Itaipu Binacional desenvolve projeto para implantação de rede privativa de 5G

Itaipu Binacional 5GItaipu Binacional desenvolve projeto para implantação de rede privativa de 5G
Iniciativa pioneira no setor elétrico brasileiro tem como objetivo promover pesquisa, desenvolvimento e inovação, gerando negócios a partir da tecnologia; Parque Tecnológico Itaipu � Brasil atuará na execução do projeto.
A Itaipu Binacional está investindo na implantação de uma rede privativa de 5G na área do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), para dar início a pesquisas e desenvolvimento de aplicações com essa nova rede. A iniciativa, inédita no setor elétrico brasileiro, tem como foco o desenvolvimento regional baseado em um ecossistema de inovação.
A tecnologia 5G, que aos poucos se espalha pelo Brasil, vai muito além de downloads mais rápidos nos celulares. A nova rede permitirá a interconexão mais rápida e robusta de equipamentos e dispositivos e um tráfego de dados muito mais intenso, o que possibilitará o desenvolvimento de produtos inovadores em diversas áreas, incluindo energia e agronegócios.
Entre os benefícios proporcionados pelo projeto estão a entrega de soluções aplicáveis não só à modernização tecnológica e transformação digital da usina, mas que também podem ajudar a superar desafios tecnológicos nas diversas áreas de atuação da binacional, incluindo gestão, segurança, meio ambiente etc.
Além disso, a infraestrutura de conectividade privada 5G promoverá a geração de novos modelos de negócios, aceleração de startups, estímulo ao empreendedorismo e o desenvolvimento da economia.
A proposta é atuar, inicialmente, com as temáticas Infraestruturas Críticas e Cidades Inteligentes, com potencial de expansão para aplicações no Agronegócio e Energia. O projeto também deverá contar com ações de educação e de inovação aberta, conectando universidades, startups e demais atores do ecossistema de inovação.
A implantação da rede privada 5G tem como apoiador o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que participou da fase de planejamento da arquitetura a ser implantada no Parque.
Segundo o gerente do Centro de Tecnologias Abertas e IoT (Internet das Coisas) do PTI-BR, Willbur Souza, a instituição já conta com uma infraestrutura de base e avançados laboratórios de prototipação em um modelo de ambiente experimental real (Living Lab) para validação de projetos tecnológicos. “A partir dessa iniciativa de Itaipu, o ambiente contará também com uma arquitetura de rede privada 5G pura (stand-alone) dedicada, possibilitando testes, projetos de pesquisa e desenvolvimento e também validações de solução com conectividade 5G”, afirmou.
Soluções e negócios
Para o gerente do Centro de Empreendedorismo do PTI-BR, Regean Gomes, o fortalecimento da infraestrutura de base tecnológica é um dos pilares para o desenvolvimento econômico da sociedade. “Desde 2018, a instituição vem desenvolvendo, junto à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Itaipu Binacional, a instalação de infraestruturas e criação de ambientes de teste e validação que impulsionam a geração de negócios, crescimento e criação de empresas”, destacou.
“Esse é mais um passo na jornada de inovação e transformação digital voltada para a geração de negócios e empreendedorismo realizada pelo PTI-BR em Foz do Iguaçu, região oeste e Brasil”, concluiu.
Saiba mais sobre o 5G
A nova geração de internet móvel, o 5G, chegou para revolucionar a integração do físico com o digital, impactando o mercado por meio da geração de novos negócios e o dia a dia das pessoas. O 5G já está presente em todas as capitais brasileiras e sendo gradativamente expandido ao restante do território nacional, criando um cenário para que sejam exploradas as novas capacidades possibilitadas por esse novo recurso.
Com uma velocidade entre 1 e 10 Gbps, a tecnologia do futuro representa 100 vezes ou mais velocidade em comparação a sua antecessora, o 4G. Sua utilização deve impactar desde a indústria e o agronegócio até a vida das pessoas, por meio de áreas como segurança, mobilidade e saúde.
Além do maior alcance e segurança no acesso à internet móvel em comparação à tecnologia 4G, a nova rede também possibilitará a evolução da IoT, resultando em maior eficiência na interação e transmissão de dados entre objetos e a internet.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,8 bilhões de MWh. Em 2021, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 8,4% de toda a energia consumida pelo Brasil e 85,5% do Paraguai.
Foto: foto ilustrativa. Crédito: Kiko Sierich/PTI

Site Login