Ar comprimido fornecido pela Atlas Copco Rental protegeu a fauna aquática em implosão nos EUA

07/01/2016 - Ar comprimido fornecido pela Atlas Copco Rental protegeu a fauna aquática em implosão nos EUA
 
atlas-copco-fauna.jpgA Atlas Copco Rental criou um tampão debaixo d’água durante implosão no cais da baía de São Francisco, no Píer 3. Por haver um habitat ecológico significativo no local, o uso de explosivos gerou preocupação, na definição de como a ponte de 80 anos deveria ser demolida.
Uma implosão, executada em 14 de novembro, feita para testar a estratégia da cortina de bolha. Compressores da Atlas Copco Rental EUA criaram tampão debaixo d’água durante a implosão do cais, para evitar que os efeitos das explosões se alastrassem ao longo da baía. A implosão, de material equivalente a um edifício de concreto de cinco andares, foi concluída com sucesso.
O contratante geral Kiewit/Manson estava no comando da operação, usando compressores isentos de óleo fornecidos pela Atlas Copco Rental para fornecer ar em plena capacidade, para a cortina de bolha de ar.
Blake Gearhart, Vice-Presidente de Operações para Atlas Copco Rental na América do Norte, assinalou que os compressores de ar são permitidos pela California Air Resource Board (CARB). “A Kiewit/Manson é uma empresa socialmente responsável e eles precisavam de compressores de ar movidos a diesel. Éramos uma escolha óbvia, porque os nossos compressores são permitidos pela CARB".
Brian Ford, Gerente de Vendas na Atlas Copco Rental em Livermore, na Califórnia, disse que montar uma frota de compressores para essa aplicação não é uma tarefa pequena. "Nós estávamos confiantes de que poderíamos oferecer o que eles precisavam", disse Ford. "Temos a maior frota de compressores de ar 100% isentos de óleo, que são ambos a diesel autorizados pela CARB na América do Norte."
Ford disse que o alto volume de modelos da Atlas Copco Rental foi particularmente bem adequado para um projeto ambientalmente sensível, porque introduzem 100% de ar isento de óleo na água. Como uma medida adicional de segurança, a base de cada compressor fornece contenção de fluido.
 
Todos os olhos estavam voltados para o Pier 3
Compressores da Atlas Copco Rental criaram tampão debaixo d’água durante a implosão do cais e tudo foi transmitido ao vivo on-line e na televisão. Os compressores mantiveram a cortina, não houve problemas. Leah Robinson-Leach, porta-voz do Departamento de Transporte da Califórnia, disse: "Esta implosão no cais foi o culminar de anos de preparação e planejamento colaborativo. A combinação de ciência, tecnologia e engenharia com a gestão ambiental é histórica".
Durante seis segundos, uma série sequencial de explosões de 600 cargas explosivas retumbou através da estrutura, fraturando o concreto armado, que entrou em colapso em sua própria base, abaixo do piso da baía. CalTrans relatou: "Os estudos iniciais, incluindo três dias de observação após a explosão, determinaram que não há ferimentos ou mortes da fauna aquática".
O engenheiro-chefe da obra, Brian Maroney, disse: "Este método tem provado ser o mais rentável e ambientalmente amigável." A técnica bem sucedida de jateamento na baía pode agora ser usada em outros cais em todo o mundo.
Confira o vídeo do momento da implosão realizada como teste, em que é possível verificar que a cortina de ar evita que as explosões tenham seu efeito alastrado pela baía: https://www.youtube.com/watch?v=okqEumsEAQM&feature=youtu.be
 
Foto: divulgação
Enterprise CMC

Site Login