A Caterpillar amplia produção nacional de grupos geradores

19/09/2012 - A Caterpillar amplia produção nacional de grupos geradores
 
caterpillar_813_xx.jpgO novo investimento criará capacidade adicional para atender à crescente demanda do Pré-Sal e da indústria do petróleo no Brasil
 
A Caterpillar Brasil anunciou hoje a ampliação da produção nacional de grupos geradores em sua fábrica em Piracicaba (SP), o que aumentará a sua capacidade de oferecer soluções em sistemas de energia e atender às exigências de conteúdo nacional. A expansão da fábrica atenderá a produção de grupos geradores de grande porte, C280 e 16CM32C, na faixa de 1820 ekW a 7680 ekW, para apoiar a demanda de offshore no mercado brasileiro. Esta expansão das instalações está alinhada com o desenvolvimento de novos produtos, engenharia colaborativa e ampliação da capacidade da cadeia de fornecimento da companhia. A meta da Caterpillar é oferecer ao mercado um índice de 60% de nacionalização.
Para acomodar a produção dos novos modelos, haverá uma ampliação de 12.000 m2 na fábrica. De acordo com Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil, o investimento é a resposta da empresa para atender o crescimento da indústria brasileira de equipamentos. Com base no bem sucedido lançamento dos Grupos Geradores Série 3500C, ocorrido em março deste ano, este novo investimento em Piracicaba criará a capacidade necessária para atender a demanda dos estaleiros brasileiros por modelos de maior porte, com motores de média rotação, relativos às necessidades do Pré-Sal e da indústria de petróleo no Brasil.
Idealizados para plataformas semi-submersíveis, barcos de apoio e abastecimento offshore, navios-sonda e lançadores de tubos, os Grupos Geradores Série C280 têm uma longa tradição de durabilidade e confiabilidade no mercado. Com densidade de potência superior e reduções significativas de peso, o modelo C280 oferece alta disponibilidade e baixo custo de operação aos clientes. Os motores atendem às exigências de emissões EPA Marine Tier II e IMO Tier II, oferecem potência nominal de 1820 ekW a 5200 ekW a 900/1000rpm e estão disponíveis nas configurações de 6, 8, 12 e 16 cilindros.
O Grupo Gerador 16CM32C, com potência nominal de 7680 ekW, foi especialmente projetado para trabalhar com grandes embarcações tipo navios-sonda e FPSO´s (produção, armazenamento e transferência de petróleo). O modelo atende às exigências de emissões IMO Tier II.
"Esta expansão representa nosso contínuo compromisso e apoio ao mercado brasileiro offshore de petróleo e gás, em constante crescimento," disse Dave Dunlevy, gerente geral da Caterpillar para o mercado global de petróleo e gás. "O escopo do plano de expansão da fábrica no Brasil na área de energia é de longo prazo e envolve uma ampla gama de novos produtos brasileiros. Este investimento, combinado com o excelente desempenho que temos no Brasil, assegura a nossos clientes a mesma qualidade, confiabilidade e durabilidade de classe mundial esperada dos produtos CAT, além de atender os índices de nacionalização estabelecidos pelo governo brasileiro e pela Agência Nacional do Petróleo."
Os produtos Caterpillar contam com uma rede mundial de revendedores CAT com técnicos capacitados para assegurar um suporte adequado ao cliente. A indústria de petróleo e gás conta com o suporte de três revendedores CAT: Sotreq, Marcosa e PESA, que são grandes empresas com mais de 50 anos de atuação em suas regiões. No caso específico da Sotreq, o Chief Operating Officer, George Beckwith, anuncia investimentos na unidade de Macaé/RJ. "Temos cerca de cem profissionais especializados em serviços e peças para motores e grupos geradores e fizemos novos investimentos para inaugurar mais uma filial, que será instalada em um terreno de 25.000 m2 e está programada para entrar em operação até junho de 2013. A nova filial terá um centro de treinamento de motores de padrão mundial, uma oficina de reparos de componentes e um almoxarifado de peças de reposição com capacidade triplicada em relação à unidade atual", declara Beckwith.
Para saber mais sobre esses produtos e serviços da Caterpillar, visite o stand da Sotreq CAT, de 17 a 20 de setembro, no Centro de Convenções Rio Centro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Pavilhão 3, stand J25. Para mais informações, visite www.sotreq.com.br
 
Sobre a Caterpillar
Há mais de 85 anos, a Caterpillar Inc. tem possibilitado o progresso e tem incentivado mudanças positivas e sustentáveis em todos os continentes. Com um faturamento de US$ 60,1 bilhões em 2011, a Caterpillar é líder em tecnologia e a maior fabricante mundial de equipamentos de construção e mineração, motores limpos a diesel e gás natural e turbinas industriais a gás. Mais informações são disponíveis em www.cat.com
 
Sobre a Caterpillar Brasil
Localizada em Piracicaba (SP), a Caterpillar Brasil comemora 58 anos de presença e liderança absoluta de mercado em seus segmentos de atuação. Acumula as certificações em Excelência Operacional Classe A, ISO 9001 e ISO 14001. A linha nacional de produtos é composta de 40 diferentes modelos de máquinas, entre escavadeiras hidráulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores de esteiras. Produz também grupos geradores nas faixas de 32 a 2250 kVA, além de ferramentas e acessórios especiais para seus equipamentos. A empresa conta com 6000 funcionários e é reconhecida pela gestão de pessoas, suas ações de responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Em setembro de 2010, anunciou seus planos de expansão de sua capacidade de fabricação no Brasil, adquirindo uma nova unidade industrial em Campo Largo, Estado do Paraná, que foi inaugurada em outubro do ano passado. A empresa é a principal exportadora de seu setor e a 14a do país.
Mais informações disponíveis em: www.caterpillar.com.br
 
Sobre a Caterpillar Global Petroleum
A Caterpillar Global Petroleum, divisão para petróleo e gás da Caterpillar Inc, com sede em Houston, Texas, Estados Unidos, concentra todas as atividades de vendas e serviço para as soluções de energia CAT para o mercado de petróleo. Desde os anos trinta, a Caterpillar vem fabricando motores para campos petrolíferos e hoje oferece soluções de energia principal com potências nominais de 31 a 16000kW. A rede de vendas e serviços inclui mais de 2100 instalações de revendedores no mundo todo, dedicados a oferecer assistência técnica aos clientes nos segmentos de perfuração, produção, serviço de compressão em instalações de petróleo e gás.
 
Sobre a Sotreq
Fundada em 1941, a Sotreq S/A é um revendedor autorizado para os produtos e serviços Caterpillar e MaK em 80% e 100% do território brasileiro, respectivamente, com 35 filiais. A Unidade de Negócios de Petróleo e Marítimo opera através de filiais dedicadas nas cidades de Macaé e Rio de Janeiro e conta com a assistência de suas outras filiais em todo o seu território. Com foco na aplicação de soluções integradas para a geração de energia, compressão de gás, perfuração, bombeamento, propulsão mecânica e diesel-elétrica para os mercados onshore e offshore/marítimo, a Sotreq oferece engenharia, projetos de instalações, comissionamento, testes operacionais, assistência técnica pós-venda e contratos de manutenção. Mais informações disponíveis em: www.sotreq.com.br
 
Foto: Divulgação Caterpillar
Fonte: Caterpillar Brasil

Site Login