Máquinas de construção no agronegócio

22/09/2014 - Máquinas de construção no agronegócio
 
case_agronegocio.jpgCom a mecanização da lavoura, as máquinas de construção também são cada vez mais necessárias nas fazendas e usinas, que buscam a sistematização da produção, garantindo maior eficiência das máquinas agrícolas. Um exemplo é a lavoura de cana-de-açúcar. “O nivelamento do solo e as operações de terraceamento são extremamente importantes para a colheita mecanizada de cana-de-açúcar, garantindo a qualidade da matéria-prima”, explica o gerente de marketing da CASE, Carlos França.
Motoniveladoras, pás-carregadeiras, escavadeiras e retroescavadeiras são as responsáveis pelas operações de drenagem das áreas, construção de curvas-de-nível e abertura de valas e valetas. Além disso, tanto a retroescavadeira como as minicarregadeiras e as pás carregadeiras são bastante utilizadas na manutenção das fazendas e manuseio de insumos, da colheita e do bagaço da cana.
Com o equipamento de construção adequado, informa França, é muito mais fácil padronizar o tamanho dos talhões, a largura dos carreadores, padronizar as áreas de carregamento e os modelos de curva-de-nível a serem adotados.
Na participação total de vendas da CASE Construction, por exemplo, o segmento agrícola vem contribuindo cada vez mais. “No ano passado, 7% de todas nossas vendas foram destinadas ao segmento, um crescimento da ordem de 35% ante o ano anterior. A tendência permanece otimista e para 2014 espera-se que o segmento passe a representar 8% das nossas vendas”, informa França.
Ele esclarece ainda que a utilização das máquinas de construção no agronegócio acontece pela aquisição direta ou aluguel das máquinas. “Boa parte do segmento agrícola opta por locar máquinas para suportar suas atividades seja na manutenção e preparação do solo ou mesmo para suprir a produção, carregar insumos e prestar serviços gerais”.
 
A Usina da Mata utiliza três modelos de máquinas de construção CASE
Pá carregadeira 721E canavieira - Alguns modelos foram criados exclusivamente para o trabalho no campo, como é o caso da pá carregadeira 721E versão canavieira, com motor de 195 hp de potência e capacidade operacional de 14 toneladas.
Ela foi desenvolvida pela CASE para operar em locais com muitas partículas suspensas, como a movimentação e carregamento de bagaço de cana nas usinas. Os diferenciais dessas máquinas são o pré-filtro de ar ciclônico na entrada do motor e do ar condicionado, tela protetora no alternador, capa de proteção da alimentação do combustível e ventilador reversível na entrada no radiador, o cooling box. Esse sistema reduz o número de paradas para limpeza, que é feita com o acionamento de um botão e sem a necessidade de interromper a operação, aumentando a segurança e a produtividade.
Outros dois diferenciais da 721E canavieira são o chassi com aberturas que evitam o acúmulo de material, por exemplo, abaixo dos cilindros hidráulicos dos braços; e caçamba maior, de 4 m³. “O bagaço é leve e a caçamba maior permite a movimentação de mais material”,afirma o gerente de Marketing.
 
MotoniveladoraCASE 865B - A 865B é um dos modelos de motoniveladoras que a CASE Construction Equipment fabrica e comercializa no Brasil, na unidade de Contagem, em Minas Gerais. Os outros dois modelos são a 845B e a 885B.
A unidade de Contagem é a planta mundial de fabricação de motoniveladoras da marca, e centenas delas já operam em países dos quatro cantos do mundo.
A 865B possui motor Tier 3 e VHP (Variable Horse Power– Curva de Potência Variável), com maior potência e torque. O modelo é equipado com motor CASE/FPT Industrial de 6,7 litros com três curvas de potência bruta: 193, 205 e 220 hp a 2.200 rpm.
A transmissão com conversor de torque e lock-up (Direct drive) possui controles eletrônicos de troca de marchas, sendo seis velocidades à frente e três à ré. A cabine é montada no chassi traseiro, proporcionando aos operadores uma melhor visão da lâmina e controle da operação. A 865B VHP tem um peso de 15.870 kg e largura da lâmina de série de 3.658 mm (12’).
Entre as melhores - As motoniveladoras CASE Série B já foram eleitas nos Estados Unidos pelo ranking TOP 100 da revista ConstructionEquipment, uma das mais especializadas publicações do setor, em sua edição de dezembro de 2012.O programa Top 100 Products Award foi concebido para dar destaque para os mais significativos lançamentos anunciados a cada ano. A premiação visa enfatizar as inovações, destacando os fabricantes que estão investindo em pesquisa e desenvolvimento. Os investimentos dão retorno para os usuários de equipamentos sob a forma de maior produtividade, eficiência e segurança.
 
Escavadeira hidráulica CX220B - A CASE oferece oito modelos de escavadeiras no Brasil, com peso operacional que parte de 7 toneladas (CX75) até 80 toneladas (CX800B). O modelo da Case mais comercializado no Brasil é a CX220B, com 22 toneladas de peso operacional, também utilizado na Usina da Mata.
Equipadas com um sistema hidráulico avançado, a CX220B proporciona a melhor relação entre potência e velocidade, aliado ao motor robusto que garante resposta imediata e flexibilidade. A grande força de escavação e a alta velocidade de giro resultam em ciclos de trabalho mais rápidos, além da cabine espaçosa e confortável, ideal para longas jornadas de trabalho.
As escavadeiras hidráulicas CASE possuem muita tecnologia embarcada, prolongando a vida útil dos componentes e diminuindo o custo operacional. Funções como Power Boost, que aumenta a força de escavação em até 10% por tempo ilimitado, e modos de trabalho selecionáveis de acordo com a operação necessária, elevando ainda mais o desempenho do equipamento, maximizando assim a produtividade.
O sistema regenerativo, presente nos cilindros do braço e da caçamba, evita a ocorrência de cavitação, preservando esses componentes de danos internos. Motores com baixo índice de emissão de poluentes ajudam a proteger o meio ambiente.
Além dessas funções, o dispositivo de redução de rotação gera grande economia de combustível, pois a máquina reduzirá a rotação do motor automaticamente se operador deixar os comandos em posição neutra por alguns segundos.
 
CASE ConstructionEquipment – Comercializa e dá suporte a uma linha completa de equipamentos de construção ao redor do mundo, incluindo a primeira retroescavadeira fabricada, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás carregadeiras, rolos compactadores vibratórios, tratores de esteira, minicarregadeiras, carregadeiras de esteiras compactas e empilhadeiras. Através dos revendedores CASE, os clientes têm acesso a um verdadeiro parceiro profissional com equipamentos de classe mundial e suporte de pós-venda, garantias líderes de mercado e financiamento flexível. Mais informações estão disponíveis no www.CASEce.com.
CASE ConstructionEquipment é uma marca da CNH industrial NV, líder mundial em bens de capital listada na New York Stock Exchange (NYSE: CNHI) e no MercatoTelematicoAzionario da Borsa Italiana (MI: CNHI). Mais informações sobre a CNH Industrial podem ser encontradas online em www.cnhind.com.
 
Foto: divulgação
PG1 Comunicação

Site Login