Tracto-Technik, um olhar para o futuro após 50 anos de sucesso

06/09/2012 - TRACTO-TECHNIK, um olhar para o futuro após 50 anos de sucesso
 
/tracto-technik.jpgA TRACTO-TECHNIK, assim como outras grandes empresas, começou sua história de sucesso em uma pequena garagem alugada, que existe até os dias de hoje, na vila de Lennestadt em Saalhausen - Alemanha.
Tudo começou no dia 14/11/1962, quando 4 funcionários começaram a fabricar dispositivos de extração de barras de perfuração.
Este equipamento servia para extrair hastes de perfuração e estacas de escoramento do solo, sendo o principal cliente naqueles dias a empresa KRUPP Bautechnik em Essen.
Na época, os estáveis mercados de fundações e de construções de estradas em conjunto com o desenvolvimento econômico, pareciam estar levando a empresa para o caminho correto, mas o início não foi fácil mesmo assim.
Wolfgang Schmidt, filho do fundador Paul Schmidt, é o diretor da empresa e lembra: “Meu pai era uma pessoa otimista e olhou para as coisas deste ângulo. Quem coloca a cabeça na areia não pode descobrir nada de novo.” Em outras palavras, ele agarrava os problemas com dedicação quando acreditava que poderia encontrar uma solução útil. A maioria de seus esforços nos levou à frente muito rapidamente. Nossa força inovadora cresceu com ele e é por isso que, ainda hoje, é o fator de condução e de incentivo para as principais inovações.
A TRACTO-TECHNIK ainda estava no berçário, mas começava a aprender muito rapidamente a ficar sobre seus próprios pés. A jovem empresa ganhou reconhecimento e ficou convencida de sua própria competência e força de inovação.
O nome da empresa foi escolhido propositalmente porque seus primeiros produtos chamavam-se TRACTODRILL e TRACTOMAT, sendo que este ganhou o cobiçado prêmio em Bruxelas, "Band The Blue", e é ainda hoje utilizado para extrair suportes de guard-rail de estradas.
Isso não foi tudo. Pouco tempo depois a KRUPP apresentou à TRACTO-TECHNIK um desafio para desenvolvimento de um dispositivo acionado hidraulicamente. Buscando obter o conhecimento tecnológico na área hidráulica, Paul Schmidt e seus colegas freqüentaram no período noturno uma escola na cidade de Siegen, próxima à Lennestadt. Após procurar em vão por uma máquina para o tratamento de tubos hidráulicos que necessitava, Paul Schmidt olhou para este dilema e pensou: "Se não há tal coisa, então vamos inventá-la."
Assim surgiu a linha TUBOMAT, que despertou rapidamente o interesse dos fabricantes de autopeças. A distribuidora desta linha foi empresa Kracht de Werdohl até o início da década de 1980 quando então, a TRACTO-TECHNIK assumiu a distribuição por conta própria.
Com pequenas melhorias técnicas em relação ao projeto original o TUBOMAT tornou-se o item de maior sucesso e motivo de orgulho desta linha, demonstrado pela competência dos milhares de unidades produzidas.
Nos 40 anos do TUBOMAT, esta área de negócios da empresa desenvolveu e produziu soluções seguras para o segmento de moldagem de tubulações. Isso inclui máquinas inovadoras com tecnologia de medição precisa e softwares inteligentes. O produto mais recente é uma máquina de curvamento de tubos totalmente elétrica, equipada com 15 servo-axial, que pode dobrar tubos com figuras altamente complexas em segundos.
Somente 5 anos após a fundação da empresa, Paul Schmidt decidiu que era hora de mudar para uma nova fábrica recém-construída. Ele preferiu ficar em Saalhausen porque a maioria dos seus funcionários ali vivia. Lá era a casa deles!
Um pequeno incidente ocorrido em 1970 produziu uma reviravolta radical no foco da empresa. A nova estrada de asfalto em frente à casa de Paul Schmidt teve de ser interrompida mais uma vez por alguns dias para a instalação de uma nova adutora de água. Isso deu a Paul Schmidt outra idéia inteligente.
Nascia a perfuratriz GRUNDOMAT - o início de muitas ideias inovadoras no ramo de instalação de tubulações por meios não-destrutivos.
Com utilização diária, nas mais variadas aplicações ao redor do globo, logo o GRUNDOMAT tornou-se líder de mercado e seu símbolo, a toupeira, uma marca forte e ícone de marketing, ganhando a confiança dos nossos clientes. Tanto que hoje, este tipo de tecnologia, é conhecida como "mole“ (toupeira) em inglês e no Brasil, adotamos um símbolo nacional para este mesmo equipamento: o tatu.
Até hoje, mais de 350 patentes, asseguram a pesquisa e o desenvolvimento de produtos da empresa.
