Projeto da BMW em Araquari vence prêmio de excelência alemão

28/10/2015 - Projeto da BMW em Araquari vence prêmio de excelência alemão
 
bmw_araquari.jpgPerville Engenharia é a construtora responsável pela obra reconhecida em cerimônia realizada na terça-feira, 27 de outubro
O German Project Excellence Award, o mais importante prêmio de gerenciamento de projetos da Europa,  divulgou seu resultado na terça-feira, 27 de outubro. O projeto de construção da BMW em Araquari foi o vencedor. “Esse prêmio é o reconhecimento do sucesso que foi a parceria entre a Perville e a BMW”, avalia Emerson Edel, Diretor de Operações da Perville Engenharia e Empreendimentos S/A, construtora responsável pela obra.
Os quatro finalistas foram apresentados por meio de vídeos durante jantar do Fórum PM 2015 em Nürnberg, na Alemanha. O evento contou com mais de 1,2 mil convidados. A diretoria da Perville esteve presente durante a cerimônia.
 
A seleção
Foram analisados nos últimos meses 120 projetos alemães pelo mundo. Dos quatro que disputaram a final, o case da fábrica da BMW em Araquari era o único de fora da Alemanha. Confira abaixo, na íntegra, a descrição do projeto da BMW divulgada pela organização:
“Outro continente, outro país, gerenciamento de construção inovador. A BMW participa com a construção da nova fábrica da BMW no Brasil. Não perto da praia de Copacabana, e sim longe das grandes metrópoles; em Araquari, no longínquo sul do país, o projeto teve que superar todos os tipos de incertezas, trilhando novos caminhos na implementação de projetos de construção. Culturas foram unidas, hierarquias minimizadas, empreiteiras envolvidas na parceria, e através da aplicação do Lean Construction foram quebradas convenções existentes em projetos e superadas restrições. O resultado demonstra que há do que se orgulhar: fase de construção de menos de um ano e queda na meta de custos em vários milhões de euros. Um projeto emblemático no âmbito da BMW e certamente além.”
Uma descrição detalhada do projeto foi o primeiro passo dado pela montadora alemã. Após passar na triagem feita pela comissão julgadora, ocorreram entrevistas sobre a obra. Emerson Edel, diretor de Operações da Perville, está entre os profissionais consultados. Durante todo o processo estiveram em análise critérios como prazo, custo, uso de ferramentas de gestão, transparência, estratégias, métodos, processos e satisfação dos clientes e das pessoas envolvidas.
Na avaliação da organização do Project Excellence Award, os finalistas são “exemplos de excelente gerenciamento de projetos que tiveram de ultrapassar os limites daquilo que fosse usual ou até mesmo possível”. Concorreram com a BMW a ARGE Fahrbahn Transtec Gotthard, pelo túnel de base do Gotthard; o Conselho Regional de Stuttgart, com a gestão dos riscos de inundações no estado; e TenneT TSO GmbH, pelo projeto de infraestrutura da transição energética para a ligação dos geradores de energia do norte da Alemanha com os consumidores no sul.
O German Project Excellence Award é um prêmio da GPM Deutsche Gesellschaft für Projektmanagement, que é membro do IPMA - Internacional Project Management Association. O Project Excellence Award tem por objetivo premiar a excelência e disponibilizar ao público profissional excelentes abordagens de projetos de gerenciamento. Mais informações: www.pm-forum.de
 
Méritos do projeto brasileiro
Dentre os acertos do projeto da fábrica de Araquari, a agilidade é um dos aspectos que se tornou uma meta a ser perseguida no Grupo BMW. O lançamento da pedra fundamental no km 67 da BR-101 ocorreu em 16 de dezembro de 2013. Poucos meses depois, em maio de 2014, foi entregue a primeira fase da obra.
“A Perville finalizou, no tempo certo, nossa nova fábrica com excelente qualidade. Nossa parceria tem se fortalecido ao longo do projeto e essa entrega somente reforça o compromisso entre ambas as empresas, sustentado em profissionalismo, confiabilidade, velocidade e qualidade no trabalho realizado”, avalia o vice-presidente Sênior do grupo BMW no Brasil, Gerald Degen.
Com 115 mil m² de área construída em um terreno de 500 mil m² de área urbanizada, a infraestrutura na unidade produtiva da BMW contemplava, inicialmente, as atividades de montagem e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. A concretização do processo ocorreu em setembro de 2015, quando o projeto de construção foi finalizado com o início das operações de soldagem e pintura.
 
Legenda da foto: Da esquerda para a direita, George Zeller, gerente de construção e instalação da BMW em Araquari; Emerson Edel, Diretor de Operações da Perville Engenharia e Empreendimentos S/A; Marcelo Hack, Diretor Presidente da Perville Engenharia e Empreendimentos S/A; Mauricio da Rocha Camargo, Diretor da Concremat; e Eduardo Keller, Building Projects Lean Design do Grupo BMW
 
Foto: divulgação
EDM LOGOS - Comunicação

Site Login