Fábrica da New Holland Construction em Contagem (MG) é Aterro Zero

newholland fabricaFábrica da New Holland Construction em Contagem (MG) é Aterro Zero

 

Programa de Tratamento de Resíduos adotado pela unidade da marca no Brasil teve meta atingida em 2019, à frente da legislação ambiental.

A fábrica da New Holland Construction em Contagem (MG) alcançou neste início de ano uma meta ousada de Zero Aterro, tratando 100% dos resíduos. O projeto da marca da CNH Industrial, iniciado em 2016, passou pelo estudo de viabilidade de alternativas para a destinação ambientalmente correta, seja por meio de reciclagem ou compostagem, e foi implantado em fases. A iniciativa foi fundamentada com base na filosofia World Class Manufacturing (WCM) da CNH Industrial, que busca zero perdas, e na metodologia da Pirâmide de 5R – recusa do resíduo (logística reversa), redução, reaproveitamento, reciclagem e recuperação.

A analista ambiental da New Holland Construction, Milena Vieira, explica que a legislação ambiental determina a destinação do resíduo industrial a aterros licenciados. “O aterro tem o tratamento controlado, mas a sua vida útil é temporária. Entendemos que todo o nosso material pode ser transformado e passamos a enviar o mínimo de resíduos para esses locais. Gradualmente fomos reduzindo o volume até alcançar o que chamamos de Aterro Zero, a eliminação completa de resíduos para aterros”.

Dentre os resíduos sólidos provenientes da atividade industrial estão madeira, plástico, papelão, material orgânico, óleo, entre outros. “A madeira é enviada para a produção de biomassa, o solvente usado na pintura é reciclado e reutilizado internamente, o resíduo orgânico é compostado, o efluente tecnológico passa por uma Estação de Tratamento de Efluentes para reutilização em descargas, limpeza do piso de fábrica ou teste em máquinas. Buscamos soluções ambientalmente corretas para cada resíduo”, explica Vieira.

Para alcançar o resultado, é feita internamente a separação, o acondicionamento e o transporte dos materiais. Uma equipe especializada cuida do gerenciamento de resíduos, com foco na maximização da reciclagem e a eliminação do aterro. “A implementação desse projeto é um investimento benéfico para todos, para a sustentabilidade do nosso negócio, para o meio ambiente e para as gerações futuras”, conclui a analista ambiental.

Empresa de bens de capital mais sustentável
Em 2018, o índice de reciclagem de resíduos da CNH Industrial na América do Sul foi de 98%. A média mundial já ultrapassa os 91%. Com ações como essa a CNH Industrial ratifica o compromisso como empresa de bens de capital mais sustentável, conforme o Dow Jones Sustainability Index (DJSI).

Fotos: Leandro M. Perez/Divulgação

Site Login