À altura do desafio

07/07/2015 - À altura do desafio
 
m_terex_superlift_ima.jpgGuindaste sobre esteiras de alta capacidade Terex Superlift 3800 demonstra sua produtividade durante o trabalho no projeto do Centro de Convenções de Lima
Obras do novo Centro de Convenções de Lima progridem a toda velocidade no Distrito de San Borja, na capital do Peru. O projeto, que representa um investimento de 173 milhões de dólares e segue um cronograma de apenas 15 meses, dará origem a um prédio de imenso tamanho e significado: O espaço sediará o Encontro Anual do Conselho de Diretores do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em outubro de 2015.
O Centro de Convenções de Lima ocupa uma área de 85.441 m² em um bairro predominantemente residencial. O prédio de 10 andares, também conta com quatro níveis de estacionamento subterrâneo, podendo acomodar mais de 900 veículos. Oito andares de salões para conferências oferecem 14.925 m² de espaço para reuniões com uma capacidade total de 9.950 pessoas. O último andar apresenta um impressionante espaço para exposições em área de 5.250 m².
O Ministro da Moradia peruano, Milton von Hess, disse ao Peru This Week: "Isto coloca (o Peru) na vanguarda em termos da capacidade de sediar eventos internacionais."
 
Superlift encara super estrutura
Um projeto desta magnitude, com um cronograma tão apertado, exige um guindaste versátil para aproveitar os bons ventos com a construção da estrutura. A Grúas y Maniobras S.A.C., empreiteira de içamentos pesados baseada em Lima, tinha o guindaste certo para o trabalho. "Optamos pelo guindaste sobre esteiras de lança treliçada Terex Superlift 3800 para este projeto", comentou o Gerente Geral José Arturo Sánchez Torres. Ele é versátil e tem boa mobilidade, usa tecnologia de última geração e foi projetado para realizar içamentos com rapidez e extrema precisão, exatamente aquilo de que precisávamos para um projeto exigente e complexo como este.
O guindaste Superlift 3800 de 650 toneladas que a Grúas y Maniobras adquiriu recentemente é o modelo com a maior das capacidades de içamento na frota da empresa e também o maior guindaste sobre esteiras trabalhando no momento na capital do Peru. A empresa de içamentos pesados tem no total 12 guindastes todo-terreno, fora-de-estrada e sobre esteiras, todos da marca Terex. "A Terex Cranes oferece tecnologia de última geração e uma excelente proporção de preço/desempenho em todos os seus guindastes", disse Sánchez. "Para não falar do excelente suporte e orientação que recebemos da Terex e da Ferreyros, distribuidora dos guindastes da marca."
Em novembro de 2014, a Grúas y Maniobras preparou seu Superlift 3800 para o trajeto de 25 quilômetros entre o pátio da empresa, no bairro de San Juan de Lurigancho, e a zona leste de Lima, onde se localizará o futuro Centro de Convenções. Transportar o enorme guindaste, assim como as seções da sua lança, os contrapesos e a lança fixa, demandou um total de 35 carretas – quantidade até certo ponto pequena, considerando o grande volume do equipamento.
"O modo como o Superlift 3800 foi projetado torna possível para usuários do mundo inteiro prepará-lo para a viagem com rapidez e eficiência, graças à maneira como as seções menores da lança vão se encaixando dentro das maiores e ao fato de que nenhum dos seus componentes tem mais de 3 metros de largura", comenta Carlos |Ojeda, representante da Ferreyros. "Já no canteiro, recursos como o seu sistema Quick-Connection permitem instalar e remover a superestrutura em menos de 15 minutos, acelerando a instalação da unidade."
A largura de transporte relativamente reduzida dos componentes provou ser uma enorme vantagem para o projeto: "Instalamos o guindaste em uma área residencial bem no centro da cidade, ou seja, o espaço de manobra era pouquíssimo no trajeto da máquina até o canteiro", explica Sánchez. "Porém, seu projeto tornou extremamente fácil levá-la até o seu destino e fazer a sua instalação."
Quando os componentes do guindaste chegaram ao canteiro do centro de convenções, uma turma de 12 homens da Grúas y Maniobras montou o Superlift 3800 e deixou-o pronto para trabalhar em apenas quatro dias.
 
