6.503 km percorridos sem combustível: missão cumprida

11/07/2013 - 6.503 km percorridos sem combustível: missão cumprida pela química da Solvay embarcada no Solar Impulse
 
aviao_solar.jpgO Solar Impulse, avião movido a energia solar, completou sua travessia dos Estados Unidos, pousando em Nova York no sábado passado, dia 06/7, às 23h09 (hora local). Como parte da missão de vôo Across America 2013, o grupo Solvay faz um balanço positivo de sua contribuição como parceiro do Solar Impulse, único avião solar no mundo capaz de voar dia e noite sem combustível e sem emitir poluentes na atmosfera: nove (9) anos de firme apoio, pesquisa e desenvolvimento para fazer este ambicioso projeto se tornar uma realidade.
“Minhas primeiras palavras são para Bertrand Piccard e André Borschberg. Temos o maior prazer em recebê-los, triunfantes, depois de uma aventura científica e humana excepcional, à qual temos apoiado por nove anos. Porque nós compartilhamos os mesmos valores e estamos dispostos a contribuir para um futuro melhor, ficamos orgulhosos de ter contribuído para o sucesso deste projeto. Já estamos prontos para acompanhá-los em seu próximo desafio ao redor do mundo em 2015. Obrigado à equipe do Solar Impulse por fazer nossos sonhos se tornem realidade, disse Jean-Pierre Clamadieu, CEO do grupo Solvay.
Em 2004, o grupo Solvay se tornou o primeiro e principal parceiro a acreditar e investir neste projeto audacioso. A empresa decidiu colocar toda a sua paixão pelo projeto, mobilizando seus engenheiros e pesquisadores de seus principais centros de pesquisa: dezenas de químicos e físicos trabalham no projeto na Bélgica, Alemanha, Itália e nos Estados Unidos. A Solvay colocou à disposição do Solar Impulse toda a sua experiência e conhecimentos em materiais e fontes de energia alternativa.  O Solar Impulse tornou-se um projeto emblemático do grupo, um verdadeiro "laboratório voador", de um lado com a busca de soluções inovadoras para operar a aeronave e, por outro lado, experimentando situações extremas de vôo para testar estas soluções.
Jacques Van Rijckevorsel, membro do Comitê Executivo da Solvay, foi quem convenceu o grupo a apoiar o Solar Impulse, desde o início do projeto, enquanto o avião solar só existia na imaginação de Bertrand Piccard. Ele explica seu envolvimento: "Eu imediatamente entendi que a Solvay poderia desempenhar um papel importante. Nosso trabalho é imaginar e criar novos materiais e Solar Impulse se tornou uma vitrine extraordinária de nossa experiência. Este projeto é particularmente um “backbone” para a nossa equipe e é uma ilustração perfeita do nosso slogan ‘asking more from chemistry’."  O Solar Impulse não é apenas uma aeronave, é essencialmente uma mensagem de confiança na capacidade do homem de superar os limites do impossível".
No total, a Solvay está presente através de 11 produtos específicos, 20 aplicações e cerca de 6000 peças. Sua contribuição aparece em muitos pontos, tais como a propulsão através da captação de energia solar, a proteção do sistema fotovoltaico, a armazenagem de energia em baterias de lítio, o isolamento térmico da cabine e alojamento de baterias, o desenvolvimento de materiais compósitos leves e de alto desempenho, a ultra resistência de peças mecânicas feitas de fibras de carbono, os sistemas de lubrificação de rotação, o design e simulação do comportamento dos materiais (painéis solares, ‘costelas’ das asas ...), graças a um sofisticado software de cálculo.
 
Sobre a Solvay - Como um grupo químico internacional, a Solvay auxilia a indústria na busca e implementação de soluções cada vez mais responsáveis ​​e de criação de valor. O Grupo é fortemente comprometido com o desenvolvimento sustentável e claramente focado em inovação e excelência operacional. Atendendo a diversos mercados, a Solvay obtém 90% de seu faturamento em atividades onde está entre os três melhores em todo o mundo. O grupo, que tem sede em Bruxelas e emprega cerca de 29.000 pessoas em 55 países, alcançou um faturamento de € 12,4 bilhões em 2012. Solvay SA (SOLB.BE) está listada na NYSE Euronext Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB.BB – Reuters: SOLBt.BR). Saiba mais em www.solvay.com
 
Foto: Divulgação
Press Express

Site Login