Conjunto completo para demolição subaquática fornecido pela Atlas Copco

07/12/2015 - Conjunto completo para demolição subaquática fornecido pela Atlas Copco

atlas_subaquatica.jpgEstá atualmente em curso um projeto para construir um novo e o maior porto de pesca em Casablanca, Marrocos. Para as operações de dragagem, o subempreiteiro, a Somit, utiliza uma draga que transporta uma escavadeira equipada com um rompedor hidráulico Atlas Copco HB 7000. Para garantir uma operação subaquática adequada ao equipamento, a Atlas Copco forneceu um conjunto completo, constituído por um rompedor hidráulico, um compressor e um kit de conexão subaquática.

A construção do novo porto de pesca envolve uma dragagem extensiva do canal e das bacias e o principal empreiteiro subcontratou a Somit, uma empresa italiana, para as tarefas de dragagem e marinhas. O principal equipamento utilizado pela Somit é a Bucephalus, uma draga  retro escavadora de autopropulsão equipada com uma escavadeira Liebherr R 984.

Demolição subaquática
Na procura de um rompedor hidráulico adequado para montagem na escavadeira Liebherr, a Somit consultou a Atlas Copco. Tendo em conta a profundidade dos trabalhos entre 5–18 m, a Atlas Copco recomendou um rompedor hidráulico HB 7000 com um kit subaquático. O ar comprimido é disponibilizado por um compressor XAHS 347 Cd, também montado na draga.

O equipamento foi fornecido como um conjunto completo incluindo a instalação das ligações de ar comprimido para o kit subaquático na escavadeira Liebherr. Após a realização de testes com sucesso, as operações tiveram início.

Por que um compressor e um kit subaquático?
Mustapha El Idrissi, Técnico de Vendas na Atlas Copco Marrocos, explica: "A demolição subaquática exige uma instalação especial. O compressor e o kit são essenciais para evitar danos graves. O kit de ligação subaquática, que protege o equipamento, leva o ar comprimido do compressor à câmara de percussão do rompedor hidráulico. Este processo previne a entrada de água no equipamento e evita problemas de "demolição de água". Um interruptor automático previne o arranque do rompedor sem ventilação."

O novo porto tem o dobro do tamanho
A Autoridade Portuária Nacional de Marrocos (ANP) designou a Dumez Maroc, que faz parte da VINCI Construction, como o principal empreiteiro para a construção do novo porto de pesca de Casablanca. As obras tiveram início em fevereiro de 2015 e a conclusão é prevista para janeiro de 2017. O novo porto terá mais do que o dobro da área de superfície, em comparação com as instalações existentes.

Além da dragagem, o projeto envolve a construção de um quebra-mar principal (715 lm), um quebra-mar secundário (500 lm), dois cais (325 e 145 m, respectivamente), 11 hectares de superfícies no cais, uma rampa de lançamento (70 m) e 240 m de embarcadouros flutuantes.

Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções em produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, baseia-se em Estocolmo, na Suécia e tem um alcance global, abrangendo mais de 180 países. Em 2014, Atlas Copco teve um faturamento de 94 BSEK (BEUR 10.3) e 44 000 empregados. Saiba mais em www.atlascopco.com.

A Atlas Copco completa, em 2015, 60 anos de presença no Brasil e tem duas fábricas no país, além de escritórios em Barueri e Sorocaba/SP, filiais em cinco estados e distribuidores em quase todas as regiões. Atualmente, a Atlas Copco Brasil emprega mais de 1400 funcionários e está presente em obras como a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a ampliação do Rodoanel de São Paulo.

Saiba mais no site www.atlascopco.com.br e acompanhe a Atlas Copco Brasil nas mídias sociais:

LinkedIN   - http://www.linkedin.com/company/atlas-copco-brasil

Facebook - https://www.facebook.com/AtlasCopcoBrasil

YouTube   - http://www.youtube.com/AtlasCopcoBra .

Site Login