Dominando o horizonte
Dentre os equipamentos para içamento atuando no canteiro, o guindaste sobre esteiras Terex Superlift 3800 dominou a paisagem, elevando-se sobre todos os demais.
Para içamento pesado, ele foi equipado com uma lança principal de 96 m. uma lança articulada fixa leve de 12 m e a estrutura do Superlift, que aumenta as capacidades de carga ao trabalhar no raio máximo. O contrapeso completo de 165 toneladas foi posicionado sobre a plataforma de posição variável do Superlift e mais 50 toneladas foram colocadas sobre a superestrutura.
A Grúas y Maniobras usou o guindaste sobre esteiras para levantar e instalar as vigas e travessas pré-montadas da edificação. "Os segmentos chegaram a pesar 40 toneladas cada e nós trabalhamos no guindaste com raio máximo de 90 m e alturas de 38 a 40 m", lembra Torres. Isto ficou bem abaixo da capacidade máxima do Superlift 3800, de 58 toneladas trabalhando com este raio.
Operar um guindaste desse tamanho em área residencial pode ser um desafio, mas tanto o pessoal como o guindaste deram conta da tarefa. Os obstáculos no caminho dos içamentos foram os bancos, um prédio do governo e o tráfego intenso de veículos e pedestres. Porém, o guindaste dispõe de controles de altíssima precisão, além de ser fácil de operar e manobrar, então a tarefa em si resultou muito fácil", continua Sánchez.
Dependendo da fase da obra, as turmas realizaram em média 12 içamentos pesados por dia com o equipamento. Para trabalhar em uma grande estrutura cobrindo mais de 8,5 hectares foi preciso mudar o guindaste de lugar várias vezes. Porém, de acordo com Sánchez, o fato de poderem usá-lo com um raio tão longo foi uma contribuição expressiva para a eficiência das operações de içamento. "Graças à eficiência do Superlift 3800, o número de deslocamentos foi menor e o tempo que se ganhou com isto contribuiu para reduzir o total de homens-horas e outros custos", continua ele.
A capacidade de movimentação autônoma do guindaste, utilizando as suas esteiras, foi outro ponto favorável frente aos requisitos do projeto. Isto se refletiu no fato dele ter percorrido um total linear equivalente a 3.000 metros desde que chegou ao canteiro.
O extraordinário desempenho da unidade durante o projeto do Centro de Convenções de Lima representou para a Grúas y Maniobras o encontro de um guindaste que atende suas necessidades de capacidade, precisão, mobilidade e facilidade de manobras. "Estamos decididos a usar o nosso Terex Superlift 3800 para projetos de grande porte em toda o país nos próximos anos", conclui Sánchez.
 
Sobre o guindaste sobre esteiras com lança treliçada Terex® Superlift 3800
O guindaste sobre esteiras com lança treliçada Terex® Superlift 3800 para 650 toneladas apresenta um momento de carga máximo de 8,426 toneladas-metro, sendo projetado para proporcionar aos seus proprietários um excelente retorno sobre o investimento.  O Superlift 3800 pode ser transportado pelo mundo inteiro, com mínimo tempo de instalação e reduzindo a necessidade de outros equipamentos. Uma grande variedade de recursos, tais como o premiado sistema Terex de proteção contra quedas, vêm como itens de série. O guindaste sobre esteiras Superlift 3800 pode ser entregue com um kit eólico integrado que lhe permite instalar turbinas eólicas em alturas de até 117 metros sem usar a configuração do Superlift. A necessária configuração LH 114 m + 12 m LF pode ser instalada sem um guindaste auxiliar.
O Superlift 3800 oferece aos operadores condições de trabalho ergonômicas, sendo compatível tanto com a norma europeia EN 13000 como com a norte-americana ASME B30.5. Ele consegue levantar 650 toneladas com raio de 5 a 12 metros.
 
Sobre a Grúas y Maniobras S.A.C. - Fundada em Lima, Peru em 2003, a Grúas y Maniobras S.A.C. especializa-se em serviços de movimentação de cargas pesadas e montagens, bem como em projetos de transporte especiais. A empresa presta serviços a clientes dos mais variados setores, como os de energia, industrial, infra-estrutura e portuário. Dando ênfase ao desenvolvimento e à inovação, a Grúas y Maniobras oferece aos seus clientes serviços especializados e emprega uma linha completa de guindastes Terex nos projetos de içamento mais difíceis. Para mais informações sobre a Grúas y Maniobras, visite: www.gruasymaniobrasperu.com
 
Sobre a Terex - A Terex Corporation é uma fabricante de soluções de içamento e movimentação de materiais que atua em cinco segmentos de negócios: Aerial Work Platforms (Plataformas de Trabalho Aéreo); Construction (Construção); Cranes (Guindastes); Material Handling & Port Solutions (Movimentação de Materiais e Soluções Portuárias); e Materials Processing (Processamento de Materiais). A Empresa produz uma ampla linha de equipamentos para clientes de vários ramos, como os da construção, infra-estrutura, manufatura, navegação, transportes, refino, energia, serviços públicos, exploração de pedreiras e mineração. A Terex oferece produtos e serviços financeiros para auxiliar na aquisição dos equipamentos através da Terex Financial Services. www.terex.com
 
Sobre a Ferreyros - A Ferreyros é a maior fornecedora peruana de bens de capital e serviços especializados. Membro do conglomerado Ferreycorp, com um histórico de 92 anos no mercado, a companhia emprega mais de 3.600 pessoas e tem mais de 60 filiais no país. Em seu trabalho, ela se dedica a atender as necessidades de setores de ponta no desenvolvimento do Peru, como os de mineração, construção, industrial, energia, da pesca e agrícola. Para mais informações, visite www.ferreyros.com.pe
 
Foto: divulgação
Terex Latin America

Site Login