Isso transformou a TRACTO-TECHNIK uma referência em pioneirismo. O conceito TIMI (TRACTO IDEAS MAKE INNOVATIONS) garantiu que os processos de inovação na TRACTO-TECHNIK tenham uma estrutura própria, reconhecido pelo Prêmio Avia dos grupos de engenheiros e economistas da DELOITTE que teceu muitos elogios a ele.
A mentalidade aberta e o entusiasmo pela tecnologia têm proporcionado inúmeros novos desenvolvimentos, que trouxeram também uma grande quantidade de prêmios e homenagens.
A tecnologia de perfuração direcional (HDD) tem sido especialmente fascinante. As tarefas e os requisitos são diversos e abrem caminho para o nível de tecnologia alcançado hoje em dia através de um ciclo de desenvolvimento impar. Eram verdadeiras realizações pioneiras. Sempre novas idéias surgiam à mesa, decorrentes de experiências práticas diárias, que foram convertidas em alta tecnologia, sob o lema: O melhor é inimigo do bom.
A empresa Beerman de Hörstel-Riesenbeck possui atualmente 20 equipamentos de perfuração GRUNDODRIL. O proprietário da empresa Ewald Beerman chegou a uma conclusão positiva: "Devido às experiências trocadas ao longo dos anos, temos a TRACTO-TECHNIK em alta estima, porque eles estão sempre prontos a ouvir os desafios do mercado e buscando soluções inovadoras com equipamentos extremamente confiáveis”.
Outro grupo de produtos, chamado GRUNDOBURST, é voltado para a substituição de tubulações também por método não-destrutivo. Neste grupo, as tubulações de água e esgoto podem ser substituídas por tubulações novas de mesmo ou maior diâmetro renovando-as e ampliando sua vida útil em décadas. O segredo deste método está no emprego de hastes do tipo QUICKLOCK, que não são rosqueadas umas às outras, mas sim encaixadas, garantindo uma eficiência muito superior.
A nossa linha de produção emprega modernos centros de usinagem CNC e está constantemente se adaptando às novas tecnologias. O objetivo é sempre aumentar a produtividade, mantendo a qualidade e robustez dos seus produtos.
A TRACTO-TECHNIK possui hoje mais de 500 funcionários em todo o mundo. Eles são a base de tudo para a empresa. A TRACTO-TECHNIK sabe que somente funcionários satisfeitos e competentes são capazes de manter os clientes satisfeitos. Há uma força de união muito forte entre os funcionários e a empresa. Destes, 85 estão na TRACTO-TECHNIK desde seu início – alguns deles nunca trabalharam em outra empresa.
Nos anos 80, a empresa começou a acelerar seu processo de globalização, primeiro na Inglaterra, depois na França, EUA e Austrália. Hoje o departamento de exportação da TT e as empresas co-irmãs cuidam e apoiam mais de 60 parceiros em todo o mundo.
Na Alemanha, o suporte em todas as regiões do país é feito por fábricas e subsidiárias locais.
Na virada do século, a internet começou a ganhar mais adeptos e tornou-se um poderoso instrumento para aumentar a publicidade e o desenvolvimento de contatos nacionais e internacionais.
TRACTO-TECHNIK tem uma clara politica ambiental que é constantemente incentivada, tanto que produz uma máquina de aplicação de cunho ambiental.
Em 2007, surgiu a tecnologia de perfuração para a exploração eficiente da energia geotérmica, que chamamos de GRD. Os furos são executados a partir de um poço de visita em todas as direções (360°) e inclinações de 30  a 65°. O equipamento compacto de perfuração é aplicável mesmo em ambientes reduzidos e quase não provoca dano superficial. A TRACTO-TECHNIK serve de exemplo, pois aplica a exploração da energia geotérmica em suas fábricas.
Continuidade e estabilidade sempre foram as maiores referências na política da empresa. Os diretores da empresa Timotheus Hofmeister e Meinolf Rameil gostam de testemunhar: "O nosso objetivo é de um crescimento durável e rentável. Para isso, precisamos de produtos alinhados com o mercado e uma força poderosa de distribuição, com um claro alinhamento estratégico com nossos parceiros. Nós só podemos conseguir isso com uma equipe bem treinada.“
Os desafios do futuro são vistos pela TRACTO-TECHNIK em uma oferta moderna e segura nos campos de energia e comunicação, onde as tecnologias e os métodos de instalação não-destrutiva de tubulações podem contribuir substancialmente.
 
TRACTO-TECHNIK GmbH & CO KG
Spezialmaschinen
P.O. Box 4020
57356 LENNESTADT
Alemanha
Tel. (+49) 2723 8080
Fax (+49) 2723 808 189
Internet: www.tracto-technik.de
E-Mail:  export @ tracto-technik.de
 
Legenda da foto: Substituição de tubulações que necessitam de reparação com a tecnologia GRUNDOBURST
Foto e texto: Divulgação

Site Login