Florianópolis adota Parquímetros solares da Digicon

23/06/2014 - Florianópolis adota Parquímetros solares da Digicon
 
digicon_parquimetros.jpgNesta primeira fase são 140 equipamentos com tecnologia de controle inteligente de vagas
A capital catarinense, por meio da Prefeitura Municipal, adquiriu uma tecnologia de ponta para o controle de estacionamentos públicos: o parquímetro Street – desenvolvido pela empresa brasileira Digicon. Nesta primeira fase serão implantados 140 equipamentos que serão distribuídos no Centro e na Beira Mar. Na segunda fase o sistema avançará para os bairros Coqueiros, Estreito, Itaguaçu e Trindade. Este sistema de estacionamento rotativo está sendo operado pela Concessionária Dom Parking.
O grande diferencial é o sistema ser on-line (www.minhavaga.com.br) e uma das grandes vantagens desta nova solução é permitir o pagamento da Zona Azul via internet, telefone celular, por cartões inteligentes pré-pagos e até com moedas. O parquímetro também permite devolver em créditos o tempo não usado pelos motoristas que paguem através do cartão, podendo utilizá-los em outro momento.
Com um painel solar, os equipamentos podem aumentar em até duas vezes a autonomia da bateria recarregável. Essa tecnologia reduz o consumo de energia, logo contribui com o meio ambiente. O parquímetro tem monitoramento remoto de todas as funcionalidades via modem GPRS (tecnologia celular), que transmite as informações de arrecadação, alarmes operacionais de troca de papel e coleta de valores ao sistema centralizado via web.
O diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho, explica que os parquímetros contribuem para uma maior circulação de veículos e pessoas em áreas de maior movimento das cidades. “Pelo fato desta tecnologia organizar o tráfego de veículos, isso favorece a vida dos motoristas locais e dos turistas, tão freqüentes em Florianópolis. Além do comércio local, grande beneficiado com a democratização dos estacionamentos públicos”, reforça.
A Digicon desenvolveu uma linha de negócios voltada a este mercado em 2003, com a fabricação do primeiro parquímetro 100% nacional. Atualmente são quase 3.000 equipamentos em 50 cidades de 8 estados brasileiros, controlando mais de 65 mil vagas. A divisão de Mobilidade Urbana da Digicon fornece sistemas inteligentes para controle de tráfego, bilhetagem eletrônica, além dos sistemas para estacionamentos urbanos com parquímetros. A unidade tem previsão de crescer 15% em 2014. O segmento já representa 40% no faturamento total da empresa.
 
Foto: divulgação
Moglia Comunicação

Site Login