Novo sistema de manutenção preditiva da Metso Automation melhora gestão de ativos

13/06/2014 - Novo sistema de manutenção preditiva da Metso Automation melhora gestão de ativos
 
metso_maintenance_pad.jpgEntre os benefícios obtidos com a solução destacam-se desde o planejamento dos estoques de peças até a proteção mais efetiva contra acidentes dos colaboradores
Responsável pelo desenvolvimento de soluções e serviços para melhorar os processos dos clientes da Metso como um todo, a divisão de Automação anuncia o lançamento do Metso Maintenance Pad (sistema OFF LINE), nova ferramenta de manutenção preditiva que agrega mais inteligência na gestão dos ativos de mineração. A solução consiste em dispositivo móvel, semelhante a um Tablet, capaz de fazer uma coleta de dados em rota ou fora de rota para avaliar o comportamento mecânico dos equipamentos por meio de sensores de vibração sem fio ( Wi-Fi). Todos os sensores de vibração enviam as informações para o coletor de dados que possui um software especialista em análise de vibração. Essa nova solução Metso  é certificada por norma internacional específica que garante a qualidade das informações.
O Metso Maintenance Pad pode ser integrado ao sistema de vibração da DNA Machine Monitoring (sistema ON LINE) que pode ser instalado em moinhos, peneiras, britadores e retomadoras. Em todas essas máquinas, o sistema monitora as etapas de produção compilando fatores como áudio, imagens, vibração e temperatura. Como opera com o conceito de manutenção preditiva, o Metso Maintenace Pad fornece antecipadamente um diagnóstico detalhado para avaliar que componentes devem ser trocados – e quando isso precisa ocorrer. Para avaliar esse diagnóstico, a solução considera os eventuais riscos de falhas, principalmente os relacionados as partes mecânicas das máquinas.
De acordo com Luiz Cláudio Ribeiro Prestes, Coordenador de vendas e produto da Metso, com o uso dessa tecnologia as paradas de manutenção dos equipamentos podem ser programadas, favorecendo o planejamento das mineradoras. ”As empresas que adotam a tecnologia podem adequar seus estoques de peças de acordo com a real necessidade ”, diz.  Segundo Prestes, a manutenção preditiva é mais eficaz que a manutenção preventiva - quando a troca de peças só é feita quando os componentes apresentam desgastes – pois reduz os riscos e custos das paradas não-programadas.  
Outros ganhos proporcionados com as modernas tecnologias para manutenção preditiva incluem mitigação de riscos de acidentes. “O uso da tecnologia dos sensores de vibração sem fio (Wi-Fi) contribui para uma operação mais segura para os trabalhadores, em conformidade com a Norma Regulamentadora 12 (NR 12)”, finaliza Prestes.
 
Metso - A Metso é um fornecedor líder para processos de alta performance, com clientes nos setores de mineração, construção, petróleo e gás. A Metso também é conhecida pelas suas soluções avançadas em automação para celulose, papel e geração de energia. Nosso foco é o desenvolvimento contínuo de soluções inteligentes que melhorem a sustentabilidade e lucratividade. As ações da Metso estão listadas na bolsa de valores de NASDAQ OMX Helsinki Ltd. A Metso emprega cerca de 16.000 profissionais em 50 países. Expect results. www.metso.com
 
Foto: divulgação
Canaris Comunicação

Site Login