Coberturas contra o vento

22/02/2016 - Coberturas contra o vento
 
ipt_4149_th_materia.jpgTúnel de vento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) testa sombrites que serão usados na cobertura de novo estacionamento no Aeroporto do Galeão
Uma série de ensaios de carregamento estático do vento nos sombrites que serão usados no novo estacionamento do RioGaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, em construção pelo Consórcio Construtor Galeão na capital carioca, foi realizada no túnel de vento do Centro de Metrologia Mecânica, Elétrica e de Fluidos do IPT. Também conhecidos como coberturas isoladas por conta da configuração sem paredes ou fechamentos, os sombrites são telas de proteção comumente fabricadas em polietileno de alta densidade que precisam estar estruturalmente projetadas para suportar tanto as forças de sobrepressão quanto as de sucção que se alternam conforme a incidência do vento.
Os ensaios feitos no túnel de vento buscaram detectar os esforços no sombrite e também determinar as reações nos apoios. Os sombrites são usualmente fixados em uma estrutura em balanço, que conta com um pilar e uma treliça horizontal – no caso do aeroporto, os modelos a serem instalados terão as dimensões de 7,5 metros de comprimento, cinco metros de largura e 0,3 metro de altura da cumeeira. “Por conta das características da ação do vento nos sombrites, há um predomínio das forças de sustentação e do momento fletor, o que levou à necessidade de avaliar se a estrutura metálica e o seu sistema de fixação suportariam as forças do vento”, explica o pesquisador Gilder Nader.
O texto completo sobre este projeto pode ser encontrado em http://www.ipt.br/noticia/1042-coberturas_contra_o_vento.htm.
 
Foto: divulgação
Comunicação IPT

Site Login