Primeira balsa de lançamento de dutos do Brasil, a Locar Pipe, vai ser concluída até julho

26/03/2013 - Primeira balsa de lançamento de dutos do Brasil, a Locar Pipe, vai ser concluída até julho

locar_pipe.jpgA primeira balsa de lançamento de dutos brasileira, a Locar Pipe, vai ficar pronta até o fim de julho. O projeto desenvolvido pela Locar para o segmento de óleo e gás já entrou na fase final de produção e conta hoje com um time de 200 trabalhadores em tempo integral, atuando na instalação dos equipamentos e retoques finais das instalações que poderão abrigar até 130 pessoas a bordo. A Locar Pipe foi criada para o lançamento de dutos em águas rasas, com profundidade de até 100 metros.
A embarcação está sendo finalizada na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e contará com um heliponto e guindaste de 400 toneladas sobre ringer. Em termos de comprimento, são 87,5 metros, 30 metros de largura, seis metros de profundidade. O investimento total é de 90 milhões de reais.
A Locar Pipe foi projetada pelo time de engenheiros da Locar, teve o casco fabricado em Belém, com a Rio Maguari Shipyard, e agora está na Ilha do Governador para que seja feita a integração da estrutura com os equipamentos. A embarcação será equipada com cinco geradores elétricos para movimentar os guindastes elétricos. Ao todo são dois guindastes, sendo um principal 47,76 metros de altura e capacidade de 250 MT (modelo Manitowoc 4100w – Ringer) e outro auxiliar com capacidade de 150 MT e altura de 42,767 metros (modelo Fushun QUY150 – Crawler Crane). Além de outros equipamentos para alinhamento dos dutos, tensionadores e um sistema de posicionamento da embarcação para a instalação dos dutos por toda a extensão do projeto.
A Locar é conhecida pela especialização em transportes especiais e movimentação pesada, sendo a maior da América Latina em içamentos de cargas por guindastes, mas, nos últimos anos, vem registrando um crescimento expressivo na área marítima. A divisão foi criada há apenas quatro anos e já conta com 25 embarcações, um time de quase 300 colaboradores e uma principal base na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e outras duas em Macaé, também no Rio de Janeiro, e em Itajaí (SC). Nas próximas semanas, três embarcações ficarão prontas também em um estaleiro em Angra e integrarão a frota da Locar. Os novos barcos fazem parte de um contrato com a Petrobras, envolvendo ao todo 10 embarcações. Duas novas balsas também entrarão em operação, além da Locar Pipe.

Saiba mais sobre a Locar
A Locar Guindastes e Transportes Intermodais está no mercado desde 1988 e está presente nos maiores projetos de infraestrutura do território brasileiro, e também já esteve presente em outros países, como Uruguai, Angola e Cuba. Neste começo de ano, anunciou um investimento de R$ 150 milhões em equipamentos, incluindo R$ 70 milhões em plataformas aéreas.
Atualmente são diversos os segmentos em que a Locar atua com soluções para o cliente, sendo eles: serviços marítimos, andaimes, transportes especiais e remoções industriais, guindastes, gruas, manipuladores telescópicos e plataformas aéreas.
Entre os clientes da Locar estão petroquímicas, mineradoras, companhias de energia, metalúrgicas, construtoras montadoras e outros. Ao todo, a Locar tem mais de 2.800 colaboradores, espalhados pelas diversas filiais do país. Mais informações www.locar.com.br     

Egom Assessoria de Imprensa

Site Login