Samarco recebe certificação internacional por sua gestão de ativos físicos

05/10/2015 - Samarco recebe certificação internacional por sua gestão de ativos físicos
 
samarco_vista.jpgO objetivo do sistema é otimizar  o ciclo de vida de máquinas e equipamentos a fim de reduzir custos e aumentar o retorno sobre o capital investido
A Samarco é a primeira mineradora do Brasil a implantar e certificar seu sistema de gestão de ativos físicos. Esse reconhecimento foi obtido neste mês, após auditoria de certificação realizada pela empresa franco-brasileira Assetsman, que tem como base a norma internacional BSI PAS-55: 2008, que define os requisitos mínimos para uma gestão de ativos otimizada.
A conquista demonstra que os ativos físicos da Samarco, ou seja, as máquinas e equipamentos industriais, geram o máximo retorno para a organização. Isso foi possível devido à coordenação entre as equipes de investimento, projeto, aquisição, operação, manutenção e descarte, que passaram a tomar decisões considerando o custo envolvido em todas as etapas do ciclo de vida de um equipamento.
Os objetivos definidos para o sistema preveem retorno entre R$ 20 e R$ 50 milhões nos próximos cinco anos, desempenho que reafirma o espírito inovador da Samarco e sua competitividade no mercado mundial de minério de ferro. “Gerenciamos continuamente os ativos físicos da empresa a fim de garantir um equilíbrio entre custo, risco e desempenho. O resultado é obtido por meio da coordenação entre os processos de aquisição, projeto, operação, manutenção, reforma e descarte, que buscam compreender o efeito de suas ações ao longo de todo o ciclo de vida dos ativos”, explica Sergio Mileipe, gerente de Manutenção e responsável pelo Sistema de Gestão de Ativos Físicos da Samarco.
 
Foto: divulgação
RP1 Comunicação

Site Login