CASE mostra como melhorar a produtividade das pás carregadeiras na indústria do concreto

12/11/2015 - CASE mostra como melhorar a produtividade das pás carregadeiras na indústria do concreto
 
case_pa_621.jpgMá utilização da máquina pode comprometer todo o processo de uma central produtora
A pá carregadeira é um equipamento essencial para a indústria do concreto. Sua função principal é o abastecimento das caixas ou balanças de agregados (como areia e brita), além do seu empilhamento nas baias onde o concreto é produzido. Como esse trabalho é realizado no início do processo de produção, a boa utilização da máquina garante melhor rendimento em toda a atividade de carregamento na central de produção.
Segundo o especialista de pás carregadeiras da Case Construction Equipment, Pablo Sales, para obter a melhor produtividade é preciso unir boas práticas operacionais e a máquina com a configuração certa para a aplicação.
“São imprescindíveis pneus adequados ao terreno, caçamba própria para penetrar rapidamente na pilha de agregados, e a máquina, preferencialmente, equipada com Ride Control, um sistema de amortecimento do braço que evita a perda de material durante o transporte, aumentando a quantidade de material carregado por ciclo”, afirma Sales, que dá algumas dicas:
- A função Declutch deve estar acionada todo o tempo, para evitar choque contra a balança e fornecer mais potência para o sistema hidráulico durante o carregamento, elevação e descarga do material, alcançando um menor tempo de ciclo.
- Para reduzir a velocidade da máquina quando chega na pilha de agregados, sem sobrecarregar o freio, deve-se usar a função Kick Down.
- E para agilizar a penetração, a caçamba deve estar posicionada paralelamente ao solo.
A CASE possui uma ampla linha de pás carregadeiras, com seis modelos (W20E, 621D, 721E, 821E, 921F e 1021F), que vão de 10.089 kg a 24.399 kg de peso operacional. O modelo 621D, de médio porte, com 137 hp de potência e 12 toneladas de peso operacional, é o mais indicado no segmento do concreto, pelas dimensões, configuração e o baixo consumo de combustível que alcança, na atividade, de 10 litros por hora.
Além das funções citadas acima, a 621D possui outras que a tornam ideais para o trabalho nas usinas de concreto, como caçamba de 2,1 m³ com lâmina reta aparafusada; pneus 20,5 x 25 L3, eixos dianteiro e traseiro com sistema antipatinagem (limited slip); joystick com reversão de sentido, e Cooling Box com hélice reversível, que reduz o tempo de parada da máquina para limpeza dos radiadores.
A máquina é equipada ainda com transmissão Powershift com comando manual ou automático, que aumenta o conforto ergonômico e a produtividade, pois reduz o cansaço do operador, cabine confortável com visibilidade 360° e todos os itens de manutenção ao nível do solo para reduzir o tempo de manutenção.
 
Case Construction Equipment – comercializa e dá suporte a uma linha completa de equipamentos de construção ao redor do mundo, incluindo a primeira retroescavadeira fabricada, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás carregadeiras, rolos compactadores vibratórios, tratores de esteiras, minicarregadeiras, carregadeiras de esteiras compactas e empilhadeiras. Através dos revendedores CASE, os clientes têm acesso a um verdadeiro parceiro profissional com equipamentos de classe mundial e suporte de pós-venda, garantias líderes de mercado e financiamento flexível.
A CASE é uma marca da CNH industrial NV, líder mundial em bens de capital listada na New York Stock Exchange (NYSE: CNHI) e no Mercato Telematico Azionario da Borsa Italiana (MI: CNHI). Mais informações sobre a CNH industrial podem ser encontradam online em www.cnhind.com

Foto: divulgação

PG1 Comunicação

Site Login