Programa Custo-Horário da Sobratema passa a contar com 144 modelos de equipamentos para construção

11/08/2015 - Programa Custo-Horário da Sobratema passa a contar com 144 modelos de equipamentos para construção
 
programa_custo.jpgEntidade também atualizou os valores das cinco parcelas que compõem o custo-horário total de uma máquina
A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração elevou a quantidade de modelos de equipamentos de seu programa Custo-Horário, passando de 126 para 144 marcas, de 15 famílias e 32 categorias. A ampliação acompanha a evolução do mercado de máquinas para construção no Brasil, que a cada ano recebe novos players e novos modelos de equipamentos oferecidos pelos fabricantes e importadores.
Além da ampliação do número de modelos, o programa também recebeu uma atualização em relação aos valores dos insumos que compõe o custo-horário de um equipamento. Para isso, a Sobratema realizou uma pesquisa com os principais fabricantes, fornecedores e usuários de equipamentos no país. Foram atualizados os preços de aquisição de equipamentos novos, de pneus e material rodante novos e recuperados, combustível, mão de obra de operação e de manutenção.
O programa é interativo e possibilita ao usuário conhecer os custos-horários das principais máquinas utilizadas em vários tipos de obras. Ele permite, por exemplo, modificar parâmetros sugeridos, realizar cálculos, elaborar e guardar planilhas para tê-las como referência. Para os associados da Sobratema, o acesso é gratuito.
Para empresas e profissionais não associados, a Sobratema disponibiliza um resumo, em forma de tabela, com os valores médios das 32 categorias de equipamentos. Os valores inseridos refletem condições normais de operação e não englobam horas paradas ou improdutivas. A tabela pode ser acessada no site oficial https://sobratema.org.br/CustoHorario/Tabela.
 
Foto: divulgação / Arquivo Revista Engenharia
Mecânica de Comunicação

Site Login