Tecon Rio Grande aumenta a exportação de soja com verticalização de contêineres

06/06/2016 - Tecon Rio Grande aumenta a exportação de soja com verticalização de contêineres
 
tecon_rio_grande.jpgTerminal possui o diferencial de oferecer esse tipo de serviço em contêineres de 20 pés
O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do porto de Rio Grande (RS) administrado pelo Grupo Wilson Sons, registrou, nos primeiros quatro meses deste ano, um aumento de 80% na exportação de graneis agrícolas em contêineres de 20 pés, em comparação a igual período de 2015. Segundo a administração do terminal, o maior responsável pelo crescimento foi o serviço de verticalização desse tipo de contêiner, que passou a ser oferecido através de uma parceria com uma empresa local. Além de uma melhor estufagem da carga, o serviço oferece ainda algumas vantagens, como a possibilidade de utilização de até 80% da capacidade de carga das peças, quando comparado ao contêiner de 40 pés. Além disso, a infraestrutura logística de vários países asiáticos, devido a restrições para contêineres de 40 pés, é mais favorável para 20 pés, tornado-se uma alternativa melhor e mais ágil.
“O contêiner de 20 pés garante mais agilidade operacional e seu peso e espaço permitem que a carga conteinerizada transite em estradas vicinais e rurais, típicas do interior asiático”, informou o coordenador de Logística do Tecon Rio Grande, Samuel Pereira. Ele explica que, para realizar a estufagem na posição horizontal, a esteira precisa entrar até certo ponto do contêiner para descarregar o produto, o que impossibilita a utilização de toda a sua capacidade. “Ao verticalizarmos os contêineres, a esteira não precisa entrar na peça e a estufagem passa a contar com a ajuda da gravidade, o que nos possibilita um resultado muito mais eficiente”, completou.
O serviço já está disponível, embora ainda pouco conhecido no mercado. A previsão é de que, para o ano, com sua divulgação e o progressivo crescimento das exportações para destinos como Ásia e Estados Unidos – os dois locais em que mais se utilizam contêineres de 20 pés –, a procura pelo serviço aumente.
 
Sobre o Tecon Rio Grande - O Tecon Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, é hoje um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Empresa do Grupo Wilson Sons, o Tecon está em atividade no Porto do Rio Grande desde 1997, quando venceu a licitação para administrar o Terminal de contêineres. Neste período, vem operando as principais linhas de navegação que escalam o País. Tem cerca de 3 mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado.
Sobre o Grupo Wilson Sons - O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com mais de 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.
 
Foto: divulgação
Textual Comunicação

Site Login