FPT Industrial passa a equipar 100% das máquinas agrícolas da Case IH

25/02/2016 - FPT Industrial passa a equipar 100% das máquinas agrícolas da Case IH
 
ftp_cursor9.jpgQuatro novos modelos foram apresentados durante um dos principais lançamentos da CASE IH, todos equipados com motores da FPT Industrial
A FPT Industrial, uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, passa a equipar 100% das máquinas para aplicações agrícolas da CASE IH, após ser nomeada fornecedora das novas colheitadeiras Axial-Flow Série 130, composta por quatro modelos: 4130 (da classe 5), 5130 e 6130 (da classe 6) e 7130 (da classe 7). Trata-se de um dos mais importantes lançamentos da marca no Brasil e a FPT contribui diretamente com os atributos de qualidade dos novos equipamentos. Entre eles a economia de combustível, redução da emissão de poluentes e maior potência e torque, itens considerados de grande importância quando se trata de operações em campos agrícolas.
Utilizadas em todas as regiões do País, as classes 5, 6 e 7 detêm mais de dois terços do mercado de colheitadeiras de grãos no Brasil. Em suas versões anteriores os modelos recebiam motores mecânicos da concorrência e a partir do novo acordo com a FPT passarão a receber motores eletrônicos com o dobro de reserva de potência. Serão fornecidos os motores NEF 6 para os modelos de colheitadeiras 4130 e 5130 e o Cursor 9 para os modelos 6130 e 7130, com até 378 cavalos de potência, já em conformidade com as normas de emissões que entrarão em vigor no Brasil a partir de 2017.
O primeiro lote de propulsores Cursor 9 já foi entregue para a fabricante diretamente da unidade da FPT em Córdoba, Argentina. A estimativa é de que até 2021 sejam fornecidas mais de 4.000 unidades do propulsor. A previsão de fornecimento dos motores NEF 6 é de cerca de 3.500 unidades nos próximos anos, aproximadamente.
Com o fornecimento para a CASE IH, a FPT Industrial avança para ganhar cada vez mais participação dentro das empresas do Grupo CNH Industrial. O objetivo, de acordo com Marco Rangel, presidente da FPT na América Latina é de chegar a 100% de fornecimento para todas as empresas do grupo até o final de 2016.  “Estamos trabalhando fortemente para obter cada vez mais presença no acirrado mercado latino americano, inovando sempre e buscando atender de maneira personalizada cada cliente, não somente dentro do Grupo CNH Industrial como também para todas as empresas presentes no mercado regional. Este novo contrato com a CASE IH é exemplo de um desenvolvimento sob medida para o cliente”, enfatiza.
De acordo com Alexandre Xavier, diretor de engenharia da FPT, o principal requisito de desenvolvimento para um motor que será aplicado em difíceis condições no campo, como é o caso das novas colheitadeiras da CASE IH, são as respostas mais rápidas em potência e torque, mantendo a velocidade. Os ganhos operacionais ao produtor rural são considerados em cada passo da personalização do motor ao cliente. “Os testes em campo demonstraram que os motores promovem uma economia de combustível da ordem de 11% às máquinas, comparativamente ao principal concorrente do mercado”.  
NEF 6 - As características técnicas alcançadas pelo propulsor NEF 6 são resultantes do trabalho conjunto entre os centros de desenvolvimento da FPT Industrial do Brasil e da Europa, com um trabalho exclusivamente dedicado a este lançamento. A unidade europeia foi responsável pelo desenvolvimento do motor base, enquanto a unidade brasileira pela etapa de aplicação e integração com a máquina. Durante o processo, foram realizados mais de 6000 horas de testes em dinamômetros e validações em campo realizadas nas condições mais críticas de colheita no Brasil.
Nesta versão do NEF6 desenvolvida para as colheitadeiras Case AF4130 e AF5130 foram adotadas as mais modernas soluções em sistemas de injeção eletrônica e hardware, como novas bronzinas, pistões, bomba de alta pressão de combustível e turbina, tudo para garantir a potência de pico de 230 kW associado ao baixo consumo de combustível na operação.
CURSOR 9 - Para equipar as novas máquinas da CASE IH, o Cursor 9 recebeu diferentes componentes focados em performance que foram desenvolvidos pela FPT América Latina. O maior destaque é a nova turbina de geometria variável com comando eletrônico (e-VGT) para a versão 7130, que associada ao novo sistema de injeção e calibração específica são responsáveis pela alta performance e economia de combustível na operação. A parte estrutural dos novos motores garante também maior durabilidade e confiabilidade na operação. Foram validados no centro técnico da FPT Industrial, na unidade de Betim, MG, além de aplicações em campo, sob as condições mais críticas de utilização. A colheitadeira AF6130 recebe motor com potência de 240 kW, enquanto o modelo AF7130 trabalha com um propulsor de 278 kW de força, chegando a 325kW de potência de pico.

FPT Industrial - A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on-road e off-road, máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia. Com uma gama de produtos diversificada, com potência máxima de 31 kW (41 cv) até 740 kW (992 cv), cilindradas de 2,3L a 20,1L e transmissões com torque máximo de 200Nm a 500Nm. Líder mundial na produção de powertrain e de venda de motores GNV, a companhia conta com aproximadamente 8.000 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 10 plantas e 6 centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Duas delas, na América Latina, em Sete Lagoas (MG/Brasil) e em Córdoba (Argentina), além de um centro de P&D em Belo Horizonte (MG/Brasil). Tudo isso faz da FPT Industrial uma empresa completa. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com
Foto - CURSOR 9
MM Editorial

Site Login