Vermeer trará para o Brasil sua linha de equipamentos para mineração

16/08/2012 - Vermeer trará para o Brasil sua linha de equipamentos para mineração

vermeer_tl1655-fmg.jpgCom casos de sucesso na África, Austrália, Chile, China e EUA, a empresa quer difundir soluções para mineração de superfície

A Vermeer Brasil prepara o lançamento de três modelos de mineradores de superfície para atender as mineradoras que atuam no país. Denominados Terrain Leveler, os equipamentos eliminam as etapas de perfuração, explosões, trituração primária e diminuem o uso de água na separação dos resíduos. As soluções somam casos de sucesso na África, Austrália, Chile, China e EUA e chegarão ao mercado brasileiro no início de 2013, tendo em vista questões como impactos nas comunidades próximas às operações e a necessidade de aumentar a vida útil das minas.
“Com o uso de explosivos, toda operação da mina tem que ser interrompida por questões de segurança, além do que há restrições em relação à proximidade de rodovias e cidades, que limitam as atividades extrativistas”, observa o gerente do segmento de Escavação Especializada, César Leite. De acordo com ele, os equipamentos TL1255 CD (Chain Drive), TL1255 DD (Direct Drive) e TL1655 são montados sobre duas esteiras, com capacidade para girar 180º no próprio eixo, o que favorece a dirigibilidade em locais confinados e diminui as áreas de traslados.
A linha de Terrain Leveler da Vermeer é equipada com tambor de corte na área traseira, o que viabiliza a operação até a base do talude, em locais recortados ampliando as áreas de extração. Os equipamentos contam com o sistema Top Down Cutting, ou seja, os bits penetram nos minérios de cima para baixo, o que viabiliza operação com boa produtividade mesmo em materiais mais duros.
Outra vantagem proporcionada pelo recurso do tambor de corte é a inclinação lateral capaz de auxiliar tanto na geração de um terreno nivelado, como para o direcionamento para escoar as águas das chuvas. Feito o ajuste da inclinação, o equipamento tem interface com sistema GPS parra mapear o minério a ser cortado. Com mais precisão, ele corta o minério e, na operação, deixa as superfícies regulares, sem pontas ou saliências, o que contribui para a vida útil dos equipamentos e facilita o carregamento seletivo do mineral. Na época das chuvas, as áreas niveladas auxiliam na canalização da chuva, facilitando o escoamento da água acumulado no fundo de lavra, que em outras operações, demanda o emprego de bombas.
O especialista observa que, empregando a linha de Terrain Leveler da Vermeer, o material cortado tem tamanho máximo de 20 cm e pode ser encaminhado direto para o britador secundário. O transporte do minério pode ser feito empregando equipamentos de menor porte ou ainda otimizando a frota de veículos de grande porte.

Produtividade
Os três modelos da linha Terrain Leveler apresentam boa relação de custo benefício com materiais duros, de até200 M Pa (mega Pascal) como o manganês e o granito, ou da ordem 130 M Pa (mega Pascal), como alguns tipos de calcários e minérios de ferros. Com materiais mais brandos, com 50 M Pa, como alguns tipos de gipsita e bauxita, a produtividade pode ultrapassar mais de mil toneladas por hora. A empresa tem equipamentos operando com sucesso em minas de gipsita (EUA), cobre (África), carvão (Europa e China), minério de ferro (Austrália), e iodo (Chile). Nas operações com minério de ferro, na Austrália e no Chile, o resultado da escavação foi de 500 toneladas por hora com o modelo TL1255.
O mercado precursor com uso desta tecnologia foi a Austrália, em 2006. Segundo César Leite, no país, as minas têm menores profundidades, chegando a 30 m. O custo para remanejamento das áreas de trabalho eram muito altas, o que impulsionou a demanda por equipamentos de mineração de precisão para otimizar essas operações. A partir dos resultados obtidos na Austrália, outros países despertaram sua atenção para esta tecnologia, motivados por outros desafios como green fields ou a proximidade com áreas urbanas.
Sanada a demanda imediata, a Vermeer foi acionada pela FMG (Fortescue Metals Group), da Austrália, para desenvolver um equipamento ainda mais robusto, com capacidade para escavar 1500 toneladas por hora. Com materiais brandos, a produtividade chega a 3 mil toneladas por hora.  O TL1655 foi desenvolvido a partir deste desafio e será lançado na MINExpo, em Las Vegas, de 24 a 26 de setembro de 2012, no estande da Vermeer.
Demonstração do equipamento: http://www.youtube.com/watch?v=v32EdWMvy4I

Sobre a Vermeer
A Vermeer conta com mais de 60 anos de experiência no mercado e possui uma ampla presença ao redor do mundo. Está focada nas necessidades dos clientes, identificando e antecipando soluções para que a execução das obras seja mais produtiva e rentável. Atua nos mercados de infraestrutura subterrânea, construção, mineração, arboricultura, jardinagem, processamento de resíduos de madeira, reciclagem orgânica e agricultura, oferecendo os seguintes equipamentos: valetadeiras, mineradores de superfície, perfuratrizes direcionais horizontais, minicarregadeiras, instaladores de cabos, escavadores a vácuo, trituradores florestais, destocadores, compostadores orgânicos, segadoras condicionadoras, enfardadeiras, enleiradeiras, entre outros.
A Vermeer LatinAmerica é um de seus escritórios regionais e está localizada na cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, com a intenção de desenvolver novos produtos e soluções projetados para adaptarem-se especificamente as necessidades dos clientes na América Latina. E, pela grande importância do Brasil no panorama mundial, há três anos a Vermeer assumiu a distribuição de seus produtos dentro do território brasileiro, sendo responsável direto pela venda de equipamentos e peças genuínas, assistência técnica especializada e treinamentos de operação e manutenção.

Comunicação - Canaris

Site Login