Laboratório da FPT: recebe reconhecimento do governo para a homologação de motores

02/07/2014 - Laboratório da FPT Industrial recebe reconhecimento do governo brasileiro para a homologação de motores
 
ftp_laboratorio.jpgConsiderado um dos mais modernos do País, o laboratório de emissões de motores da FPT Industrial, localizado em Betim (MG), recebeu a visita do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Na ocasião, as instituições realizaram diversas análises acerca dos procedimentos e metodologias de ensaios, além de averiguar em detalhe as  instalações do local. Após avaliações e ações de melhoria, o laboratório da FPT Industrial foi considerado totalmente apto a realizar ensaios de homologações de emissões em motores industriais, de acordo com as normas e procedimentos do PROCONVE - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
O laboratório de emissões da FPT Industrial conta com dois dinamômetros ativos, capacitados para rodar com qualquer motor industrial fabricado no Brasil e que chegam a 1000 cv de potência. Com toda esta tecnologia disponível, a FPT Industrial  torna-se plenamente capaz de realizar localmente todo o desenvolvimento, calibração e homologações de emissões de seus propulsores.
Os dinamômetros são totalmente automatizados e acompanham em tempo real o que está acontecendo com todos os dados do motor, por meio de sistemas informatizados. Além disso, incluem todo sistema de amostragem de gases de emissões e minitúnel de diluição com banco de análise de gases para provas de homologação.
Durante os testes, é possível analisar a quantidade de gases THC, NH3, CO, NOx, CO2, CH4, NMHC e determinação de material particulado emitidos durante os ciclos de provas, atendendo aos requisitos da norma brasileira ABNT 15634 (Veículos Rodoviários Automotores – Análise e determinação do gás de escapamento segundo os ciclos ETC, ESC e ELR). “Desde o início do processo, já foram realizadas mais de 2.000 horas de testes, a fim de manter a precisão e coerência em todas as medições, atendendo sempre às normas e legislações vigentes”, explica Helton Lage, diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina.
Os equipamentos contam também com sistemas completos de condicionamento de fluidos do motor, como água, óleo e combustível. Além de sistemas de medição de fluxo de ar, que permitem a realização de praticamente todos os tipos de provas de validação e desenvolvimento sobre motores. São capazes de simular quaisquer condições de funcionamento do motor como, por exemplo, diferentes ciclos de frenagem nas condições que o veículo exige.
Com investimento próximo aos R$ 12 milhões, o novo laboratório é mais um passo para a ampliação da gama de serviços oferecidos pela FPT Industrial para seus clientes e inclusive para outros fabricantes, confirmando a preocupação da empresa em atender as exigências de um mercado cada vez mais competitivo em relação à confiabilidade, redução do consumo de combustível e eficiência energética dos motores.
“O reconhecimento do governo é um importante passo para o desenvolvimento da FPT na América Latina, e está alinhado com nosso compromisso de crescimento e consolidação no mercado de motores industriais”, afirma o presidente da FPT Industrial América Latina, José Luis Gonçalves.

Sobre a FPT - A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial dedicada à concepção, produção e venda de motores e transmissões para veículos rodoviários e fora de estrada, e também para aplicações marítimas e de geração de energia. A companhia emprega aproximadamente 8.400 pessoas em todo o mundo, distribuídas em 10 plantas e seis centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). A rede de pós-vendas da FPT Industrial é formada por 93 distribuidores e mais de 900 centros de serviços localizados em mais de 100 países. A ampla oferta de produtos – incluindo seis gamas de motores com potências que variam de 31 kW (41 cv) até 740 kW (992 cv) e transmissões com torque máximo variando entre 200 Nm a 500 Nm – e um foco em atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em motores e trens de força industriais. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com.

Foto: divulgação
MM Editorial

Site Login