Digicon implanta parquímetros solares em São José dos Campos

04/08/2014 - Digicon implanta parquímetros solares em São José dos Campos
 
digicon_sao_jose_campos.jpgNo segundo semestre deste ano está prevista a renovação total dos equipamentos. A novidade é a aceitação de cartões pré-pagos
O município de São José dos Campos está implantando a mais nova geração de Parquímetros Street da Digicon. Dentre as novidades, estão a tecnologia de recarga com energia solar, o teclado capacitivo alfanumérico, a opção de aceitar cartões pré-pagos e a comunicação de dados via GPRS. As primeiras 36 máquinas já encontram-se instaladas na região da Avenida Andrômeda. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a conclusão da substituição das máquinas está prevista para o final do mês de setembro.  Atualmente, a cidade conta com 95 parquímetros espalhados pela região central, na Vila Adyanna, Jardim São Dimas, Jardim Paulista e na Avenida Andrômeda, no Jardim Satélite.
“Com esta atualização, além de moedas, os novos Parquímetros Street aceitarão o pagamento por meio de cartão pré-pago, que poderá ser recarregado nos próprios equipamentos”, destaca o diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho. Os cartões pré-pagos poderão ser adquiridos e recarregados em pontos de comércio ou com as monitoras do estacionamento rotativo. Os usuários também podem fazer a ativação de tíquetes via internet, celular ou atendimento eletrônico. Mais informações sobre o serviços podem ser obtidas no portal da prefeitura www.sjc.sp.gov.br/rotativo
 
Experiência com semáforos inteligentes
Desde 2012, a Digicon instalou 80 semáforos inteligentes em São José dos Campos. O sistema foi implantado ao longo das avenidas Juscelino Kubitschek e João Batista de Souza, dois importantes corredores de transporte público da cidade, além das regiões do entorno dos Shoppings Colinas e Center Vale. O Sistema de Controle Adaptativo de Trânsito em tempo real (SCATS) permite alterar automaticamente os tempos de verde dos semáforos conforme a aproximação de veículos dos cruzamentos, com o auxílio de detectores virtuais com câmeras de vídeo instalados nos cruzamentos.
Após estudos realizados pelo município, apontaram que após a instalação do SCATS o tempo perdido pelos motoristas na espera pelo sinal verde reduziu em até 74% em determinados horários. E que na média, este ganho de tempo ficou em 30%. Houve ganhos também no aumento da velocidade média em quase 20% e redução no tempo de percurso na mesma proporção. “Estes resultados apontam que a utilização da tecnologia, permite ganhos significativos, com investimentos e prazos de implantação muito menores que obras físicas no sistema viário.” destaca o diretor da Digicon.
 
Mobilidade Urbana
A Digicon é pioneira no segmento de controle de tráfego no Brasil, onde atua há mais de 35 anos. Nos últimos 10 anos desenvolveu uma linha de negócios voltada a automação de estacionamentos rotativos, com a fabricação do primeiro parquímetro 100% nacional, o Street. Atualmente, são mais 3 mil equipamentos em 50 cidades de 10 estados brasileiros, controlando mais de 65 mil vagas. A divisão de Mobilidade Urbana da Digicon fornece sistemas inteligentes para controle de tráfego, bilhetagem eletrônica, além dos sistemas para estacionamentos urbanos com parquímetros. A unidade tem previsão de crescer 15% em 2014. O segmento já representa 40% no faturamento total da empresa.
 
Foto: divulgação
Moglia Comunicação

Site Login