Guindastes sobre esteiras Terex HC 230 e HC 275 no porto de Paita, Peru

02/10/2014 - Guindastes sobre esteiras Terex HC 230 e HC 275 no porto de Paita, Peru
 
terex guindasteUma das maiores operações de construção jamais realizadas no terminal de contêineres do porto peruano de Paita foi confiada ao grupo português Mota-Engil. No intuito de concluir o projeto dentro do prazo, o Mota-Engil selecionou equipamentos e máquinas da mais alta qualidade, incluindo dois guindastes sobre esteiras Terex que foram adquiridos da Ferreyros, líder em vendas de bens de capital e serviços no Peru.
Os dois novos modelos de guindaste sobre esteiras da Terex HC 230 e o HC 275, foram entregues diretamente ao porto de Paita por navio e montados em seu local pela Ferreyros. O curto tempo necessário para a montagem dos guindastes ajudou a cumprir os prazos e aumentar a produtividade.
Além da rápida montagem e configuração, essas máquinas versáteis podem ser operadas a bordo de uma embarcação – exatamente como foram usadas no porto de Paita. Instalar a bordo as máquinas totalmente montadas foi uma operação complexa, mas as turmas experientes da Ferreyros dominaram o desafio sem qualquer problema. Depois de embarcados, os guindastes foram usados em atividades como dragagem, deposição de rochas e estacas para sustentação do píer sendo construído. Com capacidades de içamento acima de 200 toneladas, os guindastes sobre esteiras Terex HC 230 e HC 275 deram conta de suas respectivas tarefas com rapidez e eficiência. Ambas as máquinas suportam operação contínua sem comprometer a segurança.
"Para nós, equipamentos eficientes e confiáveis significam economia de tempo e dinheiro. Uma paralisação por conta de equipamento avariado significa que estamos perdendo capital, pois temos prazos a cumprir", explicou Joshua García, Subgerente de Equipamentos da Mota-Engil. Os guindastes trabalham 24 horas por dia em dois turnos (400 ou 500 horas por mês). Eles trabalham a 85% da sua tabela de carga. "Esta é mais uma margem de segurança que incluímos. Trocamos de operador em cada turno, mas os guindastes continuam a funcionar sem interrupção", disse Luís López, Gerente de Projeto da Mota-Engil nas instalações de Paita.
 
A importância de uma assistência técnica de alta qualidade
Para concluir com êxito um projeto desta envergadura, a qualidade do equipamento é apenas um dos aspectos importantes. Igualmente necessário é contar com assistência técnica eficiente para assegurar altos níveis de produtividade no campo. Pensando nisto, a Ferreyros – representante exclusiva da Terex no Peru – assumiu o compromisso de manter os guindastes trabalhando o tempo todo com sua máxima capacidade no intuito de cumprir os prazos apertados do projeto.
"Todos sabemos que a Ferreyros é a maior distribuidora do país e estamos cientes da sua atenção para com os clientes. Ela procura entender integralmente nossas exatas necessidades e nos orientar quanto à seleção dos equipamentos. Ela mantém sempre um especialista pronto para nos auxiliar, o que é da maior importância para nós", conclui Luis López.
 
Zona portuária
Localizada na região norte de Piura, o porto de Paita é o segundo maior do Peru em termos de movimentação de contêineres e o quinto considerando a carga total. O grupo português Mota-Engil de engenharia e construção foi contemplado com a permissão de operar e modernizar o cais durante 30 anos. O custo de investimento com a modernização chegará a cerca de US$ 230 milhões. O cais de Paita tornou-se um dos mais importantes do Peru. As atividades de construção do novo terminal de contêineres começaram há dois anos. Equipamentos de última geração e uma infraestrutura moderna ajudarão o porto a se tornar um dos pontos focais no desenvolvimento do comércio exterior na região.
 
Sobre o guindaste de esteiras com lança treliçada Terex HC 230
Projetado para facilitar a montagem e o transporte, o versátil guindaste sobre esteiras de lança treliçada Terex® HC 230 oferece capacidade máxima de içamento de 230 toneladas curtas, baixo custo operacional e alto retorno do investimento. Com 3,5 metros de largura por três de altura, o guindaste básico pode ser transportado sobre um reboque rebaixado padrão. A máquina pode ser equipada com uma lança para içamentos até a altura máxima de 88 metros. O sistema hidráulico de retirada dos contrapesos faz do Terex HC 230 um dos guindastes mais fáceis de se transportar da sua categoria. Um kit opcional Counterweight Plus acrescenta outros 16.580 quilos de contrapeso à máquina – 9.750 kg à torre de rotação e 6.830 kg ao contrapeso superior –, melhorando sua capacidade de içamento em todo o raio de alcance da lança. O poderoso motor a diesel de 300 HP aciona várias bombas hidráulicas. O sistema hidráulico foi projetado para permitir que o operador utilize várias funções do guindaste ao mesmo tempo, reduzindo ao mínimo os tempos de alternância. Dois tambores idênticos e independentes para içamento principal e auxiliar de cargas fornecem potência elevatória com máxima velocidade de linha de 165 m/min e máxima tração por linha simples de 24.500 kg. A carga lógica e o fluxo de informações na tela interativa de controle pelo operador, assim como a cabine ergonômica equipada com calefação e ar condicionado, proporcionam produtividade e segurança. O guindaste pode vencer aclives de até 30 graus.
 
Sobre o guindaste de esteiras com lança treliçada Terex® HC 275
Com um projeto que facilita a montagem e o transporte, o versátil guindaste sobre esteiras com lança treliçada Terex® HC275 oferece capacidade máxima de içamento de 275 toneladas com baixo custo operacional e alto retorno do investimento. Com 4 m de largura e 3,5 m de altura, o guindaste básico pode ser transportado sobre um reboque rebaixado padrão. O poderoso motor a diesel de 325 HP aciona várias bombas hidráulicas. O sistema hidráulico foi projetado para permitir que o operador utilize várias funções do guindaste simultaneamente e sem defasagem hidráulica, reduzindo ao mínimo os tempos de alternância. Dois tambores idênticos e independentes para içamento principal e auxiliar de cargas fornecem potência elevatória com máxima velocidade de linha de 165 m/min e máxima tração por linha simples de 24.500 kg. Queda livre é o padrão nos tambores principal e auxiliar.  Cada tambor, incluindo o terceiro opcional, tem subida e descida energizadas.  Os guinchos de carga também são controláveis quando em modo não escalonado. A carga lógica e o fluxo de informações na tela interativa de controle pelo operador, assim como a cabine ergonômica equipada com calefação e ar condicionado, proporcionam produtividade e segurança. Amplo espaço de trabalho na frente dos tambores facilita o acesso para instalação e manutenção dos cabos.
 
 
Sobre a Terex - A Terex Corporation é uma empresa global diversificada que fabrica uma grande linha de equipamentos e se dedica ao fornecimento de soluções confiáveis e específicas para cada cliente em muitas aplicações, tais como construção, infraestrutura, exploração de pedreiras, mineração, transporte marítimo e rodoviário, refinarias e os setores de energia, serviços públicos e produção.  A empresa declara seu giro em cinco segmentos de negócios: Aerial Work Platforms (Plataformas de Trabalho Aéreo); Construction (Construção); Cranes (Guindastes); Material Handling & Port Solutions (Movimentação de Materiais e Soluções Portuárias); e Materials Processing (Processamento de Materiais). A Terex oferece produtos e serviços financeiros voltados para a aquisição dos seus equipamentos através da Terex Financial Services.  Para mais informações, visite www.terex.com.br
 
 
Terex Latin America

Site Login