ISA CTEEP investe em equipamento para reciclar 20 mil litros de óleo de transformador por dia

ISA CTEEP 10-2022ISA CTEEP investe em equipamento para reciclar 20 mil litros de óleo de transformador por dia
Iniciativa contribui com um ciclo sustentável, pois evita o descarte do líquido e o desligamento de transformadores.
A ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, investiu R$ 1,7 milhão na aquisição de um equipamento itinerante para reciclar o óleo utilizado em seus transformadores, item essencial para manter os equipamentos refrigerados e para isolar suas partes elétricas, garantindo o seu pleno funcionamento.
No entanto, esse óleo isolante e refrigerante tem um tempo de vida útil e, aos poucos, perde as suas características químicas iniciais. É nessa hora que o equipamento trabalha. Ele tem capacidade de regenerar cerca de 20 mil litros por dia de óleo, restabelecendo as características químicas do líquido isolante e, consequentemente, evitando o descarte e a compra de um novo, num ciclo sustentável.
Além disso, a iniciativa segue as premissas da empresa na implementação das melhores tecnologias de digitalização dos seus ativos e pode ser operado remotamente por um técnico, a partir de um software e um sistema de comunicação. Por ser portátil e móvel, atenderá todas as instalações da companhia no Brasil.
“Essa iniciativa está em linha com a nossa busca constante por soluções inovadoras, que contribuem para o desenvolvimento sustentável do negócio e da sociedade. Com ele, evitamos o descarte de aproximadamente 600 mil litros de óleo por mês”, explica Gabriela Desirê, diretora executiva de operações da ISA CTEEP.
O equipamento ainda tem outro benefício: todo o processo é feito sem necessidade de desligar os transformadores, o que contribui com a continuidade da prestação do serviço e impacta no ganho de receita da empresa.
“No segundo trimestre deste ano, nossas linhas de transmissão registraram 99,99% de disponibilidade, acima do índice de referência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a disponibilidade dos principais ativos da rede básica, que foi de 98,94%. Portanto, somos reconhecidos pela nossa excelência operacional e investir em ferramentas e tecnologias como esse caminhão só colabora para mantermos a qualidade da nossa operação”, explica Desirê.
Foto: Equipamento regenerador de óleo

Site Login