Atlas Copco: tecnologias para maior produtividade na perfuração de estaca raiz

28/05/2012 - Atlas Copco apresenta tecnologias para maior produtividade na perfuração de estaca raiz
 
atlas_copco 2012.jpgNova linha de compressores de ar permite extrair maior produtividade de martelos DTH
 
No SEFE7 - 1ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia, os visitantes (e também expositores) irão conhecer de perto uma nova tendência em perfuração no Brasil.
Trata-se da nova linha de compressores portáteis da Atlas Copco, capazes de operar em até 28 bar, o que permite um grande aumento de produtividade em martelos DTH.
“Muitos martelos disponíveis no mercado conseguem operar nesta faixa de pressão, o que aumenta o número de batidas por minuto, permite mais metros perfurados em menos tempo e consequentemente um ganho maior para o prestador de serviço. Até pouco tempo atrás, era comum encontrar compressores de ar portáteis capazes de fornecer alimentação com uma pressão de até 14 bar apenas. Para quem trabalha com um martelo DTH que suporta 25 bar, é como ter uma Ferrari e andar a 80Km/h”. – explica Alexandro Consentino – gerente de produto da Atlas Copco.
Quanto mais rapidamente uma obra é terminada, menor o custo para o construtor, reduzindo despesas operacionais e de mão de obra.
Os compressores portáteis disponíveis no Brasil até pouco tempo não eram projetados adequadamente para este processo, com vazão e pressão inferiores ao desejável.
É importante ressaltar que não basta somente uma pressão maior, mas sim uma relação vazão/pressão adequada para o martelo obter a máxima performance. É isso que os novos compressores de ar portáteis da Atlas Copco trazem.
Para termos uma ideia do que isso significa em termos práticos, recentemente a Atlas Copco realizou um teste numa obra no município de Barueri – SP. O tempo de perfuração foi reduzido de 106 dias para apenas 24 dias!
Outra grande inovação para o setor de geotecnia é a tecnologia Dual Pressure ou Sistema Duplo de Faixa de Pressão desenvolvida pela Atlas Copco que permite a regulagem da pressão do equipamento de 16 para 25 bar.
Dependendo do DTH utilizado e das condições da rocha, a pressão máxima necessária pode variar, o sistema Dual Pressure é um destaque do compressor de ar portátil XRV1000, tornando-o o mais flexível da categoria. Com ele, o usuário combina consumo e performance conforme a necessidade, e a economia de combustível pode chegar a 15%.
As vantagens deste sistema se estendem também às perfurações com circulação reversa, onde a pressão necessária varia com a profundidade da estaca.
 
Visite a Atlas Copco no SEFE7 e saiba mais em www.atlascopco.com.br/energiaportatil
 
Sobre a Atlas Copco
Fundada em 1873, a Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados de pós-venda e aluguel.
Com uma longa tradição de mais de 137 anos de experiência, a Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções para a produtividade industrial e inova sempre para oferecer um nível de eficiência inigualável aos seus clientes.
O objetivo do Grupo Atlas Copco é tornar-se e manter-se Primeiro na Mente — Primeiro na Escolha® para os seus clientes e outras partes interessadas, demonstrando valores como interação, comprometimento e inovação, que formaram o passado da empresa, criaram o presente e nos orientarão no futuro.
 
Legenda da foto: Geradores Portáteis XRW1000 e XVR1000: lançamentos da Atlas Copco que serão apresentados no SEFE7
Foto: Divulgação
 
Enterprise Comunicação

Site Login