Sistema de apoio ao operador Co-Pilot da Volvo CE ganha prêmio mundial de inovação

28/06/2016 - Sistema de apoio ao operador Co-Pilot da Volvo CE ganha prêmio mundial de inovação
 
volvo_escavacao.jpgA Volvo Construction Equipment acaba de conquistar mais um importante reconhecimento internacional em inovação. O Co-Pilot, um revolucionário sistema de apoio ao operador, ganhou o prestigioso prêmio CAR HMI Awards 2016 na categoria “Característica mais inovadora em HMI (Human Machine Interface)”. O dispositivo ajuda os operadores de máquinas a gerar mais resultados, com mais qualidade, em menos tempo e com menos esforço. Na América Latina, o Co-Pilot está disponível como opcional nas carregadeiras Volvo da série H. No futuro, será oferecido também para as escavadeiras.
“É uma grande honra vencer este prestigioso prêmio em inovação”, diz Sidney Levy, diretor de design da Volvo CE. O Co-Pilot estabelece um novo padrão para a indústria, colocando o usuário no centro do sistema. É o primeiro passo em direção a uma solução holística e integrada para otimização do canteiro de obras. Com suas funcionalidades inteligentes de assistência, o sistema gera condições para que os usuários trabalhem de forma cada vez mais eficiente e segura. “Este prêmio é um tributo ao trabalho duro e à dedicação dos funcionários e técnicos qualificados da Volvo CE, que continuamente expandem as fronteiras da tecnologia e do design”, comemora o diretor.
O sistema usa um tablet para proporcionar uma nova geração de serviços de equipamentos inteligentes: assistência para carregamento (Load Assist), para escavação (Dig Assist), para compactação e de pavimentação (Pave Assist). A Volvo CE desenvolveu a plataforma em colaboração com CPAC System AB, uma empresa de propriedade do Grupo Volvo que desenvolve e faz a integração de sistemas de controle eletrônicos.
 
Inovação e produtividade
Disponível em 2D ou Design de Campo (In-Field Design), o Dig Assist permite aos operadores de escavadeiras realizarem tarefas com maior precisão, em menos tempo. A segurança também é aprimorada, já que não há necessidade de repetidamente sair da cabine para verificar pessoalmente cotas ou perfis.
O Load Assist foi projetado para as pás-carregadeiras Volvo L150H até L250H e fornece ao operador informação precisa e em tempo real sobre a condição de carga. Ao evitar excesso ou falta de carga (além de desgaste adicional de máquina, e até mesmo eventuais multas contratuais), o sistema permite que as pás-carregadeiras operem com eficiência máxima. Totalmente automática, a tecnologia registra toda informação de carga e os dados são exibidos para o operador na tela dentro da cabine.
A informação também pode ser acessada remotamente, graças ao avançado sistema de telemática da Volvo, o CareTrack. Isto gera as condições necessárias para administração completa de carga útil, com acesso a dados como carga total transportada em toneladas, toneladas transportadas por litro de combustível e número de ciclos.
 
Assistente de compactação
O Compact Assist oferece duas opções de módulos no lançamento – Compactação Inteligente (Intelligent Compaction) e Compactação Inteligente com Avaliação de Densidade (Intelligent Compaction with Density Direct). O Intelligent Compaction registra e exibe um contador de passadas e mapeamento térmico. Já o Density Direct calcula 100% da densidade superficial.
O Pave Assist é uma família de módulos e aplicativos relacionados à pavimentação que automatizam muitos dos parâmetros que hoje precisam ser registrados manualmente para atender os exigentes requisitos dos departamentos de estradas de rodagem. Ao fornecer um potente conjunto de ferramentas para melhorar a produtividade, a qualidade e a segurança dos canteiros de obras, o Pave Assist combina Mapeamento Térmico (Thermal Mapping), Visão de Clima (Weather View), Gestor de Material (Material Manager) e (como opção complementar) os módulos Volvo Smartview (visão inteligente).

Foto: divulgação
Volvo Construction Equipment

Site Login