Ciber cresce 12% em vendas no primeiro semestre de 2012

02/08/2012 - Ciber cresce 12% em vendas no primeiro semestre de 2012
 
ciber_hamm_grw_280_menor.jpgBom resultado alcançado no Brasil contraria o cenário de retração do setor industrial e incentiva contratações da empresa
 
A Ciber Equipamentos Rodoviários segue na contramão dos dados divulgados pela Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) que apontam que o faturamento no mercado interno dos últimos seis meses foi 5,1% menor do que o mesmo período do ano passado. A empresa apresentou crescimento de 12% no volume total de vendas no 1º semestre de 2012 quando comparado ao mesmo período do ano anterior, resultando em um aumento de 27% em sua ocupação fabril a partir de junho.
O resultado positivo foi alavancado pela ampliação da cobertura comercial em diversas regiões do país, expansão dos negócios na América Latina e novos mercados como Austrália, África e Malásia, além do sucesso de vendas na M&T Expo 2012, realizada no final de maio. De acordo com dados da área Comercial da Ciber, as vendas na feira superaram a meta em 90%. Além disso, o número de equipamentos vendidos nesta edição teve um crescimento representativo em relação ao evento que aconteceu em 2009. “Apesar do quadro de retração que o setor tem enfrentado nos últimos meses, com esses resultados, a equipe da Ciber está bem otimista em relação ao próximo semestre”, afirma Luiz Marcelo Tegon, presidente da Ciber.
Com esse impulso nas vendas, a companhia contratou novos profissionais para acompanhar a demanda da produção dos equipamentos. Segundo informações do setor de Recursos Humanos da Ciber, o crescimento no quadro de funcionários foi de mais de 15%. As áreas de Engenharia, Logística e Produção foram as que mais receberam novos colaboradores. “O grande número de vendas nos levou a aumentar o quadro de colaboradores para dar conta do incremento da produção. O nosso objetivo é seguir com a mais alta qualidade dos nossos produtos e manter a buscar por bons resultados nos próximos meses”, detalha o presidente.
A Ciber é uma das marcas do Grupo Wirtgen, e fabrica no Brasil usinas de asfalto e vibroacabadoras de marca própria, tendo já produzido e instalado a marca de mais de 1.600 usinas em diversos continentes nos seus 54 anos, prova incontestável do know-how Ciber em usinas de asfalto. A fábrica, localizada em Porto Alegre (RS), produz ainda, sob licença, um modelo de fresadora da marca Wirtgen e um modelo de rolo compactador da Hamm, que também fazem parte do Grupo. A Ciber é a única subsidiária do grupo na América Latina e fabrica esses equipamentos com tecnologia alemã de ponta para o mercado nacional.
 
Investimentos
A Ciber investe uma média de 1,23% do total de seu faturamento em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).  Mensalmente, das 6.000 horas de Engenharia cerca de 2.000 são dedicadas a P&D, o que representa 33% do total.
Para o presidente, o setor é importante para contribuir com o desenvolvimento de tecnologias avançadas e tendências que maximizem os benefícios dos clientes, reduza-se o custo e se introduza cada vez mais valor agregado ao produto, como o recente lançamento da usina Ciber UACF iNOVA. “A Ciber procura apresentar novidades constantemente para os clientes e, por consequência, lança tendências no mercado.”
No total, a companhia desenvolveu 16 patentes pelo P&D nos últimos seis anos. Dentre as principais tecnologias estão: a usina de asfalto contra fluxo com misturador externo, a primeira usina móvel completamente automatizada e com filtro de mangas no mesmo chassi e também o conceito do chassi das usinas Kompakt, que revolucionaram o mercado com as menores dimensões para uma usina de asfalto. Atualmente, a Ciber está focada em ampliar cada vez mais pesquisas que buscam avanços tecnológicos às questões de sustentabilidade ambiental e econômica.
 
Sobre a Ciber
Com 54 anos de experiência em pavimentação, a Ciber atua em toda América Latina, África e Austrália, levando desenvolvimento às regiões atendidas e oferecendo a melhor relação custo-benefício nos produtos que fabrica.
A empresa faz parte do Grupo Wirtgen, especializado na fabricação de equipamentos para construção rodoviária e mineração, que abrange outras quatro importantes marcas: Wirtgen, Vögele, Hamm e Kleemann, todas sediadas na Alemanha e com instalações de produção no Brasil, Índia e China.
 
Foto: Divulgação
Timbro Comunicação

Site Login