Transdata oferece auxílio vital ao novo Estádio de Brasília

06/03/2013 - Transdata oferece auxílio vital ao novo Estádio de Brasília com um guindaste sobre esteiras Terex CC 2800-1
 
terex_estadio_brasilia.jpgA Transdata, empresa especializada em movimentação de cargas complexas, contribui para a reforma do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, capital federal do Brasil.  Com sua capacidade ampliada de 41.000 para 70.064 espectadores, a instalação será uma arena multiuso que já sediará várias partidas da Copa das Confederações em 2013, e principalmente da Copa do Mundo em 2014. Será  considerado o segundo maior estádio do Brasil, desfrutando de uma reputação de inigualável sustentabilidade.
Após um minucioso estudo de engenharia, a Transdata escolheu o guindaste sobre esteiras Terex® com capacidade para 600 t para ser usado na construção da cobertura do estádio, que adota princípios de sustentabilidade e incorpora células fotovoltaicas capazes de gerar toda a energia exigida pelas novas instalações.
A estrutura da cobertura é formada por anéis de cabo de aço em disposição concêntrica, que serão retesados por estruturas de sustentação da carga nas laterais do estádio. O fechamento de sua estrutura será feito com toldos de lona, incorporando as células fotovoltaicas. Uma das tarefas do CC 2800-1 será a de suspender as seções de cabos de aço com 29 toneladas e posicioná-las sobre os retesadores. O guindaste será configurado para trabalhar no sistema Superlift de ajuste variável, com lança principal de 60 m e extensão articulada de 72 m. Espera-se que o Terex CC2800-1 permaneça na obra durante cinco meses.
Antes ser alocado para a reforma do estádio de Brasília, o guindaste estava executando a montagem de um Parque Eólico em Barra dos Coqueiros, Sergipe. Sua mobilização (transporte) exigiu 30 caminhões e sua instalação, uma equipe composta por dois técnicos da Terex, cinco funcionários da Transdata e apenas cinco dias.
 
Sustentabilidade
Um dos pontos altos do plano de ação é a preocupação com o meio ambiente.  Para atingir este objetivo, as intervenções de sustentabilidade começam com os operários. Reservatórios com substâncias químicas são colocados em tanques de concreto, para que, havendo qualquer tipo de vazamento, o solo não fique comprometido.
Outro fator de sustentabilidade é a cobertura do estádio, que contará com células fotovoltaicas para capturar a luz do sol e gerar até 2,5 megawatts por dia, correspondentes a toda a energia necessária para o consumo do evento. Durante o processo de construção, serão removidas 81 árvores. Em compensação, a construtora doou cinco mil mudas de diferentes espécies ao governo do Distrito Federal. Finalmente, os assentos serão feitos com material reciclado de garrafas plásticas.
O Gerente de Remoção e Guindaste da Transdata, Gilvanir Fidêncio, comenta sobre a escolha do guindaste Terex CC 2800-1: "O espaço apertado do próprio canteiro de obra também influiu. Este importante projeto nacional exigia um guindaste de alta capacidade, com design comprovado, grande capacidade de manobra e elevado índice de confiabilidade".
“O CC2800-1 correspondeu às nossas expectativas e vem trabalhando dia após dia de maneira satisfatória. Isto é vital em um projeto improrrogável de tamanha importância e prestígio para a nação. As manifestações do canteiro tem sido sempre positivas, tanto em termos de produtividade como da facilidade de utilizar o Terex IC-1, o intuitivo sistema de controle do guindaste."
 
A respeito do Terex® CC2800-1
O Terex CC 2800-1 é um guindaste sobre esteiras de lança treliçada com excelente versatilidade. Ele pode, por exemplo, ser convertido de guindaste padrão a guindaste para fim específico, em projetos de turbinas eólicas e depois voltar ao padrão com apenas alguns componentes especiais. Esses componentes são segmentos especialmente reforçados para a lança principal e uma lança auxiliar articulada rígida (LF2) com comprimentos de 12, 24 ou 36 metros, desenvolvida especificamente para aplicações relacionadas à energia eólica. A capacidade nominal de içamento deste guindaste é de 600 toneladas com alcance de dez metros e momento de carga máximo de 7,710 mt.
A subestrutura é oferecida em dois modelos: a versão padronizada e uma versão de bitola estreita, esta última permitindo seu deslocamento por estradas com apenas 5 metros de largura. O kit para bitola estreita pode ser usado com sapatas da esteira de 1,2 metro de largura (menor largura total) ou 1,5 metro de largura (menor pressão sobre o solo). Além disso, o guindaste pode ser fornecido sobre um chassi adequado para deslocamentos rodoviários. A máquina básica, incluindo todos os guinchos e o suporte angular, pode ser transportada dentro do limite de carga de 12 toneladas por eixo.
O alto nível de flexibilidade proporcionado por esses opcionais e recursos poupa tempo e despesas durante o transporte, a instalação e a desmontagem, com extrema otimização dos custos do processo.  Além do mais, o comprovado sistema de controle Terex IC1, com recursos para controle remoto por rádio, permite operar o Terex CC2800-1 com facilidade, rapidez e conforto em quase todas as condições operacionais.
 
Sobre a Transdata
Sediada em São Paulo, com filiais em todas as partes do país, a Transdata é uma das maiores especialistas em movimentação de cargas complexas no Brasil, oferecendo soluções completas para uma série de setores industriais, como óleo e gás, construção e energia. Certificada pelo sistema de gestão da qualidade NBR ISO 9001, a empresa combina as melhores alternativas em termos tecnológicos e a experiência de sua equipe de engenharia, remoção e transporte para desenvolver soluções logísticas que maximizam seus resultados de seus clientes. A Transdata tem participado dos maiores e mais prestigiosos projetos do país, como as novas refinarias e usinas, parques eólicos, recentemente, concluiu o transporte interestadual mais pesado do Brasil.
 
Sobre a Terex
A Terex Corporation é uma empresa global diversificada que fabrica uma grande linha de equipamentos e se dedica ao fornecimento de soluções confiáveis e específicas para cada cliente em muitas aplicações, tais como construção, infraestrutura, exploração de pedreiras, mineração, transporte marítimo e rodoviário, refinarias e os setores de energia, serviços públicos e produção.  A empresa declara seu giro em cinco segmentos de negócios: Aerial Work Platforms (Plataformas de Trabalho Aéreo); Construction (Construção); Cranes (Guindastes); Material Handling & Port Solutions (Movimentação de Materiais e Soluções Portuárias); e Materials Processing (Processamento de Materiais). A Terex oferece produtos e serviços financeiros voltados para a aquisição dos seus equipamentos através da Terex Financial Services.  Para mais informações, visite (www.terex.com)
 
Foto: Divulgação
LVBA Comunicação

Site Login