Lafarge inaugura unidade de cimento no Rio de Janeiro

26/02/2014 - Lafarge inaugura unidade de cimento no Rio de Janeiro

lafarge_fabrica_rj.jpgA Lafarge, líder mundial em materiais de construção e uma das maiores indústrias cimenteiras do país, inaugurou (26), a Unidade de Cimento Rio, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Entre as autoridades presentes na cerimônia estavam o governador do Estado, Sérgio Cabral; o vice-governador, Luiz Fernando Pezão; o presidente da Rio Negócios, Marcelo Haddad, representando o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno; o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; e o cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil. A instalação é resultado de um investimento de R$ 70 milhões e é responsável pela geração de 50 empregos diretos e mais de 170 indiretos.
Na ocasião, o presidente da Lafarge Brasil, Alexis Langlois, destacou: “O Rio de Janeiro está vivendo uma fase de crescimento acelerado, com muitos desafios e oportunidades para a indústria da construção, como a demanda por novas moradias e obras de infraestrutura, e os projetos de melhoria da mobilidade urbana. A Lafarge está participando deste momento, investindo na ampliação da sua capacidade produtiva já existente e, também, em pesquisa”.
A Unidade de Cimento Rio ocupa uma área de mais de 57 mil m² às margens da Avenida Brasil, para facilitar a logística de operação. Ela vai operar integrada à fábrica da Lafarge já existente em Cantagalo, na Região Serrana do estado, com o compartilhamento de matérias-primas necessárias para a produção de cimento. No primeiro ano, a produção será de 500 mil toneladas, e até o ano de 2015, atingirá sua capacidade plena de 750 mil toneladas.
O vice-presidente de operações do Grupo Lafarge, Eric Olsen, ressaltou que o Projeto da Unidade Rio foi desenvolvido com rigor técnico e foco em saúde e segurança, sem acidentes. Eric também destacou a importância do mercado brasileiro para o Grupo. "Estamos presentes em 62 países e entre eles o Brasil é um dos mercados mais importantes. Vamos continuar apostando no Brasil e no Rio de Janeiro", disse.
“Mudamos a história do Rio de Janeiro, e a unidade da Lafarge representa bem esse resgate da confiança dos grandes grupos empresariais no estado”, disse Sergio Cabral. O governador também acrescentou que a instalação traz muitos benefícios para Santa Cruz, como geração de emprego e desenvolvimento para a região e ainda reduz a dependência do Rio de cimento fornecido por outros estados.
A nova unidade produzirá dois tipos de cimento Campeão, uma das marcas comercializadas pela Lafarge no estado. São eles: o CPIII-40 RS ensacado, para utilização em todas as etapas de pequenas ou grandes obras, da fundação ao acabamento; e o CP II E-40, vendido a granel e voltado para o consumidor industrial. O processo de produção não gera CO2 e não usa água industrial.
Além da nova Unidade de Cimento Rio, a Lafarge inaugura também este ano, no bairro do Rio Comprido, um Laboratório de Soluções Construtivas. Será o primeiro das Américas e quinto da empresa no mundo, e representará um passo importante para a realização da ambição do Grupo Lafarge de contribuir para a construção de cidades melhores.
 
Construindo Cidades Melhores
A ambição global da Lafarge é contribuir para a construção de cidades melhores, desenvolvendo produtos com valor agregado, sistemas de construção, soluções e serviços para fazer frente aos desafios da crescente urbanização. Em 2050, cerca de 70% da população mundial, estimada em 9 bilhões de pessoas, estarão vivendo em cidades, contra pouco mais de 50% hoje (ONU/2011). A urbanização em uma escala como esta será um desafio e uma oportunidade para a indústria da construção, inclusive para a Lafarge, que está presente em todo o mundo, particularmente nos países emergentes onde o Grupo está fortemente estabelecido. No Brasil, a população urbana é superior a 84% (Censo/2010), o déficit de habitação é de 6 milhões de moradias (Ministério das Cidades/2008) e os desafios relacionados à mobilidade são enormes. Para atender a estas demandas, construir rápido se tornou uma necessidade e a Lafarge está desenvolvendo novos produtos e soluções para melhorar a produtividade das obras, tornando-as mais simples, seguras e eficientes.
 
A Lafarge no Brasil
Presente no Brasil desde 1959, a Lafarge é uma das principais empresas do país no setor de materiais de construção, com um portfólio de marcas que incluem os cimentos Mauá, Campeão e Montes Claros, e as linhas de concretos especiais Ultra Series, Artevia e Hydromedia. A empresa possui cerca de 1800 empregados no país e um parque industrial distribuído pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Bahia e Pernambuco. Além das dez fábricas e estações de moagem de cimento, são mais de 50 unidades para a produção de concreto, entre centrais móveis e fixas, e três áreas de mineração de agregados. Informações adicionais estão disponíveis no website www.lafarge.com.br
 
A Lafarge no Mundo
Líder mundial em materiais de construção, a Lafarge emprega 64 mil empregados em 62 países, e registrou vendas de 15,2 bilhões de euros em 2013. Com posições de destaque em suas  linhas de Cimento, Concretos e Agregados, a Lafarge contribui para a construção de cidades em todo o mundo com soluções inovadoras para torná-las mais acessíveis, mais compactas, mais duráveis, mais bonitas e melhor conectadas. Com seu centro de pesquisa em materiais de construção pioneiro no mundo, a Lafarge coloca a inovação no centro das suas prioridades, trabalhando para a construção sustentável e criatividade arquitetônica. Informações adicionais estão disponíveis no site www.lafarge.com
 
Crédito foto: Erik Barroso
Foto: Divulgação Lafarge
S2Publicom | Rio de Janeiro
LAFARGE - Fabrica Santa Cruz-RJ - Fev 2014 - xx.jpg

Site Login