

Site Login