Kit de anéis da SKF evita passagem de corrente elétrica

02/04/2013 - Kit de anéis da SKF evita passagem de corrente elétrica
 
industria/skf_kit.jpgCompanhia lança solução destinada a motores elétricos industriais
A SKF acaba de lançar o kit de anel de aterramento de eixo, um conjunto de soluções que ajudam a evitar falhas em rolamentos aplicados em motores elétricos industriais IEC decorrentes de passagem de corrente elétrica. Os componentes foram projetados e desenvolvidos pela companhia para minimizar essas falhas, economizar tempo e reduzir despesas com manutenção.
O uso de VFDs (acionamentos de frequência variável) com motores CA podem induzir correntes elétricas no eixo do motor. Assim que excedem a resistência do lubrificante do rolamento, as correntes de descarga elétrica descarregam na terra (normalmente a carcaça do motor), causando crateras de fusão nos rolamentos. Ao longo do tempo, essas crateras aumentam e podem ocasionar uma erosão elétrica, corrosão localizada, e estrias. Esses tipos de falhas prematuras do rolamento aumentam as despesas com manutenção e comprometem a produtividade.
Os motores TKGRs são basicamente apropriados para aplicações comuns tais como ventiladores, bombas e compressores acionados por motores de até 75 kW. Dependendo da potência do motor e da aplicação, pode ser necessário usar o TKGR junto com o INSOCOAT® SKF ou rolamentos híbridos SKF.
Comparado aos motores acionados por VFD não protegidos, o TKGR ajuda a evitar falha causada por passagem de corrente elétrica nos rolamentos e protege os rolamentos do motor e também os rolamentos do equipamento fixado a ele. Esse tipo de motor foi projetado para dispensar manutenção e melhorar a confiabilidade do sistema, ajudando a evitar reparos no motor e paradas não programadas.
“As taxas de falha variam muito e dependem de muitos fatores, mas a evidência sugere que uma parte significativa das falhas ocorra de três a doze meses após o início de operação do sistema”, explica Walter Anetzeder, gerente de produtos industriais da SKF do Brasil. “Como há muitos motores CA com rolamentos vedados, a falha elétrica passou a ser a causa mais comum de panes. Constatamos que cerca de 80% delas serão causadas por falha elétrica nos rolamentos”, finaliza o eexecutivo.
A linha de kits de anel de aterramento de eixo SKF consiste em nove tamanhos diferentes para servir nos motores IEC com diâmetro dos eixos entre 28 e 95 mm.
 
Descrição do produto
Os kits de anéis de aterramento de eixo SKF consistem nos seguintes itens:
¨             Anel de aterramento do eixo com um suporte de escova de alumínio que ajuda a assegurar que as escovas condutoras estejam em contato com a superfície do eixo do motor
¨             Quatro conjuntos diferentes de suportes de montagem (4 suportes por conjunto), asseguram virtualmente que o SGR possa ser ajustado a quase todos os motores IEC
¨             Seleção dos parafusos de montagem, arruela e chaves Allen
 
Características e vantagens
¨             Ajuda a evitar falha causada por passagem de corrente elétrica nos rolamentos
¨             Projetado para ser facilmente adaptado aos motores elétricos existentes
¨             Protege os rolamentos do motor e os rolamentos do equipamento fixado a ele
¨             Projetado para dispensar manutenção, melhora a confiabilidade do sistema, ajudando a reduzir os custos de reparos no motor e tempo de parada não programada.
¨             Elimina as correntes prejudiciais
¨             Projeto flexível com montagem por 3 ou 4 suportes - adapta-se virtualmente a qualquer motor IEC
Mais informações sobre o produto podem ser encontradas em Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
Sobre a SKF
O grupo sueco SKF é líder mundial nas plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial. Dono de um faturamento de US$ 9,9 bilhões em 2012, o grupo está presente em mais de 100 países, com mais de 120 plantas industriais.
A companhia chegou ao Brasil em 1915, oito anos depois de sua fundação na Suécia. No país, a empresa é líder de mercado nos setores em que atua. A produção da unidade brasileira está concentrada na planta industrial de Cajamar, instalada às margens da rodovia Anhanguera, a 30 km da cidade de São Paulo, onde são produzidos rolamentos para veículos leves e pesados.
 
Conteúdo Comunicação

Site Login