Digicon anuncia projetos de mobilidade e de bilhetagem no Brasil

07/11/2013 - Digicon anuncia projetos de mobilidade e de bilhetagem no Brasil

digicon.jpgEmpresa apresentou as novidades durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, em Brasília
Durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, em Brasília, a Digicon anunciou seus principais projetos e tecnologias para as áreas de mobilidade urbana e de bilhetagem eletrônica. A grande novidade é o Sistema de Priorização do Transporte Coletivo, com uma integração do Sistema de Controle Adaptativo de Trânsito em tempo real (SCATS) com o Sistema de Monitoramento via satélite (AVL).
“A solução consiste na utilização de um monitoramento via GPS dos ônibus integrado ao sistema SCATS. Dessa forma será possível analisar e atuar nas intersecções priorizando as passagens dos coletivos”, explica o gerente de produtos da Digicon, Hélgio Trindade. Ainda, segundo o executivo, a empresa está trabalhando para implantar um teste piloto até o final deste ano na cidade de São José dos Campos. “É devido ao município possuir a maior rede em operação com SCATS, justamente em corredores que são importantes para o transporte público municipal”, justifica.
Na ocasião, a empresa também apresentou as novas operações de controle de trânsito centralizado em andamento no Brasil, em especial nas cidades sede da Copa de 2014. A primeira delas, relacionado ao Sistema Adaptativo em tempo real (SCATS), está em estágio bem adiantado. É o caso de Belo Horizonte, que está na fase final de implantação, com parte de rede em operação com o sistema adaptativo em tempo real.  Já, em Salvador, no trecho da Avenida Vasco da Gama - o qual recentemente foi revitalizado com implantação de corredor de ônibus - vem se tornando um importante eixo para o transporte público da capital baiana. Já em Fortaleza, o corredor da Avenida Washington Luis conta com controladores e detectores virtuais conectados via rádio a Central controlada pelo Detran-CE. O sistema se mostrou tão versátil e confiável que mais dois municípios da região metropolitana estão também conectados de forma integrada na mesma Central, otimizando o investimento em infraestrutura.
Outra novidade tecnológica que foi apresentada em Brasília é o novo Validador DG Smart – solução que ajuda a reduzir filas nas catracas e agiliza o embarque nas paradas e terminais de ônibus. Para o metrô, o destaque é o Controle de Arrecadação e de Passageiros (SCAP), o qual a Digicon implantou os bloqueios Slide 500, utilizados na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo e, foram fornecidos recentemente, para a primeira estação, a Oratório na Linha 15-Prata (Monotrilho).
No segmento de estacionamentos públicos, as principais novidades são as evoluções dos Parquímetros Street, que através do software DGPark web permite a centralização de todas as informações de arrecadação, alarmes de consumíveis e falhas. Agora, a comunicação é bi-direcional, que possibilita o envio de programação aos parquímetros, inclusive atualização das versões de firmware. Este sistema tem sido aplicado com sucesso nas áreas centrais das principais cidades brasileiras, as quais enfrentam o problema constante de vagas de estacionamento com gestão manual. Atualmente, a Digicon possui mais de 2,2 mil equipamentos instalados em 46 cidades no Brasil, controlando aproximadamente 55 mil vagas.

Foto: Divulgação
Moglia Comunicação Empresarial

Site Login