Brasileiro participa pela primeira vez da equipe de demonstradores da Caterpillar

25/09/2012 - Brasileiro participa pela primeira vez da equipe de demonstradores da Caterpillar durante a Mine Expo, nos EUA
 
cat_pa-carreg01 - 966h-baixa.jpgFritz Paes, da Sotreq de Contagem (MG), foi convidado pela Caterpillar internacional pelo alto nível de excelência e conhecimento na operação de equipamentos de mineração
Pela primeira vez na história da Caterpillar, um profissional brasileiro vai operar equipamentos de mineração diante de um seleto grupo de clientes mundiais convidados para a Mine Expo, maior e mais importante feira de mineração do mundo. A feira será realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre 24 e 27 de setembro, e a demonstração de equipamentos será realizada na unidade da Caterpillar em Tucson, no Arizona.
Fritz Paes é consultor de treinamento sênior da Sotreq, revendedora da Caterpillar no Brasil, e há 19 anos dedica-se a treinar operadores de caminhões fora de estrada, tratores de esteira, carregadeiras de rodas e motoniveladoras. Engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Minas Gerais, Paes está na empresa desde 1985 e já formou mais de mil profissionais, que operam equipamentos em grandes empresas como Vale, CSN, Usiminas e Samarco.
Para ele, é um orgulho ter sido convidado para realizar uma das mais importantes tarefas do evento: “Este convite coroa a paixão que tenho pelo meu trabalho, e é um incentivo para que continue me atualizando e treinando pessoas”, diz o consultor, que tem 63 anos e está longe de se aposentar.
Além do brasileiro, apenas um australiano e um canadense foram convidados para fazer as demonstrações.
 
Equipe de excelência
A equipe da Sotreq é formada por dois consultores operacionais – um deles é Fritz Paes – e quatro instrutores de operação, todos certificados pela Caterpillar internacional.
Os funcionários dos clientes da Sotreq passam por um processo de capacitação ministrado pelo time da Sotreq e, posteriormente, são avaliados. Estão aptos a operar os equipamentos apenas aqueles que obtiverem um mínimo de 80% de aproveitamento do conteúdo prático e teórico.
Os clientes que desejam certificar-se internacionalmente pela Caterpillar são levados pela Sotreq aos Estados Unidos e, durante 15 dias, passam por um treinamento ainda mais detalhado. Ao final, submetem-se a rigorosas provas de avaliação, que consideram questões relacionadas à segurança, inspeção de equipamentos e técnicas de operação.
“A Sotreq surpreendeu a Caterpillar quando levou três times de clientes aos Estados Unidos, e 100% dos funcionários retornaram certificados. Os profissionais que foram treinados no Brasil atenderam a um alto nível de exigência e mostraram que o trabalho realizado aqui segue padrões internacionais de qualidade”, conta Paes.
Paes é certificado pela Caterpillar em seis equipamentos e, durante as demonstrações internacionais, vai operar motoniveladora, carregadeira e caminhão fora de estrada.

Foto: Divulgação Caterpillar

RP1 Comunicação

Site Login