Trust: aquisição de empresa pioneira em soluções agrícolas embarcadas em drones

10/06/2014 - Trust anuncia aquisição de empresa pioneira em soluções agrícolas embarcadas em drones

trust_agrodrone.jpgA iniciativa é parte da estratégia para crescer no mercado de agronegócios. Com a aquisição da BIO TI, a companhia estima crescer 30% ao ano com foco em mais de 400 usinas sucroalcooleiras. Tendo a inovação como pilar, serão investidos mais de 5% do faturamento em P&D até 2016. O principal produto da BIO TI é a solução Agrodone, única capaz de monitorar com precisão e analisar grandes extensões de terra
A Trust, integradora de soluções especializada em TI, acaba de anunciar a incorporação da BIO TI, empresa inovadora sediada em Araçatuba, interior de São Paulo, especializada em serviços e soluções de mobilidade para o agronegócio. Focada na prestação de serviços de Tecnologia da Informação para o segmento de agroindústria no Brasil e pioneira no desenvolvimento de software embarcado em drones agrícolas, a BIO TI contará agora com a infraestrutura e recursos da Trust, que vem desde 2009 incorporando empresas especializadas em soluções para nichos de mercado. Esta nova incorporação reforça a estratégia para sustentar o crescimento de 30% ao ano, com forte direcionamento para o mercado composto por mais de 400 usinas sucroalcooleiras.
Um dos principais produtos da BIO TI é a inovadora solução Agrodrone, inédita no Brasil e à frente de outras poucas similares que ainda estão em desenvolvimento na Espanha e nos Estados Unidos, respectivamente nas Universidades de Valencia e do Kansas. As soluções da BIO TI já vêm sendo comercializada no Brasil desde 2012, tendo entre seus clientes empresas líderes de mercado como Cosan/Raízen, Usina São Fernando e Tonon.
“Embora estejamos bem posicionados no mercado de software ERP para empresas do agronegócio, nosso intuito é fortalecer a oferta de soluções inovadoras e de mobilidade para maximizar a produtividade das empresas deste setor. Estamos satisfeitos com a chegada da BIO TI e otimistas em relação à expansão de nossa atuação no mercado”, afirma César Alves, Vice-Presidente Executivo da Trust.
Com 15% do faturamento advindo do agronegócio, a Trust já conta com uma sede e um Centro de Suporte SAP para atender toda a mesorregião de Ribeirão Preto.
Até 2016, a companhia pretende aumentar o investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos que atendam a cadeia do agronegócio, que hoje contempla mais de 30 segmentos. Atualmente as soluções da Trust, voltadas ao Agronegócio, já estão preparadas para as principais cadeias do setor tais como Sucroenergético, Grãos, Pecuária, Citrus e Outras.
 
Lavoura High tech
O Agrodrone está baseado em um software embarcado que gera imagem georeferencial, ou seja, imagens captadas pelo drone enviadas em tempo real para tratamento automatizado. Equipado com computador de bordo e GPS, o software da BIO TI recebe sinais de satélites possibilitando um sobrevoo milimetricamente preciso. Permite assim, identificar problemas e fornecer informações para análises importantes para tomada de decisões. Falhas de plantio em grandes extensões de áreas cultivadas, trechos com excesso ou falta d'água, seções onde é necessário aplicação de agrotóxicos, são alguns exemplos de informações que o Agrodrone fornece aos usuários.
“Ainda que empregue alta tecnologia, a solução é muito amigável. Com ela um agrônomo controla facilmente o drone com um tablet, que transmite as informações para o computador e, assim, podem passar para a etapa de análise de acordo com a aplicação”, explica Gustavo Nogueira, Diretor de Tecnologia da BIO TI.
A tecnologia empregada pela solução possibilita também captar imagens térmicas em infravermelho identificando o DNA das espécies e demonstrando, por exemplo, a presença de plantas concorrentes. “Este recurso é muito importante por exemplo, para medir a produtividade de uma área”, explica Nogueira.
As imagens são utilizadas para compor um mapa das áreas e os dados são então processados e analisados com ajuda do computador, reduzindo em até 70% o tempo gasto em diferentes processos, como visitas na plantação para localização de falhas.
Com a incorporação da BIO TI, o Grupo Trust será o primeiro fabricante a entregar ao mercado este software como serviço, disponibilizado na nuvem. A Trust investirá não só no desenvolvimento do Agrodrone como em aplicações específicas desta tecnologia, priorizando a inteligência deste negócio, também denominado “Projeto Zangão”.
 
Sobre BIO TI - A BIO TI foi fundada em 2007 e desde seu início atuou no desenvolvimento de software para automação, mobilidade e drones agrícolas, tipo de aeronave não tripulada controlada a distância por meios eletrônicos e computacionais. Em pouco tempo tornou-se especializada em acoplar nos drones, tecnologia para mensurar a produtividade, reduzindo significativamente os custos para o proprietário de fazendas, usinas, entre outros.
Sobre a Trust - A Trust é uma empresa de capital 100% nacional, especializada em Tecnologia de Informação e integração de soluções. Em 2009, incorporou às suas operações empresas de soluções e aplicativos para diversas áreas, passando a ter uma visão consolidada do Grupo Trust. Tendo como clientes algumas das 500 maiores empresas brasileiras, seu principal foco é o fornecimento de soluções integradas em serviços de TI, softwares aplicativos e sistemas de gestão empresarial, empregando as mais conceituadas plataformas globais. Conta com um quadro de mais de 250 colaboradores e possui participação bem significativa no segmento de agronegócio, em especial no setor surcroenergético.
 
Foto: divulgação
EPR Comunicação

Site Login