Vermeer Brasil lança equipamento para perfuração guiada a laser

08/11/2012 - Vermeer Brasil lança equipamento para perfuração guiada a laser
 
vermeer_valetadeira_baixa.jpgNo II Workshop de Infraestrutura Subterrânea, a empresa apresentou a nova solução para obras de água e esgoto, além de outros produtos para perfuração direcional e valeteamento contínuo
O II Workshop de Infraestrutura Subterrânea, promovido pela Vermeer Brasil, marcou o lançamento do sistema de perfuração guiada a laser AXIS™ GB812. Realizado em outubro, em Atibaia, interior de São Paulo, o evento reuniu concessionárias, construtoras, operadoras, projetistas, empreiteiras, entre outros prestadores de serviços do Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México.
A novidade apresentada pela Vermeer reforça o portfólio de soluções para perfuração por MND (Métodos Não Destrutivos). Equipado com um sistema guiado a laser, o AXIS é focado nas obras de implantação de redes de água e esgoto. O gerente da Vermeer Corporation para os setores de água e esgoto, John Milligan, é categórico ao afirmar que o AXIS é a solução ideal para instalações com declividade precisa e menor que 1% para tubulação de até 600 mm de diâmetro e, principalmente, em profundidades maiores que 4 metros.
“Investimos mais de dez anos de pesquisas para desenvolver um equipamento capaz de reduzir os custos das obras com valas abertas e agregar precisão e velocidade na implantação das redes”, pondera Milligan.
Estudos conduzidos pela Vermeer estimam que o mercado de telecomunicações responde por 46% das obras de perfuração horizontal dirigida, seguido pelas obras de água e esgoto com 19% das demandas. O gerente geral da Vermeer Brasil, Flávio Leite, comenta que mais de 80% das redes de água e esgoto empregam o método de vala aberta. Ele analisa que há um vasto leque de oportunidades para MND. “O AXIS pode viabilizar grandes obras, reduzindo custos agregados, como recuperação do asfalto, equipamentos como escavadeiras, caminhões para coleta do entulho, além de causar mínimos impactos no trânsito”, lista o executivo. Ele acrescenta que o sistema de perfuração do AXIS ainda se diferencia por não necessitar de reforço de concreto estruturado na preparação de poços de visita.
 
Como funciona AXIS™ GB812
O sistema AXIS de perfuração guiada a laser opera com a abertura de dois poços de visita, um em cada extremidade do furo. Um dos furos serve como poço de lançamento e o outro como saída ou poço de recebimento. A cabeça de perfuração possui o mecanismo de direcionamento, bem como a câmera que envia a imagem do alvo para o console de operação.
Depois de iniciar o furo, a cabeça de perfuração é desacoplada do rack. O rack de perfuração é retraído para sua posição mais traseira, para permitir a inserção de novas hastes. O circuito de câmera fechado embutido na cabeça de perfuração permite ao operador monitorar constantemente a linha e a inclinação, enquanto o método de escavação a vácuo remove os resíduos de forma eficiente sem a necessidade do trabalho braçal.
 
II Workshop de Infraestrutura Subterrânea
A programação do Workshop, nos dias 03 e 04 de outubro, também contemplou outras linhas de produtos da fabricante Vermeer, além de palestras ministradas por especialistas da empresa, abordando assuntos como manutenção e reposição de peças. Dentre outros equipamentos, a empresa destacou o NAVIGATOR, outro equipamento para MND capaz de operar em qualquer tipo de rede subterrânea com capacidade para instalação de tubulações de diâmetros diversos que podem ser maiores que 1000 mm, e com mais de 2km de extensão. Como exemplo o navigator modelo D20x22II pode operar puxando tubulações de até 9071kg, com torque máximo de 325Nm e motor de 83hp. Dependendo das condições do solo, o diâmetro final pode ser de até 450mm.
As valetadeiras foram outro foco do evento. Começando com a RTX550MT para abertura de microvalas, com largura de 3 a 5 cm. O equipamento opera com sistema de sucção de resíduos a vácuo, ideal para tornar as valas limpas para a posterior instalação de tubulações. O modelo RTX550MT pode atender obras dentro dos centros urbanos, viabilizando a abertura de valas para instalação de redes de telecomunicações em sarjetas ou em outros pequenos espaços, onde já existam outras redes de infraestrutura como as de água e esgoto. Os cortes transversais feitos pela RTX550MT também atendem os requisitos para drenagem de rodovias.
 
Sobre a Vermeer
A Vermeer conta com mais de 60 anos de experiência no mercado e possui uma ampla presença ao redor do mundo. Está focada nas necessidades dos clientes, identificando e antecipando soluções para que a execução das obras seja mais produtiva e rentável. Atua nos mercados de infraestrutura subterrânea, construção, mineração, arboricultura, jardinagem, processamento de resíduos de madeira, reciclagem orgânica e agricultura, oferecendo os seguintes equipamentos: valetadeiras, mineradores de superfície, perfuratrizes direcionais horizontais, minicarregadeiras, instaladores de cabos, escavadores a vácuo, trituradores florestais, destocadores, compostadores orgânicos, segadoras condicionadoras, enfardadeiras, enleiradeiras, entre outros.
A Vermeer Latin America é um de seus escritórios regionais e está localizada na cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, com a intenção de desenvolver novos produtos e soluções projetados para adaptarem-se especificamente as necessidades dos clientes na América Latina. E, pela grande importância do Brasil no panorama mundial, há três anos a Vermeer assumiu a distribuição de seus produtos dentro do território brasileiro, sendo responsável direto pela venda de equipamentos e peças genuínas, assistência técnica especializada e treinamentos de operação e manutenção.
 
Foto: Divulgação
Canaris informação Qualificada

Site Login