ABIMAQ entrega agenda para ampliar exportações

20/07/2016 - ABIMAQ entrega agenda para ampliar exportações
 
abimaq_exportacao.jpgPlano para abertura de novos mercados e otimização de vendas externas foi apresentado pela ABIMAQ ao ministro das Relações Exteriores, José Serra
Programa Mais Alimentos, REINTEGRA (Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para Empresas Exportadoras), parceria com a APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), financiamentos e Mercosul foram alguns dos temas tratados em reunião articulada pelo presidente da Frente  Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), entre o ministro das Relações Exteriores, José Serra, e comitiva da ABIMAQ, composta pelo presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, João Carlos Marchesan, pelo diretor de Comércio Exterior, Klaus Curt Muller, e pelo diretor de Relações Governamentais, Walter Filippetti.
No sentido de otimizar a participação no mercado externo das associadas, a ABIMAQ entregou um conjunto de propostas para destravar e ampliar as exportações para as empresas brasileiras. Marchesan ressaltou a necessidade de buscar financiamento de longo prazo junto ao BNDES para viabilizar novos mercados, como África e Irã, país que deve se abrir ao comércio mundial com o fim do embargo econômico. “Temos uma dificuldade expressiva de obter financiamento para a exportação, com uma dependência muito grande de agentes externos. Além do financiamento, tem a questão das garantias, fator fundamental para as exportações”, explicou Marchesan.
Na ocasião, o ministro José Serra informou à ABIMAQ que já esteve reunido na semana anterior com a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, encaminhando pontos que vão ao encontro dos pleitos da indústria. O ministro colocou diplomatas do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty à disposição da equipe técnica da ABIMAQ para avançar nas discussões. “Foi uma reunião extremamente produtiva. Impressiona o grau de conhecimento do ministro sobre comércio exterior”, concluiu o presidente da FPMAQ, Jerônimo Goergen, presente na reunião com o deputado Vanderlei Macris.
 
Câmbio
Durante a reunião, ainda foi comentada a importância de se manter o câmbio em um patamar que mantenha ou amplie a competitividade das exportações brasileiras, assim como a necessidade de uma estabilidade cambial que permita uma maior previsibilidade dos negócios por parte das empresas exportadoras.
 
Foto: divulgação
ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
www.abimaq.org.br

Site Login